Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Horas de formação

Horas de formação 14 anos 4 semanas atrás #8771

  • hpanao
  • Avatar de hpanao
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Bom dia a todos,

O meu CAP expira em Novembro de 2010 e necessito de o renovar. Acontece que ao longo destes 5 anos, não tive possibilidade de dar muita formação e alguma da que dei, não me passaram o certificado.
Seja como for, no meu local de trabalho tenho dado algumas formações a colegas, será que essas horas contam para efeitos de renovação?
Será que alguém me pode esclarecer?

Grato,
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Horas de formação 14 anos 3 semanas atrás #8800

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Caro colega,

Contarão, por isso peça que a empresa lhe passe uma declaração a dizer que as deu. Quanto às entidades que não lha passaram, não deixam de o poder fazer agora, só terá de lhes pedir isso.

Para lhes facilitar o trabalho (para que eles não tenham a desculpa da falta de tempo), pode logo escrever o texto da declaração, e depois eles só têm de confirmar as informações, fazer o copy-paste para uma folha com o timbre deles, assinar e carimbar. Assim:

DECLARAÇÃO COMPROVATIVA DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Para os devidos efeitos se declara que "hpanao" (lol), B.I. nº _______ de ___/___/___, emitido pelo Arq. de Identificação de ____, exerceu funções como formador na _______, sita na R. _______, em ______, tendo ministrado, durante o período compreendido entre _____ e _____, o total de _______ horas, conforme abaixo se descreve:

(E depois é enumerar as suas intervenções: data, curso, módulo, carga horária. Num decreto qualquer li que se deve contemplar, também, os resultados avaliativos obtidos, mas a verdade é que, na prática, isso nunca aparece)

Ex:

1) 28 de Junho de 2004 a 04 de Agosto de 2004 - Formação Pedagógica de Formadores. Módulos: Objectivos Pedagógicos, Avaliação da Aprendizagem, Plano de Sessão, Simulações Inicial e Final = 49h;

2) 16 de Dezembro de 2005 - Motivação de Equipas para chefias = 16h;

3) ...

(E, no fim, assina a coordenação pedagógica, ou, no caso de formação interna, o representante da empresa).


Espero ter sido clara. Se mais súvidas houver, esteja à vontade. Já questões quanto ao processo de recertificação, o melhor é falar com a Dra. Helena Silva, do IEFP. O seu e-mail é o helena.isabel.silva@iefp.pt e o número geral da Delegação de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, para falar com ela, é o 213 307 400.

Faz muito bem em começar a pensar no assunto agora. O meu CAP novo levou 4 meses a ser emitido, e há casos em que a coisa demora muito mais. Ah, e prepare 50 euricos para o ter! :-)

Um abraço.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Horas de formação 14 anos 3 semanas atrás #8826

  • hpanao
  • Avatar de hpanao
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Obrigado pelo esclarecimento. Grande parte da formação que dei, de facto, foi formação aqui no meu local de trabalho, acerca de como trabalhar com determinados softwares, etc.

Mais uma vez, obrigado pelo esclarecimento
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Horas de formação 14 anos 1 semana atrás #8945

  • Danpor
  • Avatar de Danpor
Boas,

Eu estou mais ou menos na mesma situação mas com uma pequena diferença. Além das formações no local de trabalho também dou formações dos equipamentos que comercializamos no cliente. Será necessário especificar a morada e dados do cliente em vez da minha empresa ou a informação de ambas as empresas especificando que foi em "outsourcing"?

Obrigado,
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Horas de formação 14 anos 1 semana atrás #8959

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Boa pergunta. Não sei. Mas suponho que baste que a empresa para a qual trabalha descreva as formações que ministrou aos clientes, identificando-o o nome de cada um a que deu essas formações. Seja como for, e uma vez que apenas suponho, o melhor é perguntar ao IEFP. Isto, se nenhum outro colega lhe conseguir responder com 100% de certeza. Tente por mail, para o contacto que refiro acima.

E boa sorte.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Horas de formação 14 anos 1 semana atrás #8962

  • RSantos
  • Avatar de RSantos
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 32
  • Carma: 0
Danpor:

Tenho dúvidas, muitas dúvidas (mas isto sou eu a pensar pela lógica e razoabilidade da "coisa") que o IEFP aceite essas horas...senão os funcionários da "Worten" renovavam o CAP em segundos..:)

Por outro lado, acredito que, tendencialmente, o IEFP deixe de aceitar as horas dadas em formação interna (a não ser que conte para as horas legais de formação dos trabalhadores e, logo, cumprindo as normas em vigor) quando é tão simples fazer uma declaração numa folha timbrada da empresa e pedir ao chefe que assine...:) ..em português corrente: a pessoa não deu a formação, mas o chefe assinou a declaração (atenção..Danpor..que não estou a referir que seja o seu caso, claro...).

Mas como a Madre diz...olhe..pergunte ao IEFP...já não digo nada, porque, nessa matéria, a falta de fiscalização é atroz...muita boa gente continua a renovar CAP's sem ter cumprido os requisitos da lei..:unsure:
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para criar a página: 0.032 segundos