O uso de jogos e dinâmicas de grupo na aprendizagem

Sessão de partilha de conhecimento, via internet (webinar), com o tema: "O uso de jogos e dinâmicas de grupo na aprendizagem", realizada no dia 18 de Outubro. Sessão dinamizada por Patrícia Sarmento e Paulo Luís. Pode fazer o download da apresentação PDF Aqui.

Vídeo da sessão já disponível:

 

 

 

Conteúdos da Sessão 

- Introdução à Aprendizagem Experiencial

- Apresentação e exemplos de utilização de 2 recursos pedagógicos:

         -"Bola Positiva"

         -"Emoções em Jogo"

- Questões dos participantes

 

 

 

A sessão será emitida e gravada no Youtube. Podem ser colocadas questões/dúvidas nos comentários do Youtube ou então via email. Todos os inscritos receberão um email com o link de acesso à sessão, o link de acesso ao vídeo e o documento apresentado durante a sessão. Não é emitido certificado de participação.

Índices Remuneratórios- Formadores Contratados

O Decreto-Lei n. 132/2012, de 27 de junho, diploma que regula os concursos para seleção e recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico  e secundário, estabelece no artigo 43º que aos docentes contratados é aplicada a tabela retributiva constante do anexo do referido diploma, atualizado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 83-A/2014 – Regime de seleção, recrutamento e mobilidade do pessoal docente. Deste modo, o índice remuneratório é determinado apenas pela habilitação para a docência que os mesmos possuem (habilitações académicas e profissionais). Também estão abrangidos os técnicos especializados e formadores. Ver tabelas de remuneração do ano de 2017  Aqui.

 

Habilitação Académica               Formação Profissional                  Índice Remuneratório
Licenciado                       C/ certificado de aptidão profissional                    151
Licenciado                       S/ certificado de aptidão profissional                    126
Não licenciado                C/ certificado de aptidão profissional                    112
Não licenciado                S/ certificado de aptidão profissional                      89

 

 



 

Cursos de Aprendizagem: Formação de Jovens

Com o Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego surgiu um novo impulso à modalidade de Cursos de Aprendizagem, criando as condições para que esta oferta se constitua, cada vez mais, como uma alternativa de qualidade às restantes respostas conducentes à obtenção do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações. Disponibiliza-se agora o novo Regulamento desta modalidade de formação, que visa definir as normas e os procedimentos técnico-pedagógicos e administrativo-financeiros a adotar no desenvolvimento desta modalidade de formação. Ver Regulamento.

Certificação de Formadores Via RVCC

Para reconhecer, validar e certificar as competências (RVCC) pedagógicas de formador, o candidato deve apresentar um portefólio em que evidencie as situações ou contextos em que adquiriu e mobilizou as competências pedagógicas exigidas. O candidato é entrevistado por um júri composto por dois avaliadores, um dos quais tem de ser formador certificado. O candidato é colocado numa situação de demonstração das respetivas competências, simulando um desempenho profissional diretamente observável pelos avaliadores. Situação prevista no Artigo nº 7 da Portaria n.º 214/2011, de 30 de Maio.