Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Formação em HSST

Formação em HSST 12 anos 7 meses atrás #12432

Boa noite.

Não sou técnica de HSST mas possuo uma dúvida, a ideia que tenho é que todas as empresas têm de fornecer informação e formação adequadas aos seus colaboradores, em matéria de HSST. Pergunto, formação em HSST é mesmo obrigatorio por lei para TODOS os trabalhadores, ou depende da actividade, do risco, etc?

Leio a legislação (102/2009, codigo trabalho) e fico com uma ideia, contacto o ACT que me diz que depende um pouco do risco....

Parece-me que a lei é um pouco divergente e não especifica muito bem esta situação. Não falo em construção civil, mas faz sentido formar o pessoal de escritorio em HSST correcto? Sobretudo considerando aspectos como a ergonomia.

Esta formação que a lei menciona é formação profissional, dada por uma empresa ou por um técnico em HSST correcto? Não passa pela distribuição de manuais de HSST às pessoas.

Agradeço a ajuda.

Votos de bom trabalho.

Claudia
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Formação em HSST 12 anos 6 meses atrás #12466

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
Ola claudia

A lei é bem clara, leia por favor a alinea 1 do artigo 20º, formação em HST, ter em conta o local de trabalho e risco.

No entanto já saiu uma lei que obriga o empregador a dar X horas (35h senão me engano, não encontro agora o decreto de lei) ao trabalhador.

No entanto a ACT ainda destaca como RISCO ELEVADO sendo:

http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/ActividadesRiscoElevado/Paginas/default.aspx

Espero ter ajudado, disponha
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Formação em HSST 12 anos 6 meses atrás #12484

Olá boa tarde.

Obrigado pela resposta.