Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Módulo de Ergonomia

Módulo de Ergonomia 12 anos 1 mês atrás #14055

Olá boa noite,

Sou Licenciado e Mestre em Ergonomia e, assim sendo, tenho todo o interesse em poder integrar-me numa formação de TSSHT ou TSHT, ou algo semlhante, uma vez que tenho conhecimento que nestes cursos existe o módulo específico de ERGONOMIA.

Alguém com experiência como formador neste módulo?

Se fosse possível, gostaria que me ajudassem em relação aos conteúdos a abordar no módulo mencionado. Exemplos de apresentações (não completas claro, alguns slides apenas), referenciais, qualquer elemento que possa ajudar um principiante a desenvolver uma acção formativa sólida, com bom conteúdo e interessante/motivadora para os formandos. Tenho dúvidas principalmente no que abordar no tema Cinantropometria.

Desde já, o meu obrigado a quem responder à minha mensagem.
Última Edição: 12 anos 1 mês atrás por pedrobrigas.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Módulo de Ergonomia 12 anos 1 mês atrás #14062

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
Para o primeiro paragrafo digo-te o que disse no outro topico:
É um tema como os outros colega, tem teoria e pratica

O que queres saber concretamente?

E seres licenciado nessa área é sempre uma mais valia teres formaçao em HST, so contemplas o teu curso e mais habilitações.


Para o ultimo paragrafo digo-te:

Um licenciado sem saber o que abordar no tema??? Isso é estranho colega.
De certo com tantos anos de licenciatura que tens muita materia e também que certo estás mais que pronto para o mundo do trabalho.

Digo isto porque tens especializaçao em Ergonomia, por isso o que mais ouvis-te falar foi no tema de Ergonomia, estou errado?

Eu tirei Higiene e Segurança no Trabalho e ergonomia foi o que mais se falou no curso, falou-se tanto que lembro-me ainda hoje das palavras da formadora.

O que precisas concretamente? E não cries topicos iguais ou metade identicos, senao depois torna-se complicado de andar a escrever num lado e no outro.

Fico aguardar tua resposta.
Última Edição: 12 anos 1 mês atrás por genio86.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Módulo de Ergonomia 12 anos 1 mês atrás #14083

Ora boa noite,

Tens razão em tudo o que disseste...tudo. Mas é assim, tenho 23 anos acabei o Mestrado em Novembro de 2011 e ainda estou com aquela ideia de....MEU DEUS, EU NÃO SEI FAZER NADA. LOL

Claro que como referiste, mal se fala sobre um tema eu começo a desbobinar e demora bastante tempo até me calar :)

Quanto ao ter montes de matéria para transmitir nos mais variados domínios da Ergonomia....até aí vejo um problema. Isto é, tive várias cadeiras ao longo dos 5 anos onde se falou mais do que uma vez em cada "sub-tema"... o meu problema é extrair o sumo disso para umas horas de formação, que foi o que me pediram (ah, fiz uma prova, uma formação em ambiente "controlado" e fui aceite).

Daí ter perguntado se alguém tinha experiência a dar este módulo, para saber por onde lhe pegar e até onde ir. Peço desculpa se dei a ideia errada, mas em relação ao conteúdo em si não há problema nenhum....como referiste, andei 5 anos a ouvir falar sobre isto. :)

Como agora é só uma formação mais centrada na sensibilização...uns conceitos, umas técnicas usadas, uns conselhos, uns exemplos...e lá se preenchem as 2 horas. (Vai ser sempre duas horas, mudam é os formandos).

Mas mais para a frente....se tiver a sorte de aparecerem mais horas e algo mais profundo...a minha dúvida até onde abordar cada sub-tema, porque podes querer que é imensooooo (como tu já tens uma ideia).

Abraço, e bom fim-de-semana

Cumprimentos
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Módulo de Ergonomia 12 anos 1 mês atrás #14084

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
:laugh: Estava já a ter uma ideia errada de si colega, pensei que se tinha "baldado" às aulas de Ergonomia e que nao tinha materia :laugh:


Ergonomia é um tema longo e longo e pode-se pegar em muitos sitios


Para 2h recomendo:

1- Definições
2- Esquemas/Imagens de posturas CERTAS e ERRADAS
3- Criar exemplos com os formandos (Isto é, encontrar na sala de aulas alunos que estão mal sentados, :laugh: vai ver que ficam logo todos direitinhos.
4- Um pequeno video do NAPO (se possivel)
5- Consequências das MÁS POSTURAS ao longo dos tempos
6- Pequena ficha de assimilação de imagens para saberem se diferenciam o Certo do Errado
7- Legislação (nao muita, senao perdem já o interesse pela aula)
8- Conclusão (fazer perguntas finais)

Colega, acredita 2h vao chegar para começar

ATENÇAO ao ponto 3 recomendo vivamente este tipo de jogo e quebrar a rotina dos formandos com tanta teoria, voce vai ganhar a confiança deles.

Exemplo do jogo caso lhe interesse:

Antes de chegar ao ponto 3, chame apenas uma pessoa e diga-lhe ao ouvido para encontrar 1 pessoa que esteja com Má postura (sem o grupo saber, senao vao logo todos ficar direitos), digamos que é o jogo ENCONTRA A PESSOA ERRADA.

Vai ver que a curiosidade dos formandos desperta e querem saber sempre mais.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Módulo de Ergonomia, 11 anos 11 meses atrás #14599

Boa tarde,

Eu estou a acabar a minha licenciatura em Engenharia de Segurança do Trabalho, e estou a fazer o meu projecto final sobre um Lar da 3ª Idade mais concretamente sobre mobilidade de pessoas acamadas, gostaria de saber se tem algum tipo de matéria relacionado com este tema?

Atentamente

Marcelo Aires


marx.17@hotmail.com
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.033 segundos