Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: avaliação de riscos

Re: avaliação de riscos 12 anos 8 meses atrás #12090

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
o que vale é que os financiamentos estão acabar, pois muitas pessoas que foram para as nossas oportunidades para receber o subsidio que chegava aos 300€ dependendo de outras regalias.

Pois ao terminar o curso, muitos nem sabem o que significa o proprio curso e tenho exemplos disso de algumas escolas que ja verifiquei
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: avaliação de riscos 12 anos 7 meses atrás #12405

ola , particularmente o que entendi foi de que necessita de um modelo para fazer uma avaliação de riscos certo?? popde utilizar a matriz de william fine ou o metodo simplificado?????
e sim é sempre efectuada uma avaliação de riscos na totalidade da empresa..
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Remuneração avaliação de riscos 12 anos 3 meses atrás #13016

olá boa tarde, será que alguém me pode dar uma dica sobre qual o valor a cobrar para a realização de uma avaliação de risco? Pediram-me para fazer uma avaliação de riscos, aliás o relatório para enviar para a ACT, mas fiquei com dúvidas relativamente a 2 pontos:
1º Qual o valor a cobrar e
2º Ao enviar para a ACT devo colocar o meu nome e nº de CAP, mas fico sempre ligada à empresa que me contratou para a avaliação de riscos? ou é um trabalho isolado? e se houver algum acidente serei responsabilizada?é que só me pediram para fazer a avaliação de riscos e mais nada, portanto presumo que terminando a avaliação de riscos e enviando para a ACT o meu vinculo com a empresa termina, ou estou a pensar mal?
Obrigada
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Remuneração avaliação de riscos 12 anos 3 meses atrás #13105

Olá boa tarde, tentando dar o meu modesto contributo para o esclarecimento das suas dúvidas:

1.º - "Qual o valor a cobrar" - Tanto quanto sei não existe uma tabela ou gama de preços a praticar para este tipo de serviço. O custo será sempre proporcional ao nível de responsabilidade e mais, à dimensão da obra e complexidade da mesma. Isto falando da avaliação de riscos unica e exclusivamente, pois não percebi muito bem o que é referido como "relatório a enviar à ACT". Geralmente estas solicitações surgem em sequência dos actos inspectivos desta entidade, que notifica a organização para a apresentação de documentos entre os quais poderá surgir "relatórios de avaliação de riscos".
Se for esta a situação, estaremos a falar certamente da parte do desenvolvimento e especificação do Plano de Segurança (elaborado na fase de projecto), para a execução da obra onde conste a avaliação de riscos e definição das respectivas medidas de prevenção/protecção. Voltando ao preço a cobrar, a única orientação que lhe posso dar é o preço que é ou era praticado no mercado para elaboração de PSS's em fase de projecto - € 300 a €1000. A variação tem a ver claro está com as características da empreitada e qualidade do serviço. (não me recordo de ter visto um PSS de projecto que realmente respondesse ao propósito da legislação- DL 273/2003, logo também não me identifico com eles nem da forma como esta matéria foi entendida como negócio no nosso país). Na fase de construção é dificil tipificar um preço pois estamos a falar de um work in progress ( só acaba quando acaba a execução) e isto implica que estamos a falar de uma das actividades técnicas a serem asseguradas pelo serviço de segurança da empresa (independentemente da sua modalidade - serviços internos, externos, etc.).
2.º Nada a obriga a identificar-se como autora pela elaboração do(s) documento(s). Em primeira instância, a responsabilidade pela qualidade (ou falta dela) dos documentos apresentados a qualquer entidade, é a organização visada (neste caso o empreiteiro que a contactou). No entanto não nos podemos esquecer que este empreiteiro tem a obrigação de ter organizados serviços de SST e, se não os tem, e recorre a si como "um acto isolado", não nos podemos esquecer que estará a assumir uma das actividades técnicas que compete aos serviços de SHT. A partir do momento que prestamos a nossa força de trabalho (física e/ou intelectual), a troco de um pagamento devemos sempre assumir a responsabilidade (mesmo que indirectamente) pelo mesmo, ou resultados provocados por este . Nestas questões, não devemos assumir a postura de "fazer, receber e demitirmo-nos das responsabilidades" A doutrina e experiência levam-me a crer que quando as coisas "correm mal", podem seguir vários caminhos, e muitas vezes esses caminhos vão dar, ou passam pelos téc SHT. Se quer um conselho honesto, faça o trabalho que fizer nestas condições, garanta que recolhe evidências de que, o que entrega ao empreiteiro (não percebo que tenha de ser você a entregar seja o que for à ACT - tenha cautela) é elaborado e remunerado como consultoria e não como prestação de serviços de SHT. Não sei se está no inicio da carreira mas para além de um código deontológico que tem e deve seguir, tente informar-se e clarificar quais as funções e responsabilidades de um téc. SHT e a organização dos serviços de SST de acordo com o preconizado na legislação vigente.
Peço desculpa pelo tamanho da resposta mas senti-me na obrigação de tentar ajudá-la dentro dos possíveis e espero tê-lo conseguido.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Remuneração avaliação de riscos 12 anos 3 meses atrás #13109

Agradeço desde já a resposta MUITO OBRIGADA. Mas o que me pediram efectivamente para fazer foi uma avaliação de riscos de uma mini recauchutagem. Esta PME já funcionava no entanto faliu e outros assumiram a mesma. O que me foi dito foi que necessitavam de uma avaliação de riscos para enviar para a ACT, quando refiro relatório é a avaliação de riscos é formato relatório.
Relativamente à responsabilidade, eu faria a AR envio para a ACT mas não seria responsável pela não execução das medidas que defendi na avaliação de riscos. O meu trabalho ficava somente pela realização da avaliação. Penso que tendeu a sua resposta para a elaboração de um PSS, não é disso que se trata nem sequer de uma obra. O edifico existe e o serviço está a funcionar. Qual seria então o valor médio? Sei que deve depender de variadas variáveis, mas é que não tenho a minima ideia.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Remuneração avaliação de riscos 12 anos 3 meses atrás #13110

Bom dia,

Pois de facto direccionei erradamente a reposta para a construção peço desculpa.
A questão mantém-se ou seja o preço a cobrar não é? Confesso que não me sinto muito à vontade para lhe aconselhar em termos de preços praticados no mercado, isto por diversas razões. No entanto, deixo aqui alguns factores que tem de ter em conta: complexidade, número de trabalhadores expostos, se a empresa tem já alguma matéria/informação sobre a qual possa trabalhar ou se terá de partir do zero (o que implicará visitas ao local, análise do processo produtivo, equipamentos, etc). Há que perceber também o tipo de deslocações necssárias (se as houver), distâncias, etc.
Sem esta informação diria que os preços (atendendo à conjuntara actual do mercado), poderiam variar entre €150/€200 para uma situação em que tem a vida facilitada em termso de informação necessária, não precisas de deslocações ou estas serão minimas (entenda-se no máximo 1 visita num raio de 20 Km, ou custos equivalentes) e os €400/€500 no caso de estarmos perante uma situação de elevada complexidade, sem ou com pouca informação de partida, número de trabalhadores relevante (dirira que mais do que 30), e se implica deslocações relevantes também.
Saliento que são preços estimados em mera opinião, ou seja os que me pareçem adequados apontando para um trabalho bem feito e de qualidade. Poderá haver outras opiniõe smais avalizadas ou experientes em termos de custos para este tipo de trabalhos.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para criar a página: 0.043 segundos