Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Valor/ hora /formador

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13232

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
maria1234

Concordo consigo.
Realmente o mercado está a mudar muito e para muito pior.
Já não há regras para nada.
Empresas que sempre pagaram a 22 ou a 25€/hora resolvem pagar a 17€/hora sem qualquer justificação e depois é um "pegar ou largar" que há mais quem queira.
Pior... não valorizam o trabalho de um formador quando o fazem ir a uma empresa para dar apenas 2h de formação e ir lá 14x para dar 28h de formação...
Não tem lógica...
Já que são poucas horas, podiam pelo menos rentabilizar e fazer o formador ir lá por 4h de cada vez...

Claro que a qualidade do trabalho decresce mas como disse e concordo, as entidades não se preocupam com isso, querem é ver a formação dada por aqueles preços e que alguém os aceite!

Portanto, quem vivia à custa da formação, ou aceita ou mantém a dignidade e não aceita este tipo de situação para não perpetuar a situação...

Eu não compactuo com este tipo de situação. Dizem-me um valor hora e só depois é que me dão pormenores da formação como por exemplo que se trata de formação modular? Para mim isso é esconder dados para o formador não saber que a formação deveria ser melhor remunerada...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13233

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Psepereira escreveu:
Depois existem empresas que oferecem o valor que lhes vem à cabeça...uma das minhas últimas ofertas foi de 10€,justificação: a formação não é financiada, claro que não é financiada pelo Estado é financiada pelos formandos que pagam (e não é tão pouco quanto isso)!!:angry: :angry: :angry: Mas de certeza que alguém há-de aceitar a proposta!

E quando dão justificação...

Tve uma empresa que me contactou para uma formação não financiada, suportada pelos formandos e ofereceu na altura (em 2009) 21€/hora. Na altura aceitei, era o 1º trabalho para essa empresa e pensei que me iria abrir portas...

Eram 20h, dava 420€ por 5 manhãs (9h/13h). Aceitei.
Aceitei pensando que até não me estavam a pagar mal.

Por curiosidade uma pessoa minha conhecida ligopu para essa empresa a informar-se do curso ao qual pertencia o módulo que eu ministrava.

O curso tinha 800 horas e custava 3800€ (pago em 3 prestações) e só funciionaria com um minimo de 10 formandos.

Ou seja, pelas minhas contas. no minimo renderia a 47,50€/hora. (3800*10 = 38000 / 800 horas = 43,5€/hora).

Nem que tivessem muitas despesas,estavam a pagar menos de metade ao formador.

Pior, é que o curso tinha 19 pessoas, logo estava a render 90,25€/hora (3800*19 = 72200 / 800h = 90,25€ ) e eles estavam a pagar 21€/hora.

Há desculpas para tudo...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13234

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Damare escreveu:
O mercado está péssimo para vender seja o que for, pelo que não me espanta nada que as entidades não consigam fazer negócios que permitam pagar mais do que 10 euros à hora.
Até há bem pouco tempo também pagava no mínimo a 20 euros e tencionava continuar a pagar, o problema é que não vendo para isso, nem sequer para pagar a 10!!!

Damare:
Acha que pagar 10€/hora a um formador é minimamente normal??
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13239

  • ALC
  • Avatar de ALC
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 113
  • Obrigado recebido 2
  • Carma: 7
Aqui aplica-se a lei da oferta e da procura, e como há muita procura de formações para ministrar, as entidades refugiam-se na crise e cortes a vários níveis, para tirarem vantagem disso. O problema não se prende somente com o valor dos honorários mas sim dos formadores que têm a formação como atividade a tempo inteiro.

Propor 10€/hora a um formador é o mesmo que lhe dizer,é bom porque anoutras profissões ganha-se quase o mesmo à hora e fazem um trabalho menos desejado. Por esse valor, provavelmente não irá ser fácil arranjar alguém porque as pessoas fazem contas e com o valor de impostos e segurança social a pagar e despesas de deslocação, só se a formação for no andar de baixo... Certamente aparecerá alguém mas será que se garante a qualidade da formação? Essas entidades em breve desaparecerão, fruto do mal que as levou a propor honorários rídiculos. Provam do seu veneno. O problema é que esta "limpeza" vai demorar anos a acontecer.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13333

Todos comentaram do preço/hora e concordo convosco, mas os problemas dos formadores vão um pouco mais além e de forma mais gravosa.
As entidade formadora que pagam mal aos formadores e exigem qualidade, são sempre as que sobrevivem à custa dos formadores, senão vejam:
O formador após contratação tem de:
* Planear sessões
* Elaborar manuais
* Elaborar elementos de avaliação
Ora bem essas horas (e não são poucas) não são pagas.
Depois chegou a hora de ir ministrar formação e muitas vezes a grande distâncias, com custos de gasóleo; portagens; alimentação; por vezes estadia; já sem falar nas despesas fiscais faladas por vós.
A seguir prepara-se o dossier pedagógico e envia-se à entidade formadora. Depois espera-se....
3, 6, 12 meses pelo pagamento e, na sua grande maioria o dinheiro já entrou mas seguiu para outros fins, poro formador aquele que pode receber em último, ele espera. Esquecem-se é que o formador também precisa de comer e tem casa e família. Por isso os formadores são os grandes patrocinadores de algumas entidades (digo algumas porque felizmente ainda existem boas entidades que sabem respeitar quem os ajuda a ganhar dinheiro).
E neste casos o que fazemos?
=> Ficamos calados à espera...
=> Queixamo-nos à entidades certas IEFP; ACT; DREC... (cada caso é um caso), mas podem ter a certeza que para esses já não voltam a trabalhar.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Valor/ hora /formador 12 anos 2 meses atrás #13337

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Tem toda a razão, cristina_cardanho.

Mas acha que alguém dá valor a tudo o que um formador tem de fazer para apresentar um trabalho de qualidade?
E muitas vezes pensam que estar a pagar 17 ou 15 ou 12€ já estão a pagar muito dinheiro.

Depois é um conjunto de coisas que levam muito tempo (são ministradas por exemplo 3h de cada vez, mas são gastas outras 3h ou 4h a preparar aquelas 3h de formação).
- O manual
- O plano de sessão
- Os slides
- As actividades
- As dinamicas de grupo
- As reflexoes
- As avaliaçoes das aprendizagens
- As avaliações
- o guião de competências
- os relatorios finais

Ultimamente desanimei muito com o mundo da formação...
Agora parece um "mundo de feira". É quem arranjam que aceite menos de pagamento e está feito!!
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.039 segundos