Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Projecto de Segurança Contra Incêndios

Projecto de Segurança Contra Incêndios 15 anos 5 meses atrás #2605

Olá a todos!

Concluí o curso de TSHST há relativamente pouco tempo e surgiu-me a hipótese de fazer um Projecto de Segurança Contra Incêndios. As questões que coloco são as seguintes:

- Um TSHST pode assinar um Projecto de Segurança Contra Incêndios? É que na nova legislação (a começar em Janeiro 09 diz que só os engenheiros e arquitectos é que podem!!

- Não consigo encontrar na mediateca nenhum Projecto de Segurança contra Incêndios e necessitava de ter acesso a pelo menos um para me auxiliar e orientar na elaboração do meu.

Alguém me pode ajudar??

O meu muito obrigado desde já.

Cumprimentos
Susana Pessoa
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto de Segurança Contra Incêndios 15 anos 4 meses atrás #2912

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
Susana Pessoa escreveu:

.../...
- Um TSHST pode assinar um Projecto de Segurança Contra Incêndios? É que na nova legislação (a começar em Janeiro 09 diz que só os engenheiros e arquitectos é que podem!!
.../...
Talvez porque faria todo o sentido que apenas Engenheiros pudessem ser TSHST...
B)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto de Segurança Contra Incêndios 15 anos 4 meses atrás #2943

  • rfcv
  • Avatar de rfcv
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
E não só os Engenheiros, os Arquitectos também estão habilitados desde que tenham formação para isso....
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto de Segurança Contra Incêndios 15 anos 4 meses atrás #2947

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
rfcv escreveu:
E não só os Engenheiros, os Arquitectos também estão habilitados desde que tenham formação para isso....

Infelizmente qualquer um que tenha pelo menos um bacharelato pode ser TSSHT.., agora que deveria ser "coisa" apenas para Engenheiros, disso não tenho a mínima dúvida!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto de Segurança Contra Incêndios 15 anos 4 meses atrás #3035

  • paulosf
  • Avatar de paulosf
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Olá Susana,

Julgo que não será fácil encontrar de momento um Projecto de Segurança Contra Incêndios uma vez que a legislação ainda é recente.

De qualquer modo e infelizmente, dada a presença de fortes interesses neste país, os TSSHT que não sejam engenheiros ou arquitectos não podem elaborar Projectos de Segurança Contra Incêndios.

O colega António Vieira, por certo, não sabe, ou não quer saber de duas coisas:

- de acordo com o perfil profissional devidamente regulamentado pela legislação nacional,o TSSHT tem perfeito enquadramento para a elaboração de Projectos de Segurança Contra Incêndios;

e que

- existe uma "coisa" chamada Licenciatura em Segurança no Trabalho que confere a saída profissional de TSSHT.
Ou seja, não estamos a falar de bacharelatos, nem de engenheiros Zootécnicos ou Agronómicos, acreditados pela Ordem dos engenheiros, a exercer por exemplo funções de Coordenadores de Segurança na Construção só porque têm um curso de 500 e tal horas de equivalência a TSSHT, mas sobre os quais ninguém se pronuncia porque... são engenheiros.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto de Segurança Contra Incêndios 15 anos 4 meses atrás #3062

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
paulosf escreveu:
.../...
O colega António Vieira, por certo, não sabe, ou não quer saber de duas coisas:

- de acordo com o perfil profissional devidamente regulamentado pela legislação nacional,o TSSHT tem perfeito enquadramento para a elaboração de Projectos de Segurança Contra Incêndios;

e que

- existe uma "coisa" chamada Licenciatura em Segurança no Trabalho que confere a saída profissional de TSSHT.
Ou seja, não estamos a falar de bacharelatos, nem de engenheiros Zootécnicos ou Agronómicos, acreditados pela Ordem dos engenheiros, a exercer por exemplo funções de Coordenadores de Segurança na Construção só porque têm um curso de 500 e tal horas de equivalência a TSSHT, mas sobre os quais ninguém se pronuncia porque... são engenheiros.

Meu caro Paulosf,

Quando fiz a pós graduação (numa escola pública) em HST, tinha 2 ou 3 colegas que não sendo de nenhuma área de Engenharia, andaram literalmente o curso todo a "apanhar bonés".
É óbvio que existem outras áreas de formação superior técnica que permitem que um determinado indivíduo possa dar um bom TSSHT, mas também me parece mais do que óbvio que "facilita" muito se a área de formação for engenharia.
Por aquilo que foi ensinado nessa pós graduação sobre incêndios, e ainda assim foi imenso, tenho a certeza que nenhum dos meus colegas (eu incluido) que por lá andaram, estivessem habilitados para elaborar, duma forma consciente, um "Projecto de Segurança Contra Incêndios".

Sobre os cursos de formação (ou pós graduação se forem dados numa escola superior) com as tais 540 horas, que conferem o CAP V, sou o primeiro a dizer que são perfeitamente ridículos, sobretudo porque os conteúdos programáticos são mais para formar pessoas com a consciência que nada sabem (os que ainda conseguem chegar a esse nível de consciência), do que propriamente para formar aquilo que deveriam fazer - Gestores de Sistemas de Segurança!
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para criar a página: 0.036 segundos