Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: ajuda avaliação de riscos cozinha e lavandaria

ajuda avaliação de riscos cozinha e lavandaria 12 anos 1 mês atrás #14219

  • SORFÃO
  • Avatar de SORFÃO
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Boa tarde será que alguem não tem uma avaliação de riscos de uma cozinha e lavandaria, pois estou a realizar um trabalho final de curso de SHT e vou realizar uma avaliação de riscos desses locais seriam uma orientação para mim. Agradeço desde já quem quiser me ajudar e deixo neste espaço o meu email svieira43@gmail.com


MUITO OBRIGADO
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: ajuda avaliação de riscos cozinha e lavandaria 12 anos 1 mês atrás #14224

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
Excelente

Felicito-o pelo tema!

Primeiro de tudo para fazer uma avaliação de riscos, seja ela qual for e todos os técnicos devem concordar comigo, é preciso conhecer o espaço, só partir desse espaço se pode fazer uma lista e dessa lista fazer uma tabela e avaliar todos os pontos da tabela...

Não sei se me fiz entender, por exemplo:

Tem um espaço (cozinha)
É preciso referir todos os equipamentos electricos - se estes têm as protecçoes, se estão dentro das normas, se o utilizador usa o equipamento correctamente, se os utensílios estão bem guardados e organizados, etc...

O chao - é preciso saber se é anti-derrapante, se este é limpo com frequencia, etc...

Lavandaria - se as pessoas que usam esse espaço tem EPI's adequados para o local, se os detergentes estão bem armazenados, etc...

Está a entender-me? você tem que se basear num espaço, por exemplo a cozinha da sua escola, o trabalho final de curso tem que ter uma parte pratica, certo? não se vai basear apenas na teoria, pois isso foi o que fez ao longo do curso que foi só teoria.

Ajudo-o com toda a satisfação, mas tem que me ajudar também :)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: ajuda avaliação de riscos cozinha e lavandaria 12 anos 1 mês atrás #14226

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
Ah e depois de ter tudo descriminado da Cozinha, é verificar TODOS os possíveis perigos e os já perigos existentes e classifica-los quanto à sua perigosidade
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: ajuda avaliação de riscos cozinha e lavandaria 12 anos 1 mês atrás #14231

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
O que foi enunciado acima são apenas as chamadas "fontes perigosas".

O que é relevante para se efectuar uma avaliação de riscos, digna desse nome, tem sobretudo a ver com as actividades a realizar no local onde se pretende intervir.
Ou seja, quanto mais detalhada for a informação sobre as actividades, mais facilmente se podem identificar as componentes do risco - Combinação da probabilidade e da(s) consequência(s) da ocorrências de um determinado acontecimento perigoso, ou seja probabilidade x gravidade.

Portanto, proponho que antes de mais nada, obter a descrição dos processos (actividades) que são realizados nos locais. Isto pode ser obtido tendo por exemplo instruções de trabalho que descrevam essas mesmas actividades.
Depois, para cada uma delas é que se irão identificar os perigos e acontecimentos perigosos que podem existir em cada uma.
Desses acontecimentos perigosos identificados é que de deve fazer a análise do risco envolvido. Pode ser uma coisa com enorme gravidade, mas se a probabilidade de tal suceder for pequena, o risco é seguramente pequeno e vice-versa.
Última Edição: 12 anos 1 mês atrás por António Vieira.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.035 segundos