Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Indisciplina nos CEFs

Indisciplina nos CEFs 14 anos 1 mês atrás #8426

  • Bárbara G
  • Avatar de Bárbara G
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Olá a todos,

Comecei ontem a dar formação num CEF e por mais preparada que estivesse, não estava para aquilo que fui encontrar. Uma turma em que todos falam, estão desatentos, desinteressados, não se ouvem uns aos outros,atiram papeis e canetas,etc.... Nem nas actividades práticas ou nas dinâmicas conseguiram estar "quietos".
Numa turma dita normal há sempre 2 ou 3 elementos que perturbam, neste caso foi como se pegassem nesses 2 ou 3 de cada turma e os juntassem ali. E mesmo os que nao estao a falar e etc, estão a ouvir música ou a mexer no telemovel, sem qualquer tipo de inibição.
Alguém já se deparou com uma turma assim? É que não tenho muita experiência em dar formação e muito menos a turmas destas!
Como fazer para os manter minimamente interessados ou para impor certos tipos de regras?
Claro que desde ontem que já andei a fazer pesquisas sobre isso, mas gostava de trocar ideias com alguém que já se tenha deparado com este tipo de situação.
Obrigada!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Indisciplina nos CEFs 14 anos 1 mês atrás #8454

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Eu não sou das que a pode ajudar, colega. Sou, exactamente, daquelas que foge disso, e que só opera junto de adultos minimamente disciplinados e com alguma noção da importância de aprender. Mas, ao mesmo tempo, daquelas que admira profundamente trabalhos como o seu. Por isso deixo aqui estas poucas linhas, esperando que consiga boas ajudas e que tudo acabe por correr bem! :-)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Indisciplina nos CEFs 14 anos 1 mês atrás #8459

  • ruimendes
  • Avatar de ruimendes
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 0
Ola.

Comecei, este ano com 3 turmas ditas CEF.
Todas diferentes, mas no fundo todas iguais, ou seja, os "restos" que as escolas não querem, seja por aproveitamento, comportamento, faltas, etc...

É um pouco bruto dizê-lo desta forma, mas é a pura das realidades.

E o que descreveu a Barbara é o normal das turmas CEF, infelizmente.

Adoro dar formação e passar conhecimentos, experiências, etc... mas com estas turmas é quase impossível fazê-lo.

O meu objectivo de vida não é dar a este tipo de grupos, no entanto, por vezes para começarmos a trabalhar com uma empresa não podemos aceitar apenas aquilo que queremos, portanto vejo isto como mais uma experiência que me dará "calo" para o futuro e não podemos "stressar" demasiado e deixar de dormir por pessoas que fazem por não o merecer.

Em relação ao comportamento, as 3 turmas que tenho, é exactamente esse que descreve.

Uma das turmas é apenas constituída por raparigas, quase todas mães que nem pensam no futuro dos filhos sequer. Ainda nem idade têm quase para serem filhas, quanto mais mães.

Outra turma é constituída por rapazes que só pensam exclusivamente em "gajas". Acreditem, é literalmente assim.

Outra turma é mista, mas tem lá casos "especiais" que ainda não sabem muito bem a orientação sexual, e querem afirmar-se para todos e para tudo, se é que me entendem.

Enfim, ninguém quer pegar neles e eu até fico com alguma "pena" porque há sempre um ou outro que até tem algum potencial, mas que se estraga devido às companhias.

Há que ter paciência e tentar, pelo menos o mínimo que seja, ensinar alguma coisa, nem que seja alguns valores. Já que, geralmente, são pessoas que não têm educação e formação vinda de casa.

E tentar expulsá-los, é exactamente o que eles querem. Portanto, eu tento sempre evitar isso preparando fichas extra que os obriga a estarem ali na sala a fazer a ficha sozinhos. Penso que é mais "castigo" que os mandar embora da sala de aula.

Eu dou a disciplina de TIC, e tento sobretudo fazer fichas praticas, por vezes sopas de letras, palavras cruzadas, etc.

Tentar qualquer coisa que inclua alguns termos informáticos, nem que seja, para já "terem ouvido".

E já começa a ficar longa a mensagem, mas o que lhe posso dizer é que não fique stressada com a turma porque, infelizmente, é o normal dos cursos CEF e que se não conseguir dar toda a matéria, tente dar o que puder. Faça o melhor que conseguir que todos os intervenientes (coordenadores, técnicos, etc.) sabem o que custa tentar ensinar estes grupos.

Boa sorte,
Rui Mendes
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Indisciplina nos CEFs 14 anos 1 mês atrás #8460

  • reyes
  • Avatar de reyes
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 115
  • Obrigado recebido 2
  • Carma: 15
Olá Bárbara!

Não desanime....eu dou EFA a adultos...e tenho algo semelhante!

Temos de saber "contornar"...bem..vou dar alguns conselhos bsaeados na minha experiência:

1º Não se zangue com eles..e procure aliados na turma! Utilize os alunos interessados para serem co-professores..dê-lhes actividades para a ajudarem a dar a aula!

2º Apesar da desordem..tente encontrar pontos "concordantes" nesse comportamento com as matérias e conteúdos..

3º Fale com eles...e procure saber o que gostariam de aprender...mesmo que considere que nada tem a ver com o seu programa...por vezes temos de transmitir conteúdos que nos façam "aproximar" do público- alvo....senão.....eles acabam mesmo por se desmotivar e nós também!

4º Goste deles ..mesmo que sejam assim..e tente fazer-lhes perceber e sentir isso! Parece um pouco idílico o que digo...mas funciona! Funciona mesmo!

Bom..isto é o que eu tento fazer...mas sabes Deus o quanto me esforço!

E Força...Irá conseguir!

Anabela
Última Edição: 14 anos 1 mês atrás por reyes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Indisciplina nos CEFs 14 anos 1 mês atrás #8462

  • RSantos
  • Avatar de RSantos
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 32
  • Carma: 0
Bárbara:

Acho que ninguém que esteja à distância a poderá ajudar....porque ninguém conhece o grupo e, cada caso é um caso...

O que sugiro sempre:

1. Dar-se a respeitar para obter respeito;
2. Rigidez (q.b., suficiente ou necessária) de inicio;
3. IMPÔR regras e não abdicar delas (tolerância zero);
4.Dar lições de vida e de moral na hora.

E nada disto significa histerias, gritos ou afins...

Aos poucos, com o grupo seguro....tudo normalizará.

Ahh..e "dominar", logo, o líder do grupo...para que ele perceba quem é o verdadeiro "Alfa-Macho":) na sala.

Mas, lá está...isto é o conceito teórico...não há fórmulas milagrosas ou mágicas.

O que nunca fazer:

1. Dizer que vai sair da sala - é o que eles querem:P
2. Dizer que se vai queixar ao Director, ao Coordenador... - eles ficam uns "heróis"
3. "Ralhar" - vai perder a razão..- não lhes dê esse trunfo.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Indisciplina nos CEFs 14 anos 1 mês atrás #8465

  • xanarosado
  • Avatar de xanarosado
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Olá Colegas

CEF´s...

O ano passado dei aulas a um CEF de Jardinagem. Uma turma apenas de rapazes, fartos de irem a tribunal.

Eram mal educados, agressivos, desinteressados e ainda me aparecem drogados algumas vezes nas aulas.

Andar com estes meninos dentro do espaço escolar a tentar fazer algo de visível do curso foi uma epopeia quase impossível.

Admito que muitas vezes tinha medo de levar com uma enxada na cabeça, ou algo do género.
Mas tentei ser superior a tudo, impor-me (mas eles sabem que nós na generalidade somo fisicamente inferiores a eles, mas não podemos demonstrá-lo), tentei de tudo, até sair com "estes diabinhos" em visitas de estudo. A primeira correu bem, apesar de eles serem como são, as restantes não apareceram, porque não têm interesse por nada.

Como uma colega disse, na generalidade não tem educação, apoio, carinho em casa e por vezes o dar lhe atenção, ouvi-los, preocupar mo nos com eles, dar lhe qq coisa, nem que seja uma caneta, um chocolate, no meu caso comprei sementes e bolbos e dei-los. Dar lhe tarefas, elogiá-los quando eles fazem algo de bem, quando são prestáveis pode ser um caminho para os tentar controlar.

Boa sorte e ânimo .
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para criar a página: 0.042 segundos