Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Sociedade, Tecnologia e Ciências

Sociedade, Tecnologia e Ciências 16 anos 1 mês atrás #186

  • Platineti
  • Avatar de Platineti
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 5
  • Carma: 0
Bom Dia.

Gostaria de saber se há alguém a dar formação em STC para os novos cursos de RVCC nível secundário.

Vou começar com a formação em Abril e estamos todos desorientados pois não há nada por onde nos basearmos.

Há alguém que possa dar alguma orientação ou experiência ?

Obrigada.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Sociedade, Tecnologia e Ciências 16 anos 1 mês atrás #235

  • JPV
  • Avatar de JPV
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 0
olá!

existe o referencial de rvcc secundário e a carta de qualidade... qualquer dúvida contacte o ANQ.

se tiver mais dúvidas, partilhe... só assim podemos crescer...

abraço.

joão.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Sociedade, Tecnologia e Ciências 16 anos 1 mês atrás #236

  • Platineti
  • Avatar de Platineti
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 5
  • Carma: 0
Obrigada João

Já consultei o referencial, mas é bastante vago e todos continuamos com muitas dúvidas.

De qualquer forma, vou avançar com algumas idéias juntamente com o meu grupo de trabalho. O importante é não desanimar e seguir em frente.;)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Sociedade, Tecnologia e Ciências 16 anos 1 mês atrás #289

  • JPV
  • Avatar de JPV
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 0
Platineti,

no nosso cno tb tivemos dúvidas, sobretudo nos núcleos geradores e nos créditos. contactamos a ANQ q nos respondeu que deveríamos dialogar com cada adulto e ajudá-lo a encontrar o núcleo gerador na sua história de vida. e é isso q os formadores de todas as áreas estão a tentar conciliar. estamos a trabalhar em equipa para o apoio ser maior! senão já tinhamos desistido...

o problema maior até está a ser as línguas estrangeiras! o referencial é do básico e ñ há mais indicações que isso... os formadores de línguas andam às apalpadelas (desculpe a expressão)...

onde trabalha como tem sido? como estão a fazer? é td tão vago que todos nós sentimos perdidos...

no que eu puder ser útil, esteja à vontade!

joão
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Sociedade, Tecnologia e Ciências 16 anos 1 mês atrás #302

  • Platineti
  • Avatar de Platineti
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 5
  • Carma: 0
João

Temos também trabalhado em equipe para encontrar a melhor maneira de resolver estas dúvidas que todos estão encontrando. O importante é estarmos todos em sintonia pois a informação disponibilizada é muito vaga.

Com esta confusão toda, parece que cada um pode fazer o que quiser pois até os coordenadores estão meio perdidos.

No meu caso vou ter aulas sozinha e acompanhada e já organizei com os meus colegas as aulas e assuntos que vamos abordar. É claro que ainda não conhecemos os formandos e pode ser necessário fazer alterações, mas pelo menos resolvemos avançar com algumas idéias e trabalhar sobre elas. Oas cursos começam no início de Abril e temos que ter tudo organizado.

Também já ouvi falar em formadores que somente dão trabalhos para os formandos fazer durante as aulas e ficam sentados esperando para ajudar nas dívidas, outros passam filmes mas não discutem as idéias com os formandos,....enfim, há de tudo. Como o referencial não é claro, cada um faz o que lhe é exigido às vezes ao mínimo.

A indicação que recebi é que devo dar matéria para os foramndos acompanharem e não só "paleio".

obrigada e boa sorte.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Sociedade, Tecnologia e Ciências 16 anos 1 mês atrás #307

  • JPV
  • Avatar de JPV
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 0
Platineti,

se soubesse como me revejo no seu discurso... :unsure:
qd contactamos a ANQ, eles próprios ñ nos informaram com precisão, só sublinharam sempre o factor «hstória de vida».
sei, tb, que há cno's q estão a desenvolver actividades diversas com os adultos. no nosso cno, ñ, porque a ANQ disse-nos que o processo ñ era para ensinar, era para orientar o adulto dentro das 3 áreas de competência-chave.

estamos, então, a trabalhar com eles a sua própria história de vida. como os adultos têm o portátil, vamos acompanhando a redacção da história de vida e cada formador está a puxar, como se costuma dizer, «a brasa à sua sardinha», para a história de vida abranger todas as áreas.

mas, como tudo isto é vago, os formadores de línguas optaram por outra estratégia. parece que a L.E. é que está a ser o mundo à parte! eles estão desesperados! nós temos um referencial... vago...mas temos! eles nem isso, têm o do básico e quando contactaram a ANQ ainda ficaram pior!:(

obrigado por partilhar as suas vivências.

bom trabalho e onde puder ajudar, já sabe... ;)
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.051 segundos