Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: dar formação em formação de formadores

dar formação em formação de formadores 14 anos 1 semana atrás #8937

Olá.
Sou formadora há mais de 5 anos. Sou licenciada em Comunicação Social e tenho dado formação nesta e outras áreas relacionadas com o meu percurso profissional. Gostaria muito de dar formação em curso de formação inicial de formadores mas não sei se cumpro os requisitos legais para o fazer, até porque não sei quais são! Será que alguém me pode esclarecer? Obrigada.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: dar formação em formação de formadores 14 anos 1 semana atrás #8944

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Cara Vanessa,

Para se ser formador de formadores, bastará ter-se feito o curso inicial de formadores. Quer dizer, é até possível que também exijam determinado nível académico (dantes não, mas agora posso até estar desactualizada), mas visto a colega ser licenciada, o problema nem se coloca. Isto é agora, porque já se vem falando na hipótese de haver um CAP especial para "formadores de formadores de formadores" (ou seja: um certificado especial que habilite o formador a formar outros). Veremos!

Espero ter sido útil!

Boa sorte :-)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: dar formação em formação de formadores 14 anos 1 semana atrás #8947

  • akitller
  • Avatar de akitller
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 26
  • Carma: 1
Boa noite,

Caras colegas, a "balburdia" do passado está a acabar! Antes era possivel ( e se calhar hoje em algumas situação tb) qualquer formador dar formação pedagógica inicial de formador, actualmente o IEFP está a exigir experiencia relevante em formação de formadores e em licenciados em áreas pedagógicas aquando da apresentação do grupo de formadores por parte das empresas de formação, para autorizarem a acção de formação.

Esta exigencia está a reflectir-se nos critérios de selecção de formadores para estes cursos, por parte das entidades formadores, pois o investimento é demasiado elevado para não ser aprovado!!

Tem de se começar por algum lado, afinal são profissionais a formar outros profissionais, pelo que é importante terem experiencia pedagógica e profissional antes viamos pessoas acabadas de ter o cap a darem formação pedagógica inicial de formadores.

Mas como disse anteriormente há sempre excepções...

Fiquem bem

Ana Kitller
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: dar formação em formação de formadores 14 anos 1 semana atrás #8950

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Ana, o seu comentário fez-me lembrar que, de facto, já uma entidade me havia referido que o IEFP lhe exigira que os formadores por essa arrolados detivessem mais de 300h de formação de formadores ministrada. Mas agora pergunto: então e quem fizer a formação inicial de formadores agora, quando é que poderá estrear-se como formador de formadores, se sem tal experiência não o deixam começar? É uma pescadinha de rabo na boca! Ainda se exigissem experiência formativa "tout court"... Mas lembrei-me que, no caso, a questão era mesmo a da formação de formadores. Estranho, não? Mas concordo inteiramente: há que elevar a bitola, para evitar insuficiências. Não no curso inicial, mas no primeiro de formação contínua que frequentei, tivémos de passar guia de marcha a uma formadora; e para se chegar a um ponto desses, é preciso que esse profissional seja mesmo inaproveitável, pois ninguém fica bem de consciência ao fazer uma desfeita dessas!). No entanto, e para ser sincera, a formação de formadores, não sendo a primeira das que ministrei, quase que o foi. Era, de resto, aquela que eu acalentava dar. E creio ser aquela que ainda hoje prefiro! :-)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: dar formação em formação de formadores 13 anos 11 meses atrás #9208

  • Pat Ervilha
  • Avatar de Pat Ervilha
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 25
  • Obrigado recebido 3
  • Carma: 1
Olá!
Já realizei diversos pedidos de homologação de cursos de formação de formadores.
De facto, a exigência é cada vez maior por parte do IEFP, felizmente!
Mais do que o formador isoladamente, importa a equipa. Isto é, se uma entidade apresenta um aequipa com vasta experiência em formação e um formador com menos, ele pode ser aceite, porque está enquadrado por uma equipa experiente.

Espero ter ajudado!

Patrícia
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.038 segundos