Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Remuneração de Formadores

Re: Remuneração de Formadores 14 anos 4 meses atrás #7562

  • RSantos
  • Avatar de RSantos
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 32
  • Carma: 0
Com a devida salvaguarda por não se ter passado comigo (mas sim, contado por uma colega), relato que lhe fizeram uma proposta de € 5/hora, porque, determinada entidade, teria quem desse a mesma formação por € 6/hora.:blink:

É a economia de mercado a funcionar.;)

Como sabem, há cursos e instituições que têm tabelas em função dos níveis, do tipo de cursos, do tipo de formação...e, algumas (poucas..raras) em função do nível/capacidade do formador...até o IEFP só paga a 15€, a maior parte dos cursos.

Sobre a questão que aqui se coloca..olhem...é esperar por tudo...mas, francamente, também não sou da opinião (cada um sabe de si) de, em inicio de carreira, só se aceitar se for "x": há questões "comerciais" e de bom senso que devem prevalecer ,e muitas vezes, essas pequenas oportunidades são portas abertas para grandes futuros.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Remuneração de Formadores 14 anos 4 meses atrás #7579

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Algures no meio de um dilema é que encontramos o equilíbrio: por um lado, formar é prestar um serviço e tem que ser remunerado com dignidade, até porque aceitar migalhas é fazer péssima concorrência e desprestigiar a classe; por outro, o que de mais valioso um formador recebe não é dinheiro, com certeza, e há, de facto, situações e experiências pelas quais vale a pena passar mesmo que a troco de pouco, seja para angariar experiência, seja pelo que for. Tive o privilégio de merecer a confiança da AMI para ser lá formadora um par de vezes, e foi das coisas que mais me preencheram enquanto profissional. E, como sabemos, trata-se de uma entidade à qual não vamos pedir dinheiro. O que é certo, é que eu deveria pagar-lhes, porque aprendi muitos bons exemplos.

Mas enfim... Romantismos à parte, detesto este "encostar à parede" que as empresazinhas nos fazem. Esse "se não queres tu, há quem queira" é de uma pobretanice que por aqui já é normal, mas que nos diferencia de sociedades que privilegiam o equilíbrio e a justiça social, como a Dinamarca, por exemplo. Confesso que sonho com isso: com uma sociedade em que as pessoas se movam por aquilo que consideram acertado, justo, ético. E que se sintam "pagas" por isso mesmo!

É... Sonho com isso.
Mas depois acordo!

:-P
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Remuneração de Formadores 14 anos 3 meses atrás #7695

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Madre:
Concordo com quase tudo o que disse mas tambem concordo que quem queira trabalhar e ganhar dinheiro e experiênca tenha de se sujeitar um pouco ao que as empresas de formação oferecem.
Já dei formação por 15, 16, 18, 20, 22, 25, 35, 44 euros/hora.
Nao dei formaçao por valores mais altos que isto mas confesso que a formaçao que dei por 15 euros/hora há 3 anos atrás me ajudou e muito.
Ganhei experiência, e contacto com empresas que hoje me pagam 22 e 24 euros/hora.
Bem sei que nao são valores altos em comparação com os valores que refere mas saliento que essas empresas que pagam 22 euros/hora me dao cerca de 300 a 400 horas de formaçao por ano.... e contabilizando essas horas todas vale a pena...

Admito que me tenham pago 15 euros quando tinha 50h de experiencia de formaçao mas hoje em dia ja nao aceito isso...
Ja fui a entrevistas que me sugeriram 8 euros/hora e 12 euros/hora para FPIF e eu nao aceitei...

Pior que isso ainda é sugerirem-me 30 euros/hora em protocolo com uma entidade reconhecida mas sugerirem que tenho de dar 400 euros à empresa de formaçao que faz a formação quando receber...
Nao aceitei, como é óbvio...
Eram 50h, dava 1500 euros, ia passar um recibo de 1500 euros, e ficar apenas com 1100 euros????
Claro que nao...
Pior ainda... fiz queixa à entidade que financiava esse curso por email e eles nem quiseram saber nem pediram pormenores...
Acham normal??
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Remuneração de Formadores 14 anos 2 meses atrás #8062

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Compreendo, Yara e, no final, a decisão é sempre de cada qual, se acordo com as suas motivações, com as suas convicções, com as suas experiências e necessidades, é um facto. E também é um facto que é super difícil conseguir-se uma primeira experiência enquanto formador. Pelo que li com todo o interesse e respeito as suas palavras. Admito, até, que quando eu comecei fosse mais fácil, dado que a concorrência era menor.

Já em relação ao assunto com que termina o seu comentário: "no comments"!!! É incrível, não é? Interessa-se lá alguém pelas porcarias (que não têm outro nome) que se vão passando mo reino da formação!?! Quanto muito, de vez em quando, há um outro formador que sim, mas está sozinho! :(

... Seja como for, a Yara foi sozinha mas honradinha! :-)

Um abraço, colega!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Remuneração de Formadores 14 anos 2 meses atrás #8241

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Madre:
Obrigada pelas palavras mas realmente ninguém quer saber.
Eu nao aceitei, a entidade deve-me ter riscado da lista possivel de formadores e eu é que fui a má da fita...

Enfim... é o mundo que temos...:dry:

Cumprimentos.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Remuneração de Formadores 13 anos 10 meses atrás #9338

  • kel_lr
  • Avatar de kel_lr
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Yara,
Ontem aconteceu-me exactamente a mesma coisa:

Uma determinada escola de formação profissional, com sede no Porto e com diversas delegações e cursos espalhados por todo o país (com cursos EFA, CEF e Modulares), fez-me a seguinte proposta: passaria os recibos verdes como o valor de 30 euros/h mas teria que devolver à entidade 12 euros/h... pagar-me-iam portanto 18 euros/h e teria eu que pagar o IRS do valor total!!!
Como é obvio não aceitei e também já mexi alguns cordelinhos para que o assunto não fique esquecido... aguardo com expectativa o que vai acontecer :S
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.040 segundos