Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Mediadores Curso Efa

Mediadores Curso Efa 15 anos 2 meses atrás #3626

  • Rafagarcia
  • Avatar de Rafagarcia
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 0
Bom dia!
a minha dúvida é tendo eu o curso de Professora de 1º ciclo e 2º ciclo variante Português/Francês, na eventualidade de ir agora tirar um curso de mediadores EFA, quais poderiam ser as áreas para dar formação..
E já agora o curso tem apenas 24h..sei que há cursos com mais duração será fiável?

Obrigada
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Mediadores Curso Efa 15 anos 2 meses atrás #3631

  • ACCG
  • Avatar de ACCG
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Olá,

Os mediadores EFA não são formadores! Os mediadores EFA são os intermediários entre as empresas de formação (coordenador / formadores) e os candidatos à formação.
A formação que dão é apenas de apoio, tipo director de turma que aconselha, orienta mas não ensina: é Aprender com Autonomia e PRA (portefólio reflexivo).
Espero ter sido clara!
Mas o melhor é ler a legislação para não haver desilusões... Aí explicam as funções do mediador.
Em relação às horas, o meu foi de 15 horas. A respeito da minha formação de mediadora EFA, aconselho a ler o comentário que fiz à Xana.

Boa Sorte!
:laugh:
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Mediadores Curso Efa 15 anos 2 meses atrás #3647

  • amariz
  • Avatar de amariz
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Tenho dúvidas sobre o modo como se elabora o PRA em cursos de Nível Secundário, li as orientações que existem sobre o assunto, mas julgo tratar-se de orientações para o PRA dos CNOS!
No final de cada UFCD os formandos realizam as suas reflexões (só por escrito? será que não podem gravar e apresentar em DVD?) e essas reflexões têm de ser Validadas pelo formador da UFCD respectiva ou pelo orientador de PRA?Ou será que não necessitam de qualquer validação?
Estou disponível para troca de conhecimentos sobre a matéria.
É a primeira vez que entro neste "portal" e não conheço o protocolo, podemos dar o nosso e-mail ou o contacto deve ser estabelecido através deste Portal?
Melhores cumprimentos
Anabela
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Mediadores Curso Efa 15 anos 2 meses atrás #3671

  • Rafagarcia
  • Avatar de Rafagarcia
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 0
Obrigada pela informação, então estava enganada na função de um mediador de Curso EFA!
mas já agora só outra questão fiquei com a ideia de que pertecendo eu ao grupo 210 e tendo o CAP posso dar formação a Adultos na área de Linguagem e comunicação?!?! É que realmente não tenho conhecimento nenhum em relação a este assunto.


Obrigada pela atenção
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Mediadores Curso Efa 15 anos 2 meses atrás #3697

  • Nelocas
  • Avatar de Nelocas
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Olá,
Para monitorar módulos de formação base, em EFA tem que ter habilitação para a docência, de acordo com o despacho 11203/2007, DR110, séri II, 08-06-2007.

Pode consultar no site da ANQ, na legislação.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Mediadores Curso Efa 15 anos 2 meses atrás #3767

Olá Anabela!

Para já, importa referir que existe PRA nos EFA de Nível Secundário e no Processo RVCC também de nível Secundário. As orientações que leu servem para os 2. Por estranho que lhe parece são exactamente as mesmas, sendo que a filosofia de base dos EFA é bastante diferente do RVCC.

No final de cada UFCD, os formandos têm de evidenciar no PRA que adquiriram os conhecimentos e competências. Na Formação de Base é apenas através de Reflexões sobre a matéria, já na Tecnológica podem incluir outro tipo de suportes, tais como: vídeos, CD's, fichas, etc...

Todas as reflexões têm de ser validades, consoante uma grelha de critérios construída pelo Mediador em conjunto com o grupo de Formadores. Nada pode passar sem que haja a validação por parte da Equipa Pedagógica.
Quanto à pessoa que faz essa validação, na minha opinião devem ser o Formador e o Mediador. O Formador valida os conteúdos da sua UFCD e o Mediador a forma de apresentação desses mesmos conteúdos. Mas cada entidade tem liberdade para decidir isso. Só que é estramemente difícil para o Mediador validar 20 ou mais UFCD diferentes, sobre matérias que nem fazemos ideia.

Se tiver mais dúvidas ou quiser trocar alguma ideia pode deixar o seu e-mail ou continuar a fazê-lo pelo portal. Cada um decide.

Espero ter ajudado.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para criar a página: 0.032 segundos