Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Projecto de Segurança Contra Incêndios

Re: Projecto de Segurança Contra Incêndios 15 anos 1 mês atrás #4419

  • Sandra_STR
  • Avatar de Sandra_STR
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 11
  • Carma: 0
Não concordo que se diga que faça sentido que sejam só os eng.º e arquitectos a fazer os projectos de segurança. Devem ser sim que PERCEBA de segurança e claramente nem todos os engº e arquitectos percebem. E há mts TSHST que percebem e muito, mas também não concordo que qualquer um o seja. Sou licenciada em Higiene e Segurança no Trabalho, como tal tive uma formação de 4 anos para o ser, e também não sou eng.ª. Portanto, defendo que quem quer ser TSHST deve tirar o mesmo curso que eu tirei, seja ele engº, aquitecto ou com outra licenciatura qualquer. Acho que actualmente temos uma "concorrência desleal" com esses cursitos de 500h que qualquer um pode tirar e fica com um CAP V como o meu.
Será que se adquirem os mesmos conhecimentos numa cadeira do curso de engenharia ou em 500h ou 1000h do que numa licenciatura de 3 ou 4 anos? Não me parece...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto de Segurança Contra Incêndios 15 anos 1 mês atrás #4422

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
Primeiro que tudo não me parece que seja muito correcto dar um CAP de Técnico Superior a quem tenha apenas formação académica!
Chama-se Aptidão Profissional, por alguma coisa deveria ser...

Como já aqui referi, o nível mais elevado de Técnico de HST, deveria ser o de um gestor de sistemas de HST e tanto o Curso de Licentura, como os de Pós graduação existentes, estão muito longe de proporcionar essa categoria!
Tal como no caso dos peritos técnicos, em que são as Ordens e/ou as Associações Profissionais que certificam os profissonais, acho aberrante que o estatuto de TSHST seja dado apenas por frequência académica.
O resultado desta "política" tem sido mais do que óbvio, temos Técnicos "Superiores" que apenas o são no nome!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto de Segurança Contra Incêndios 15 anos 1 mês atrás #4436

  • Sandra_STR
  • Avatar de Sandra_STR
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 11
  • Carma: 0
Concordo. Formação académica não basta, se não a pusermos em prática não vamos a lado nenhum obviamente. O que eu não concordo é que se atribuam CAP´s nível V a pessoas só por terem uma licenciatura qualquer.
Como se costuma dizer, "cada macaco no seu galho", que é como quem diz, "cada técnico com o seu CAP correspondente às suas verdadeiras aptidões"... :P
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto de Segurança Contra Incêndios 15 anos 1 mês atrás #4462

  • xicobombas
  • Avatar de xicobombas
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Desculpem-me a minha ousadia, mas não concordo com voces.

Eu defendo que HST deveria ser um ramo de varios cursos. Pois, como bem sabemos a area da HST é bem vasta, tambem duvido que a colega que tem o curso em HST tenha tido formação de HST de todas essas areas em que se enquadra, logo, vem ao encontro do que eu disse, deveria ser um ramo dos cursos.
Vejamos como exemplo:

Eu sou Eng. Civil e tenho a "dita" pos-graduação das "ditas" 500 e tal horas, que com as quais desempenho as funções de coordenador de segurança em varias obras. Tal como ja foi dito, realmente, não se aprofunda o suficiente para se poder execer seriamente este tipo de profissão, dai eu voltar a referir, que sendo um ramo da engenharia civil, me daria uma maior formação.

Agora imaginemos, que passaria a desempenhar as funções na area de HST num hospital, no qual eu não estaria nada enquadrado.

Sinceramente desconheço as cadeiras da licenciatura em HST, mas não acredito que tenham a formação em todas as areas em que a HST se enquadra.

Atentamente
Ricardo Silva
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para criar a página: 0.106 segundos