Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: emissão do CAP

emissão do CAP 14 anos 2 meses atrás #8224

Olá caros colegas.

Terminei o curso de formação de formadores no inicio do mês de janeiro.
duas questões:

1. Só para ter uma ideia, quanto tempo demorou a ser emitido o vosso CAP?
2. Sabem se há possibilidade de começar a dar formação sem ter ainda o CAP, mas estando este já a ser emitido?

agradeço desde já os esclarecimentos
:)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: emissão do CAP 14 anos 2 meses atrás #8250

  • domiloira
  • Avatar de domiloira
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Olá Patricia!

Eu também estou a concluir a minha formação de formadores, esxplicaram-me que tem que ir à IEFP com o certificado do curso para poderem dar o CAP. Podem demorar até 6 meses a emitir o CAP, mas quando for pedir o CAP à IEFP pede-lhes um documento que comprova que está a aguardar pela amissão do mesmo e pode concorrer para empregos como formadora. E se a empresa onde irá dar formação quer com urgência o CAP, ela própria faz o pedido à IEFP e aí ela emite o CAP rápido. Mas só uma empresa empregadora pode pedir com urgência, nós não podemos :(

Disseram-me que quando a empresa pede com urgência pode demorar entre 2 semanas a 1 mês.
Espero ter esclarecido a sua dúvida!

Boa sorte e parabéns!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: emissão do CAP 14 anos 2 meses atrás #8255

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Olá, Patrícia,

As questões que nos coloca são temas recorrentes aqui no forum, pelo que encontrará muitas vezes esses assuntos em discussão. Todavia, aqui vai:

1) Um CAP pode demorar 3 meses, mas também pode demorar 4 ou mais. Acabei de ler o relato de uma colega que aguardou 7 meses, embora não pelo primiero CAP, e sim por uma renovação. Neste momento, dificilmente alguém lhe saberá dizer ao certo. Quando entregar a papelada necessária, peça-lhes uma estimativa de tempo.

2) Tenho assistido a muitos casos em que colegas meus concorrem como formadores, respondendo a um anúncio e salvaguardando o facto de se encontrarem no aguardo do seu CAP (com o comprovatido de que o pediram já), e em que as empresas lhe respondem: - "Então quando tiver o seu novo CAP contacte-nos" (ou seja: não estão para aceitar um formador cujo CAP não sabem quando chegará). Todavia, a informação que a colega Domiloira aqui nos deixa é muito pertinente.

Boa sorte!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: emissão do CAP 14 anos 2 meses atrás #8256

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Cerca de 4 a 6 meses.
As entidades nao aceitam muito bem o recibo emitido pelo IEFP comprovando o pedido de emissão de CAP.
Na verdade, as entidades resguardam-se que esse recibo prova que a pessoa pediu emissão de CAP mas não que esse pedido foi concedido.

Boa sorte!!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: emissão do CAP 14 anos 2 meses atrás #8281

  • RSantos
  • Avatar de RSantos
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 32
  • Carma: 0
Procurando não ser repetitivo, aqui vai um contributo em relação ao que as colegas já aqui referiram:

1. Pode pedir urgência ao IEFP (comprovando-a) na emissão do CAP e, aí demorará 2/3 semanas;

2. Em termos práticos, não...mas, sinceramente...já vi de tudo..;). Começar a dar formação sem ter CAP, mesmo sabendo que o vai ter, por ter concluído uma FPIF...é quase como andar hoje a conduzir, sabendo que se vai fazer exame de condução para a semana...se a polícia a apanha..multa....:)

Imagine que vai dar formação em Março, mas o seu CAP até só virá com data de Abril..no fundo..esteve a ministrar formação, sem ter CAP (sim, porque a data do CAP..é a data da sua emissão, não a data de conclusão da FPIF).

Mas não há nada como colocar essa questão à entidade para quem vai dar formação..nada melhor!

Como digo, não há impossíveis!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: emissão do CAP 14 anos 2 meses atrás #8298

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
... E a qualquer momento é possível que uma impossibilidade aconteça! :-)
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para criar a página: 0.041 segundos