Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Valor/ hora /formador

Valor/ hora /formador 8 anos 8 meses atrás #17355

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
Ao contrário do que acontece em economias (verdadeiramente) competitivas, como por exemplo nos EUA, os valores pagos por formação, consultoria, auditoria, têm vindo sucessivamente a baixar ano após ano em Portugal.
Esta coisa da formação paga à hora, generalizou-se em Portugal após 86 com a chegada dos Fundos Europeus.
Existiam poucos formadores e era-se bem pago para dar horas e horas de formação.
Em acções de formação relativamente "básicas" era normal cobrar-se 35/40€/hora. Isto há mais de 20 anos!!!
Ora, quem ganhava estes valores nessa altura, não terá grande interesse em ganhar 10€/hora actualmente...

Porque é que os preços da hora de formação baixaram cá e Portugal?
Porque o país encolheu radicalmente em termos de competências e a Lei do mercado fez o resto.
Hoje há consultores/formadores que entram no mercado imediatamente após terminarem os seus cursos superiores.
Que valor acrescentado essa gente pode trazer a uma empresa?
Pouco.
Eis pois porque os tais 10€/h até nem estarão assim tão desenquadrados...
Última Edição: 8 anos 8 meses atrás por António Vieira.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Valor/ hora /formador 8 anos 7 meses atrás #17401

  • alvarocase
  • Avatar de alvarocase
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 5
  • Carma: 0
Olá

Não, não aceitei.

Felizmente não vivo só da formação, sendo que na empresa onde exerço a minha actividade profissional, também faço formação, o que me leva a não me preocupar muito em "não rodar", se é que me faço entender.

Agora veja a piada: liga-me um colega ontem, dizendo que um cliente dele, tinha por sua vez um cliente, que teria necessidade de umas formações, deixando-me um contacto.
Ligo entretanto, e qual não é o meu espanto: " à e tal, 16 h e mais 25, Viana e Pombal ... mas infelizmente só posso pagar 13 € "
Já nem se lembrava que um mês antes me tinha oferecido só 10 € !!
Quando o lembrei da nossa conversa, lá ficou encavacado, mil desculpas esfarrapadas ...

Ah, desta vez fiquei a pensar, pode ser que daqui a um mês já vá nos 15€.
E depois espera-se outro mês.

Infelizmente, isto só acontece quando não conseguem formador, pois a formação é na empresa, ao pé das máquinas, e os tais 90% (ou mais) de potenciais formadores esfumam-se !!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Valor/ hora /formador 7 anos 3 meses atrás #18083

  • jjrcrispim
  • Avatar de jjrcrispim
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Caros Amigos:
1 - Realmente formação abaixo de 30,00 euros à hora é para dar "prejuízo"
2 - As "empresazecas" dos 5 e 10,00 euros, façam como eu:
Estive numa em que o "Doutor", numa "torre das Amoreiras" me ofereceu 6,00 Euros à hora, justificando que eram para 100 horas.
Muito simpaticamente disse ao "Doutor" que não me era possível mas conhecia alguém muito competente que poderia estar interessada (era uma senhora). Perguntou-me se tinha competências e confirmei.
Dei-lhe o contacto da Senhora que faz limpezas em minha casa e que me cobra 6,00 Euros/hora e que é muito competente!
Com as "empresazecas" "geridas" por "Doutores espertalhaços", nada como a ironia.
No meu caso "sei umas coisas" (infelizmente vou morrer ignorante" de TIC/Sistemas (vulgo "informática", tenho formação superior em Sistemas de Informação e Engenharia Informática (mas não admito o tratamento por Dr ou Eng).
Desisti pura e simplesmente da Formação pois estou saturado de aturar "alguns trogloditas" que proliferam no meio das referidas Empresas.
Cumprimentos a todos
Última Edição: 7 anos 3 meses atrás por jjrcrispim.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Valor/ hora /formador 6 anos 6 meses atrás #18567

Boa noite,

O que se deve apresentar nos centros de formação privados que queremos dar formação é só apenas, a proposta de curso, o cronograma formação e mais nada? certo?


é que sem haver proposta de trabalho e pagamento já queriam os meus documentos de formação em word e dossier.

Grata a quem puder esclarecer a dúvida e boa sorte para todos.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Valor/ hora /formador 6 anos 6 meses atrás #18568

  • jjrcrispim
  • Avatar de jjrcrispim
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Olá Vera
Depende dos "Centros" e depende de ti.
E depende dos "documentos"! Em Word porquê? Quando me pedem dou em PDF protegido.
Aliás nunca me pediram "os meus documentos", pois considero que "são meus" com resalva de direitos de autor.
Por exemplo eu tenho uma manual de Hardware de 800 páginas que nunca cedi a nenhum "centro". Aliás eu nunca funciono "em papel" sempre em ficheiro.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Valor/ hora /formador 6 anos 3 meses atrás #18761

Bom dia,

Dar formação a nível independente, numa empresa que nos contrata, quanto estão a levar á hora?
Como normalmente dou só formação interna na empresa onde trabalho, não tenho a noção de quanto se pratica o valor /hora...
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.044 segundos