Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Temas de Vida

Temas de Vida 14 anos 1 mês atrás #8602

  • tozinha
  • Avatar de tozinha
  • LIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 0
Olá colegas,

Sou mediadora de EFA's mas só tive NS e estou a iniciar pela 1ª vez um grupo B3 (Logística e Armazenagem). Tenho pesquisado muito sobre Temas de Vida e a verdade é que estou com grandes dificuldades em me orientar, porque as informações são muito vagas. No referencial não encontro qualquer referência.

Temas de vida são trabalhos que devo propor aos formandos? Deve ser uma proposta conjunta com os formadores? Que tipo de trabalhos são? Devem ser quantos? Devo tratar deste assunto nas horas de Mediação, certo? :dry:

Podem ajudar-me? Preciso de ver a luz... :)

Antecipadamente grata.

Continuação de bom trabalho.

Tozinha
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Temas de Vida 14 anos 1 mês atrás #8628

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Eu que não percebo nada disso, diria que Temas de Vida é um enorme saco que permite ao prof. escolher qualquer coisita que os alunos sejam capazes de fazer, que é para a coisa ficar a parecer compostinha. É que se fôssemos ao contrário, i.e., pedir que eles aprendessem a fazer o que não sabem, imaginem de quanto tempo não teria que ser o curso! Bom, mas deixando-me de ironias (e sim, foi uma ironia confessa!), aqui vai um exemplo que encontrei na net com uma busca simples:

www.slideshare.net/cfolgado/temas-de-vida-efa-esa

Já dá uma ideia. Luz mesmo, só se for trazida por colegas com experiência na área, que não tenho.

A verdade é que qualquer disciplina poderá revelar-se útil consoante o formador que a assegure... E por isso eu desejo-lhe um bom trabalho!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Temas de Vida 14 anos 1 mês atrás #8642

  • sibouh
  • Avatar de sibouh
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Olá,

Fui formadora num curso EFA e efectivamente realizamos 2 temas de vida.
Ambos foram associadas às matérias que estavam a ser leccionadas na formação de base / tecnológica. Assim, como o curso era de Recepcionista de Hotel, a 1ª feira foi sobre a evolução das tecnologias de informação na recepção de um hotel..até um teatro fizemos.

O 2º tema de vida, foi sobre uma feira de turismo: os formandos fizeram todos os prospectos que se expuseram nas barraquinhas (6 temas diferentes), pediram-se apoios à comunidade local, o rancho dançou... fizemos um lanche ajantarado. Foi um SUCESSO.

O mais importante...foi aberto à comunidade local...até o presidente da junta se juntou à festa.

E tudo isto decorreu, perto de Vila Nova de Gaia.

Cumprimentos
Célia Soghmahian
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Temas de Vida 14 anos 1 mês atrás #8660

  • amaryllis
  • Avatar de amaryllis
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 8
  • Carma: 0
Olá!

E princípio devem ser os formandos a escolher os temas de vida, com orientação do mediador e dos formadores. O módulo de cidadania é apropriado para eles explorarem aquilo que gostariam de tratar num tema de vida. No curso que dei os temas foram: "turismo no egipto", "o mar"; "disturbios alimentares". Envio alguns links que talvez possam ajudar:

alunos.esfelgueiras.org/alunos/efaa0809/temasdevida.htm

formacaob3.blogspot.com/

Cristina
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Temas de Vida 14 anos 3 semanas atrás #8830

Colega Tozinha:

Temas de Vida são grandes temas do interesse dos Formandos do Curso EFA e que devem estar ligados ao Curso em questão.

Para desenvolver Temas de Vida, deverá nas suas horas de mediação ou Aprender com Autonomia auscultar os interesses dos formandos e definir os Temas de Vida, que serão trabalhados entre formandos e formadores a fim de se construir uma actividade m conjunto, denominada Actividade Integradora.

Por exemplo, se escolher o tema do armazenamento, poderá construir um inventário de armazém, com a ajuda das áreas de Formação de Base e Formação Tecnológica.

Cabe aos formadores e ao Mediador puxar pela imaginação e arranjar pontos de contacto entre o Tema de Vida e as suas áreas de Formação.

Em relação a legislação específica, poderá consultar o Despacho Conjunto nº 1083/200 de 20 de Novembro que refere essa questão ou a Portaria nº 230/2008 de 7 de Março,

Anexo Portaria_230_2008___Cursos_EFA.pdf não encontrado

a fim de esclarecer alguma dúvida.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Temas de Vida 14 anos 1 semana atrás #8987

  • tozinha
  • Avatar de tozinha
  • LIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 0
Olá colegas,

Muito obrigada pelos esclarecimentos. Já vejo alguma "luz"... :)

Se necessitarem de alguma coisa que eu possa ajudar, disponham. ;)

Continuação de bom trabalho para tod@s!

Tozinha, também conhecida por Cláudia. :woohoo:
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para criar a página: 0.039 segundos