Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: A experiência profissional e a formação

A experiência profissional e a formação 14 anos 5 meses atrás #7489

  • Ffigueira
  • Avatar de Ffigueira
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Boa noite a todos,

A minha dúvida é a seguinte...sou formado em Telecomunicações e sei que estou apto a dar formações tanto nessa área como na de electrónica. A minha dúvida surge em relação à Informática, visto que nos últimos 7 anos trabalhei maioritáriamente em redes informáticas, e na manutenção das mesmas. Havendo alguma procura de formadores nas áreas de informática e dominando eu bem algumas áreas relacionadas, mas por experiencia profissional sem habilitações académicas, poderei legalmente dar formações nessas áreas?

agradeço desde já a atenção dispensada

Figueira
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: A experiência profissional e a formação 14 anos 5 meses atrás #7493

  • reyes
  • Avatar de reyes
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 115
  • Obrigado recebido 2
  • Carma: 15
Bom dia FFigueira!

Por lei,(e na função pública cumpre-se a rigor!) se quer leccionar em escola pública, privada ou centro de formação acreditado terá de ter habilitação própria para o grupo 550!
Se tem curso superior de Telecomunicações terá de saber junto da DREL ou DREN ( se for do Norte) se o seu curso confere habilitação própria para esse grupo ( da Informática).

Se não...pode tirar a carta ECDL (Carta Europeia de Condução Informática) em centros de formação para o efeito e como ela poderá leccionar TIC aos EFA (pelo menos)...

Só experiência e conhecimentos não chegam!....Embora na prática sejam uma mais valia fundamental, a lei se cumprida exige os requisitos que descrevo acima!

E ainda...se for para leccionar em centro de formação reconhecido pelo I.E.F.P. terá de ter o C.A.P. de Formador...

Espero ter ajudado!

Anabela
Última Edição: 14 anos 5 meses atrás por reyes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: A experiência profissional e a formação 14 anos 5 meses atrás #7494

  • maria1234
  • Avatar de maria1234
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 46
  • Carma: 3
Colega

Para formação financiada e acreditada precisa de ter CAP.

Habilitação para a docência, só para cursos que conferem equivalência escolar ou profissional.

Mas...

Se tem experiência no ramo, está apto para dar formação noutros contextos. A formação em informática é muito vasta, pode ser formação privada, formação em empresas...

Aliás, será bem-vindo, e mais bem-vindo em contextos formativos em que fundamentalmente se ensine a fazer e a saber fazer, pois a experiência vale muito mais do que a teoria, especialmente nas áreas técnicas!!

Tenho um irmão formador de informática e não imaginam as situações bizarras que acontecem nos casos em que a formação é dada por pessoas com habilitação para a docência sem qualquer noção do que é a prática!!!

Por isso força e boa sorte!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: A experiência profissional e a formação 14 anos 5 meses atrás #7497

  • Ffigueira
  • Avatar de Ffigueira
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Boa tarde,

Por lapso meu não mencionei que estou a terminar uma formação inicial de formadores, adquirindo assim o CAP...a razão desta minha dúvida está relacionada com o facto de ter oferta para dar formações em iniciação à informática...terei então que tirar a ECDl...ou encontrar outra solução...de qualquer maneira obrigado pelas vossas respostas.

Figueira
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: A experiência profissional e a formação 14 anos 2 meses atrás #8279

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Nesse caso (com CAP e conhecimentos de informática), poderá, perfeitamente, ministrar acções de informática, assim as entidades formadoras o aceitem. Estamos, pois, a falar, de formação profissional, e não sistema de ensino, esse tutelado pelo Ministério da Educação e exigindo habilitação própria, como a colega Reyes mencionou.

Boa sorte.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Formações na função pública 13 anos 11 meses atrás #9234

  • hlsttec
  • Avatar de hlsttec
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Boa tarde, trabalho a alguns anos na área da segurança e higiene no sector da construção civil e de momento estou na função pública. São áreas completamente distintas e estou a ter alguma dificuldade nalguns temas, em particular na formação dos trabalhadores, visto que as categorias profissionais de uma área para a outra são muito diferentes. Por isso vinha pedir ajuda, queria saber se alguém possui panfletos informativos para os tipos de trabalhos que necessito, nomeadamente:

- Cantoneiro
- Jardineiro
- Auxiliar de limpeza
- Coveiro
- Fiscal Municipal
- Técnico de informática
- Condutor de maquinas de pesados e veículos especiais
- Leitor-Cobrador
- Fiscal de leituras e cobranças
- Técnico de BAD
- Técnico PBD
- Bombeiros
- Animador Cultural
- Encarregado de Serv. de Higiene e Limpeza
- Mecânico
- Pintor automóvel
- Calceteiro
- Asfaltador

Se alguém conhecer um sitio onde possa pelo menos encontrar este tipo de informação já ficaria muito agradecido.

Obrigado
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.045 segundos