Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Dar formação or conta própria

Dar formação or conta própria 11 anos 10 meses atrás #14767

  • nokinhax
  • Avatar de nokinhax
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Olá, a todos!

Para a semana já serei formadora =)

estou desempregada, já ando a enviar currículo para algumas empresas de formação. Não vai ser fácil começar. Estou a pensar dar formação por conta própria e ao mesmo tempo em entidades. Passo a explicar:

Tenho uma cave com um espaço muito grande que poderia aproveitar para dar formações. Já me informei junto das finanças e seg social quais as minhas obrigações. Terei de colectar-me e já posso dar formação. A minha dúvida é, sem certificação por parte da DGERT posso passar diploma certo? já vi os requisitos para acreditação pela DGERT e o problema são as taxas de pagamento para esse efeito, que ficam completamente fora de questão para mim.

Já agora outra questão: pelo facto de ser novata e ser a primeira vez que vou dr formação as entidades podem quer pagar menos n acham? como foi com vocês no inicio?

Obrigada a todos
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dar formação or conta própria 11 anos 10 meses atrás #14768

  • maria1234
  • Avatar de maria1234
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 46
  • Carma: 3
Olá

Em primeiro lugar, ter o CAP apenas a exercita a poder dar formação. Ser formador a meu ver é uma coisa que se consegue com experiência e ser bom formador, ainda com mais experiência.

Quanto aos valores mais baixos, em princípio sendo formação financiada os valores são iguais aos dos restantes formadores.

No caso de formação não financiada, obviamente que lhe poderão propor valores bastante mais baixos, género 5 euros hora, quando a um formador com experiência pagam pelo mesmo, 20 ou 25. Cabe a si decidir se compensa.

Acreditação da DGERT apenas é dada a pessoas colectivas (empresas), é um processo extremamente complexo, moroso e caro. Exige uma equipa técnico-pedagógica. Muitas entidades com muitos anos de experiência ainda não a têm.

Dar "formações" particulares apenas fará sentido quando se tiver muita experiência e nome no mercado. Pois o certificado que emite não tem qualquer validade, e os formandos apenas vão pagar por aquilo que achem que tem valor, e para ter um certificado válido.

Neste momento nem as empresas creditadas conseguem arranjar, muitas vezes, formandos suficientes para abrir uma turma, e isto em cursos financiados, imagine-se em cursos a pagar pelos formandos...

Agora dar aulas individuais ou explicações, isso é outra coisa e para o efeito basta estar colectada.

É preciso ter atenção que o mercado da formação está saturado, sobretudo em algumas áreas de formação, e mesmo formadores com experiência têm dificuldade em ser chamados.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dar formação or conta própria 11 anos 10 meses atrás #14775

  • nokinhax
  • Avatar de nokinhax
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Agradeço a resposta, na minha área n existem muito formadores e é uma área com alguma procura até mesmo por pessoas idosas para se manterem ocupadas. agradeço
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dar formação or conta própria 11 anos 9 meses atrás #14778

Pode perfeitamente dar formação por conta própria, mas sem acreditação, ou seja os diplomas seriam meramente de frequência. O que para muitas pessoas não faz diferença.


Qual é a área de formação?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dar formação or conta própria 11 anos 9 meses atrás #14786

  • Monicaxpto
  • Avatar de Monicaxpto
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 0
Apenas para informação:

Certificam-se profissionais de formação através de CCP- Certificado de Competências Pedagógicas, antigo CAP - Certificado de Aptidão Profissional;

As Entidades Formadoras eram Acreditadas pela DGERT - Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, agora passou-se a um sistema de Certificação cuja responsabilidade é da DSQA (integrada no Ministério do Trabalho);

Tem competências de emissão de certificação as entidades formadoras acreditadas/ certificadas e ao abrigo do acordo de reforma da formação profissional desde a entrada em vigor QREN, passou a existir um regime de dupla certificação, que implica que todos os certificados para terem validade legal e serem oficialmente reconhecidos têm que cumprir um conjunto de obrigatoriedades legais, entre as quais a entidade formadora ser acreditada/certificada. Isto porque ao abrigo da reforma qualquer formando desde que a formação cumpra os requisitos exigidos, pode solicitar o reconhecimento das competências adquiridas junto dos serviços de emprego que será efectuado através de carimbo na caderneta do formando.
Exactamente por não serem reconhecidos é fraca a procura de formação que não seja reconhecida.

Para trabalhar no mercado da formação tem duas opções:

Por conta de outrem ( integrada nos quadros de uma entidade formadora - interna)

Ou externa ( a prestação de serviços, o vulgar recibo verde);

Poderá contudo pretender abrir a sua própria entidade formadora, mas para poder entrar no mercado da formação Co-financiada tem que estar obrigatoriamente Certificada, não estando só lhe resta o mercado privado e como em Portugal existem milhares de entidades formadora a operar sugiro-lhe que analise bem o mercado antes de ter essa iniciativa.

Cumprimentos
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dar formação or conta própria 11 anos 7 meses atrás #15067

  • ALC
  • Avatar de ALC
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 113
  • Obrigado recebido 2
  • Carma: 7
Então para se ser uma entidade com formação certificada, essa acreditação quem tem competências para a dar? A DGERT? Quem se contacta? Quais as etapas do processo?
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para criar a página: 0.038 segundos