Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Dúvida

Dúvida 14 anos 1 mês atrás #8632

  • vferreira
  • Avatar de vferreira
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 1
Sou técnica superior de animação e gostaria de saber se posso dar formação de informática (visto que ao longo do curso tive disciplinas de grande carga horária neste sentido). Caso não possa leccionar o que é necessário ???
Muito obrigado
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dúvida 14 anos 1 mês atrás #8635

Olá

Eu tenho sido responsável por vários cursos de formação inicial de formadores e tenho tido vários formadores de diversas áreas a ministrarem o módulo recursos didicaticos que no fundo passa pelas novas tecnologias.

Desde que apresentem provas em como tem competências para tal, quando submeto os CV ao IEFP, não colocam entrave nenhum.

Penso que passa muito pelas entidades formadoras.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dúvida 14 anos 4 semanas atrás #8644

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Os cursos que coordena são todos em Sines, Cristina?
Pergunto-lhe apenas porque vi o seu comunicado sobre a formação em Igualdade de Género em Sines, o que não tem que significar que trabalhe lá...

Abraço
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dúvida 14 anos 4 semanas atrás #8645

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Cara VFerreira,

Poder dar formação nessa área, pode, desde que realmente domine. O pior vai ser convencer as entidades de formação de que domina. Ou seja: facilmente quem a essas se apresente com curso específico (ou com experiência comprovada) lhe passa à frente. Faria sentido uma avaliação de competências justa, o que, como sabemos, raramente acontece. Todavia, assim que tiver a primeira hipótese e que essa corra bem, já o caminho se abre à sua frente. Há muitos anos atrás estive para ministrar uns módulos daquelas coisecas básicas (Word, Excel, etc.) - por acaso não o cheguei a fazer, mas porque outros valores mais altos se levantaram - e o que eu tinha era apenas domínio aprofundado enquanto utilizadora (uma vez que comecei antes de ser comum existir disso na maioria das empresas). É verdade que os tempos eram outros (foi há mais de 10 anos!), e é bem possível que hoje em dia haja normas que desconheço, mas a verdade é que ninguém me exigiu que eu tivesse um curso de informática.

Já o que diz a Cristina Dionísio é bem verdade: o módulo de Recursos Didácticos dá-o bem que é bom utilizador dos mesmos e domina a fundo as regras de funcionamento e as formas de potenciar o seu uso, contornando as suas desvantagens (que também as há) e compensando as limitações. É claro que R. D. não é apenas um PC, uns slides e um projector. De todo. Mais: não exige apenas que se saiba operar com tais meios, mas também que se saiba fazer escolhas em função de todas as variáveis da realidade formativa em presença, sobretudo de modo a não permitir que os R. D. se substituam ao formador, esse sim, a sua maior ferramenta. Mas, claro, tem muito de informática! :)

Um abraço.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dúvida 14 anos 4 semanas atrás #8653

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
Não vejo qual será o problema.
Como as coisas estão hoje em dia, em que se vê gente a pedir informações do mais básico que pode existir sobre um determinado curso que vão dar, tudo será possível!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dúvida 14 anos 4 semanas atrás #8659

  • Joana Cunha
  • Avatar de Joana Cunha
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 34
  • Obrigado recebido 5
  • Carma: 3
É como já aqui foi dito: desde que consiga convencer a entidade formadora de que detém competências na área, poderá dar formação em informática na generalidade dos casos.

Algumas entidades formadoras exigem a ECDL – Carta Europeia de Condução em Informática.

No caso particular dos cursos EFA, em que as TIC são formação base, é necessário ter habilitação para a docência.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para criar a página: 0.036 segundos