Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Valor/ hora /formador

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13414

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
Yara escreveu:
.../...

Mas nem tudo se pode generalizar...
Pelo menos eu não generalizo e não me atrevo a dizer que os profissionais com muita experiência é que são bons formadores ou que os que têm pouca experiência são maus formadores...

Eu não disse isso!
O que eu digo é que é impossível dar valor acrescentado a formandos, se o formador não for um indivíduo com larga experiência profissional no tema a ministrar!
A menos que se trate daquelas "formações de papel e lápis"...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13422

  • maria1234
  • Avatar de maria1234
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 46
  • Carma: 3
Boas

Tenho de concordar com o colega, principalmente no que respeita a formação contínua, ou formação em empresas, ou na formação inicial (EFAs e afins) quando o domínio tecnológico tem maior especificidade.

É evidente que a transmissão do saber-fazer só é possível se se já tiver experiência em fazer.

A questão é que os referenciais de formação tecnológica foram elaborados provavelmente por quem nunca fez...e os respetivos conteúdos são muitas vezes teóricos, repetitivos e absurdos. O que leva a que qualquer pessoa, com a ajuda de um manual, possa dar umas luzes.

A culpa é em grande parte das entidades, que selecionam qualquer formador desde que tenha CAP e disponibilidade. E nesta altura, com a falta de trabalho que há, se for proposto a um formador uma matéria que não domina ele vai provavelmente aceitar, e depois pedir material aos colegas.

Já estive inserida em centros de formação onde por exemplo:

-Um formador de psicologia deu várias ufcds de um cursos EFA de turismo;
-Uma formadora de contabilidade deu várias ufcds de um curso EFA de apoio familiar e à comunidade;
-Uma advogada deu uma ufcd de património histórico num curso EFA de turismo;
-Uma formadora de serviço social deu várias ufcds de um curso de secretariado e recursos humanos;

ufcds técnicas, com conteúdos especificos e formadores que nunca tinham trabalhado na área.

Resultado: os alunos faziam umas "pesquisas", o formador dava umas "fotocópias", os formandos não aprenderam grande coisa mas ninguém se preocupou muito com isso. Desde que fossem entregues as planificações, o manual e as avaliações, está tudo bem!

Este cenário vai ser cada vez mais a realidade.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13423

Boa tarde sou profissional à cerca de 11 anos e formadora à 2 anos.. e a última proposta que me fizeram foi de 6€ hora. Como diz o meu avô "trabalhar para aquecer! mais vale morrer de frio"
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13424

  • Damare
  • Avatar de Damare
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 83
  • Obrigado recebido 4
  • Carma: 3
À cerca de 11 anos....os formadores não podem ser "deformadores" não esqueça trabalha há cerca de onze anos!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13428

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
maria1234 escreveu:
Boas

Tenho de concordar com o colega, principalmente no que respeita a formação contínua, ou formação em empresas, ou na formação inicial (EFAs e afins) quando o domínio tecnológico tem maior especificidade.

É evidente que a transmissão do saber-fazer só é possível se se já tiver experiência em fazer.

A questão é que os referenciais de formação tecnológica foram elaborados provavelmente por quem nunca fez...e os respetivos conteúdos são muitas vezes teóricos, repetitivos e absurdos. O que leva a que qualquer pessoa, com a ajuda de um manual, possa dar umas luzes.

A culpa é em grande parte das entidades, que selecionam qualquer formador desde que tenha CAP e disponibilidade. E nesta altura, com a falta de trabalho que há, se for proposto a um formador uma matéria que não domina ele vai provavelmente aceitar, e depois pedir material aos colegas.

Já estive inserida em centros de formação onde por exemplo:

-Um formador de psicologia deu várias ufcds de um cursos EFA de turismo;
-Uma formadora de contabilidade deu várias ufcds de um curso EFA de apoio familiar e à comunidade;
-Uma advogada deu uma ufcd de património histórico num curso EFA de turismo;
-Uma formadora de serviço social deu várias ufcds de um curso de secretariado e recursos humanos;

ufcds técnicas, com conteúdos especificos e formadores que nunca tinham trabalhado na área.

Resultado: os alunos faziam umas "pesquisas", o formador dava umas "fotocópias", os formandos não aprenderam grande coisa mas ninguém se preocupou muito com isso. Desde que fossem entregues as planificações, o manual e as avaliações, está tudo bem!

Este cenário vai ser cada vez mais a realidade.

maria1234

Mas isso também vai do bom senso dos formadores.
Por mais que rpecisem de trabalhar e queiram aceitar deviam estabelever os seus próprios limites e não aceitar áreas que não lhes dizem respeito.

Por mim falo, quando me aparece uma área que não é a minha área e na qual sinto que não vou ser boa formadora sou a 1ª a dizer à entidade. E muitas vezes tenho que dar grandes justificações (coisa que não sendo da área não deveria ser necessária, eles deveriam ver) porque senão ainda ficam a pensar que não quero trabalhar e nunca mais me dão nada...


Já rejeitei 5 formações por causa disso e ainda tive que justificar porque estava a dizer que não, porque pelos vistos não era perceptível que não era da minha área...

Os formadores devem ser responsáveis para saber até que ponto podem transmitir os conhecimentos na área ou não...

Sim, e é como diz, este cenário vai ser cada vez mais realidade, porque ao que se está a ver na formação...
Última Edição: 12 anos 2 meses atrás por Yara.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13429

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Marta Bayarres

6€/hora? Isto realmente está a chegar a limites...
Por mais que digam que o mercado está assim e assado eu até 15€/hora acho pouco, que fará...

É mesmo trabalhar para aquecer... Para não falar quando nos propõem 15€/hora mas vamos lá dar apenas 1h30 ou 2h de cada vez e são 50h e é a50kms de distancia de casa...
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.049 segundos