Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: duvidas/sugestões plano de formação

Re: duvidas/sugestões plano de formação 16 anos 1 mês atrás #264

O ppt que me envia será colocado na mediateca de formação ou enviará para o email?



O meu email: ticha_gomes@hotmail.com
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: duvidas/sugestões plano de formação 16 anos 1 mês atrás #266

  • Mário Martins
  • Avatar de Mário Martins
  • LIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 676
  • Obrigado recebido 111
  • Carma: 42
Olá Angelo:

Também sou aluno do ISCTE 1º ano do Doutoramento de Sociologia... existem de facto algumas diferenças nos conceitos que assinalou... deixo em anexo um documento que pode ser útil... poderá ainda consultar a Mediateca de formação (Formação de Formadores) se precisar de créditos é só pedir... por fim pode ligar-me para o telemóvel (ver CONTACTOS)...
Mário Martins

Anexo 1195063739_Terminologia_forma__o_Profissional.pdf não encontrado

O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: duvidas/sugestões plano de formação 15 anos 10 meses atrás #617

  • MinaG
  • Avatar de MinaG
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 0
Olá a todos!


Encontro-me na situação apresentada pela Joana e sinto-me bastante desorientada.

Se por um lado confio nas minhas capacidades na elaboração de uma planificação, por outro pesa-me a falta de experiência que me impede de saber construir essa planificação sem falhas. Acho que após concluir a Formação Pedagógica Inicial de Formadores não fiquei com o treino necessário, vendo-me obrigada a pedir ajuda, algo que humildemente sei pedir mas que já tive conhecimento que levanta alguns conflitos.

Outro factor é a questão da apropriação das propostas pelas empresas, o que profundamente me entristece pois serão muitas horas de pesquisa e compilação que não são renumeradas e um trabalho que não é reconhecido.

No entanto, sou da opinião de que não devemos recusar oportunidades e que devemos sempre acreditar nas nossas capacidades, o que me leva a querer fazer esta planificação.

Agradecia que me indicassem pontos fundamentais a apresentar (não em termos de conteúdo mas de estrutura formal da proposta).

Desde já o meu obrigada.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: duvidas/sugestões plano de formação 15 anos 10 meses atrás #618

  • akitller
  • Avatar de akitller
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 26
  • Carma: 1
Olá Mina,

Na nossa mediateca existem ficheiros com exemplos de planos de sessão que incluem os tópicos que devem ser abordados ao elaborar o plano de sessão.

Quanto mais minucioso for o plano mais fácil é de detectar possiveis erros, no entanto tenha em atenção que o mesmo não deve ser estático, deve ter uma margem de trabalho que lhe permita alterações de última hora.

Se me permite a sugestão, elabore dois tipos de plano de sessão: um para entregar à entidade formadora com os tópicos principais e com as ideias gerais; e um outro para si com todo o descritivo que lhe permita efectuar uma boa formação.

Por exemplo, para empresa pode dizer que vai utilizar o método exposito com a duração y, que vai usar o método activo com a aplicação de um jogo pedagógico, com a duração z; e no seu plano descreve que vai utilizar o método expositivo, o número dos slides a duração, o método activo com o jogo pedagógico com o nome do mesmo e o desenvolvimento do mesmo, bem como a duração. Espero ter-me feito entender.

Quando entregar os planos à empresa nunca se esqueça de colocar o seu nome e em ficheiro pdf, é uma forma de assegurar o seu material e o seu trabalho.

Espero ter ajudado.

Fique bem.
Ana
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: duvidas/sugestões plano de formação 15 anos 10 meses atrás #620

  • MinaG
  • Avatar de MinaG
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 0
Muito obrigada pela sugestão Ana!

É realmente uma maneira de salvaguardar o meu trabalho.

No entanto, a minha dificuldade prende-se com a elaboração da formação em termos da sua criação. Ou seja, o que me foi pedido foi para criar uma formação mas não me apresentaram critérios. Sendo que na Formação Inicial de Formadores aprendi a elaborar um plano de sessão sinto-me à vontade com a planificação de conteúdos (módulos e sessões). O que estou a ter dificuldades em construir é planificação no sentido do público-alvo, da certificação que será dada no fim da formação (não sei como se certifica uma formação de modo a que confira nível 3, por exemplo). Não serão estes elementos também da preocupação da própria empresa?

Apesar de ser muito bom trabalhar com liberdade, torna-se complicado saber por onde começar e elaborar algo ao gosto da empresa!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: duvidas/sugestões plano de formação 15 anos 10 meses atrás #621

  • akitller
  • Avatar de akitller
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 26
  • Carma: 1
Olá outra vez,

Para certificar um curso necessita primeiro de conhecer quais os referenciais que lhe estão impostos, depois necessita de saber qual a entidade que faz a sua certificação, de seguida necessita de elaborar o projecto de homologação e por fim solicitar a homologação à entidade corresponder e pagar a homologação.

Ao elaborar um projecto de homologação necessita de descrever os seguintes aspectos:

Destinatários
Objectivos - Gerais e Especificos
Resultados Esperados
Condições de Acesso ao Curso
Habilitações académicas Mínimas
Qualificações Profissionais
Nível de Formação
Modalidade de Formação
Forma de Organização da Formação
Metodologias e Técnicas Específicas
Horário
Avaliação
Recursos
Conteúdo Programático
Conteúdos Detalhados

Espero que, agora, tenha conseguido ajudar um pouco mais. :-)

Fique bem.

Ana
Última Edição: 15 anos 10 meses atrás por akitller.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.038 segundos