Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Práticas Microbiologicas (Tec. Prod Vitivinicola)

Práticas Microbiologicas (Tec. Prod Vitivinicola) 15 anos 8 meses atrás #991

  • AITS
  • Avatar de AITS
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Olá a todos. Em primeiro lugar permitam-me dar os Parabens a todos os utilizadores do site, peladisponibilidade em partilhar com os outros formadores todas as suas experiências, conhecimentos e material didáctico.
Em Outuro irei dar formação no módulo Práticas Microbiológicas, no curso de Técnicas de Produção Vitivinicola... Como sou Licenciada na área da Saúde, mais especificamente em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatologica, tenho conhecimento de toda a teoria associada aos temas a abordar, mas estou meio perdida em termos práticos.... porque não sei como irei aplicar esses conhecimentos em contexto laboratorial com vinhos! :dry: Se alguem tiver algum material que me possa ajudar, procedimentos experimentais de análises pos fermentativas, identificaçao de açucares redotores em vinhos , recolha de amostras de rolhas de cortiça, acondicionamento das amostras etc, iria agradecer imenso. Muito obrigada desde já pela atençao dispensada :)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Práticas Microbiologicas (Tec. Prod Vitivinicola) 15 anos 4 meses atrás #2551

  • lfcabrita
  • Avatar de lfcabrita
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Provavelmente já não vai a tempo mas só para que fique a informação. Há um livro que lhe dá uma ideia sobre essa temática deixo aqui a referência. Peynaud, Emile, Conhecer e Trabalhar o Vinho, Litexa Editora.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Práticas Microbiologicas (Tec. Prod Vitivinicola) 15 anos 4 meses atrás #2726

  • lbarbosa
  • Avatar de lbarbosa
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 0
Olá, sei k talvez não vá a tempo esta minha resposta, mas de qualquer forma, vou colocar material na mediateca: são livros do melhor que há sobre enologia.
De qualquer forma, e literatura em português actual e adequada à nossa realidade enológica encontra no livro: O vinha, da uva à garrafa, da âncora editora, autor: António Dias Cardoso (à venda na FNAC).
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Práticas Microbiologicas (Tec. Prod Vitivinicola) 15 anos 4 meses atrás #2727

  • lbarbosa
  • Avatar de lbarbosa
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 0
Olá,não sei se ainda vai a tempo, mas pode ajudar no futuro. Na área da enologia há imensas coisas que poderão ajudar, mas pra quem tem pouca prática na adega o melhor é começar por coisas mais simples: recomendo vivamente um livro português editado este ano (2008), do autor António Dias Cardoso: O Vinho, da uva à garrafa. leitura fácil, com exemplos práticos portugueses. facilmente encomendado na FNAC. Junto envio dois livros muito interessantes [file name=Academic_Press_Wine_Tasting_A_Professional_Handbook.pdf size=0]http://www.forma-te.com/images/fbfiles/files/Academic_Press_Wine_Tasting_A_Professional_Handbook.pdf[/file][img] Olá,não sei se ainda vai a tempo, mas pode ajudar no futuro.
Na área da enologia há imensas coisas que poderão ajudar, mas pra quem tem pouca prática na adega o melhor é começar por coisas mais simples: recomendo vivamente um livro português editado este ano (2008), do autor António Dias Cardoso: O Vinho, da uva à garrafa. leitura fácil, com exemplos práticos portugueses. facilmente encomendado na FNAC.
Junto envio dois livros muito interessantes

Anexo Academic_Press_Wine_Tasting_A_Professional_Handbook.pdf não encontrado

O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Práticas Microbiologicas (Tec. Prod Vitivinicola) 15 anos 4 meses atrás #2852

  • AITS
  • Avatar de AITS
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Olá colegas :) Muito obrigada pela vossa precisosa ajuda. Foi-me muito útil. Se necessitarem de algo, disponham.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.102 segundos