Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Projecto Final de Curso_HST

Projecto Final de Curso_HST 12 anos 7 meses atrás #12179

  • tasg
  • Avatar de tasg
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 5
  • Carma: 0
Olá bom dia,

Estou na fase final do curso nível 5 de HSTe tenho como trabalho final a análise e avaliação de riscos na indústria Química, mais propriamente a nível de um Laboratório de Controlo de Qualidade no sector de Tintas e Vernizes (não inclui o ramo automóvel).
Ficaria extremamente agradecida se alguém me facultasse um trabalho sobre este tema para poder servir como base de apoio.

Cumprimentos
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto Final de Curso_HST 12 anos 7 meses atrás #12182

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
Bom dia e antes de mais benvido(a)

A industria a nivel de HST é muito complexo e tem muito por onde se pegar análise e avaliação de riscos, já é um bom começo.

É facil este tema e tenho muito gosto em ajuda-lo(a)

Diga-me primeiro se tem alguma referencia ou empresa ou se vai falar no geral da industria? Pergunto isto pois um projecto basea-se na realidade, isto é, o meu projecto final foi sobre os "Primeiros Socorros na Restauraçao", e tive que ter uma referencia que foi a cantina da escola e apartir daí fui analisando as carencias e vantagens e pontos perigosos para os trabalhadores, pois parece que uma cozinha é so queimaduras, mas se for-mos analisar ao promenor, tem muito por inde se pegar, desde o gás à electricidade (electrocução).

Por isso diga-me se tem alguma empresa como referencia
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto Final de Curso_HST 12 anos 7 meses atrás #12213

  • tasg
  • Avatar de tasg
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 5
  • Carma: 0
Olá Bom dia

Obrigado pelas boas vindas e pela disponibilidade em me "orientar":) .
Sou Engenheira Quimica e trabalho numa empresa de Tintas.
Esse vai ser o meu ponto de referência para o desenvolvimento do meu projecto.
A minha maior dificuldade está na elaboração da check-list, ou seja, em que legislação me devo basear para elaborar a referida lista de verificação, pois a nivel laboratorial existe pouca coisa (ou pelo menos tenho poucos elementos) a nivel de HST.
O que tenho são regras básicas a implementar num laboratório em geral.

Vou partir da check-list e tentar chegar à elaboração da ficha do posto de trabalho. O que acha?

Fico a aguardar o seu parecer/opinião, uma vez que pelo que me deu a entender já se encontra nesta área há algum tempo.

Obrigado pela disponibilidade.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto Final de Curso_HST 12 anos 7 meses atrás #12214

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
Ola :)

No forum estou ja há bastante tempo mesmo.
Na área onde trabalho, já estou há dois anos (HST)

A nível de HST posso ajuda-la, mas a check-list que quer elaborar é em relação ao que? Acidentes de trabalho? Riscos / Perigos? Equipamentos de Protecção individual ou colectiva? Pergunto isto pois o ambito da HST tem muito que se diga, e há muita legislação para cada componente.

Artigo 53º da Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro de 2009 - (Regime Jurídico da Promoção e Prevenção da Segurança e Saúde no Trabalho) - fala sobre agentes quimicos (não sei se ajuda)

No artigo 46º, 98º poderá ajuda-la (caso contrario disponha)

No entanto a nivel de laboratorios não estou muito interligado, pois ja é uma componente mais complexa que não me quis meter, pois reagentes e agentes tem muito por onde se pegar, a minha área é mais na construção civil, restauração e pequenas industrias.

Se me quiser dar ao promenor do que quer falar na check-list talvez consiga a legislação que precisa, senão aconselho-a a entrar em contacto com a ACT e pedir documentação a nivel Laboratorial, pois eles sabem toda a legislação de todas as áreas.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto Final de Curso_HST 12 anos 7 meses atrás #12218

  • tasg
  • Avatar de tasg
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 5
  • Carma: 0
Olá again :)

O trabalho vai englobar todos esses itens:

- Riscos/Perigos
- EPI's
- Agentes quimicos, fisicos
- Ergonomia

Se calhar estou a esticar-me muito, certo?

Quanto à legislação, agradeço as dicas. Vou analisar.
A minha dúvida está como começar? Por onde?


Obrigado
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Projecto Final de Curso_HST 12 anos 7 meses atrás #12219

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
A lei que lhe dei falar sobre os pontos que referiu:

- Riscos/Perigos
- EPI's
- Agentes quimicos, fisicos
- Ergonomia

No entanto pretende fazer uma check-list que engloba os 4 pontos em cima ou separadamente?

O começo tem que se começar com uma introdução (que falerá no ambito da HST), logo depois com definições para quem vai ler o trabalho saber o que irá ser falado.

Entao o seu tema de Projecto é: "análise e avaliação de riscos na indústria Química"

1 - Introdução
2 - Definições: risco, perigo, acidente, avaliação, agentes quimicos e fisicos, ergonomia, EPI's e EPC's
3 - Identificar os riscos e perigos dando exemplos na industria (ex. inalaçao de produtos quimicos)
4 - Metodos de prevençao (que EPI's ou EPC's usar para prevenir acidentes) - ex. mascara, luvas
5 - Processos de avaliação
6 - Metodos de avaliação (escolher apenas um metodo de avaliar)
...
X - Conclusão

Já tem pelo menos os topicos que terá que abordar no projecto?

Ajudei nalguma coisa? :blush:
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para criar a página: 0.035 segundos