Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Propriedade Intelectual de Documentos neste Portal

Propriedade Intelectual de Documentos neste Portal 12 anos 1 semana atrás #14336

  • sailorche
  • Avatar de sailorche
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 0
Sendo o público alvo deste portal composto essencialmente por formadores que produzem muitos documentos, no meu ponto de vista, seria de esperar um maior respeito pelos direitos de autor.

No entanto, encontrei diversos documentos com direitos de autor do Sabias Que, por exemplo: Caracterização dos formandos cuja fonte é Modelo de Dossier Técnico e Pedagógico.

É lamentável...

Ainda por cima, neste caso em particular o único requisito dos autores é que seja indicada a origem do documento.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Propriedade Intelectual de Documentos neste Portal 12 anos 1 semana atrás #14344

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
Antes de mais, seja bem vindo(a) ao Forum

Note que o Forum é gratuito, ninguém paga €€ para se registar ou para colocar mensagens, certo?

No entanto foi criada a Mediateca para divulgação de trabalhos, documentos, entre outros ficheiros de apoio ao Formador e ao Formando, contudo continua tudo gratuito, certo?

Para controlar todos os ficheiros colocados na mediateca e todos os download, seria preciso pagar €€ a uma pessoa para estar todo o dia a verificar todos os trabalhos que estão na mediateca, o serviço é gratuito e está disponível a todos.

Não lamente esta situação caro colega, a crise já fala por si e a pobreza é que é lamentável, mas acredite que o(a) entendo.

Os meus cumprimentos e de toda a equipa FORMA-TE
Última Edição: 12 anos 1 semana atrás por genio86.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Propriedade Intelectual de Documentos neste Portal 12 anos 1 semana atrás #14348

  • sailorche
  • Avatar de sailorche
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 0
O fórum ser gratuito não dá direito a ninguém de assumir a autoria de um trabalho que não é seu.

Ainda por cima, no caso particular apresentado o único requisito seria apresentar o nome do autor (o que também não tem qualquer custo).

Na mediateca estão a ser apresentados trabalhos de autores externos que não autorizaram a sua publicação nos moldes em que está a ser feito. Trata-se de roubo e da pobreza de quem trabalhou e produziu o trabalho!

Recomendo que a equipa FORMA-TE controle os conteúdos inseridos pois são da sua responsabilidade conforme demonstrado em decisões tomadas em tribunais internacionais em relação à colocação online de conteúdos protegidos por direitos de autor. Ver decisão recente em relação ao youtube.

Há advogados que vivem destes casos
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Propriedade Intelectual de Documentos neste Portal 12 anos 1 semana atrás #14352

  • ALC
  • Avatar de ALC
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 113
  • Obrigado recebido 2
  • Carma: 7
Cara(o) colega,

Não sei se a informação que tenho é fidedigna, mas quando os conteúdos são utilizados para fins pedagógicos, penso não haver lugar à cobrança de direitos de autor. O que diz serem "exigências" de quem produz determinada matéria, são apenas pedidos que julgo não terem nenhum fundamento legal (embora possam ter fundamento moral).

Se há advogados que vivem destes casos, certamente também os haverá para os defender.

Eu percebo onde quer chegar e o que quer dizer. Já coloquei material na mediateca e sei que haverá muitos colegas que o utilizarão como seu mas jamais darão a mesma formação que eu. A mim é isso que me importa. Isto não significa que não condene o que alguns colegas fazem e repito, concordo consigo.

O que a equipa FORMA-TE está a fazer é agir de boa fé, confiando na boa fé de quem partilha material. Não sendo jurista, não me parece haver base legal para avançar com um processo...não sejamos mais papistas que o Papa.

Vou até ter o "atrevimento" de lhe sugerir uma coisa. Sempre que encontrar material em condições que não considera próprias, ou seja, sem mencionarem o seu autor, reporte-o aos administradores do site. É mais simples que um processo judicial.

Cumprimentos
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Propriedade Intelectual de Documentos neste Portal 12 anos 6 dias atrás #14367

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
Bem, acho que foi tudo dito pelo colega ALC

caro(a) sailorche, é lamentável um membro recente não ter consideravelmente seguido a evolução deste trabalho que até hoje deu frutos e sem adicionar adubo.

Os trabalhos divulgados na Mediateca podem ser controlados POR TODOS OS MEMBROS, até por si sailorche, reporte a situação tal como foi referida pelo colega ALC e tomaremos as medidas e verificações e até sua eliminação do ficheiro caso se comprove motivos, disso não tenha duvidas. Pois reforço a ideia que na mediateca nada foi "roubado" e o FORMA-TE ainda refere a negrito que não se responsabiliza pela colocações de trabalhos.

No entanto os tribunais estão entupidos de processos pendentes e você fala em advogados que vivem destes casos para entupir mais os ditos cujos, mesmo lamentável, o FORMA-TE controla todas as mensagens no forum e todos os membros podem controlar tudo no forum e na mediateca com um simples clique que é reportar qualquer situação ou ocorrência que aconteça.

Não esquecer ainda que esses mesmos advogados que vivem disto, precisam de ser pagos, seria você a pagar? Acredite que o Forma-te não poderia ser responsável, mas sim o membro que colocou o trabalho, sei do que falo colega e apenas o membro pode ser responsável e judicialmente esse "advogado" que vive disto, sabe disso, seria dinheiro desperdiçado em tribunais e que não levaria a lado nenhum pois o FORMA-TE não cobra dinheiro pelos trabalhos.
Atenção às letras a negrito na mediateca sobre responsabilização.

Diariamente são movidas e eliminadas mensagens do forum para que hoje possa colocar uma mensagem que pode ser lida por todos mais comodamente.

A sua recomendação foi vivamente aceite, contudo aceitamos seu trabalho como membro para reportar qualquer situação

Obrigado
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Propriedade Intelectual de Documentos neste Portal 12 anos 5 dias atrás #14372

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
Isso dos chamados "direitos de autor" é uma coisa muito mais complexa do que simplesmente dizer que "fui eu que fiz ou escrevi".
Um simples power point colocado num determinado forum na internet, mesmo que obviamente feito por alguém, não dá direito a esse alguém reclamar direitos de autor!!!
Para tal teria que registar o documento, coisa que ninguém o faz.

Existem inúmeros foruns técnicos nos EUA, onde o copyright é levado muito a sério, onde poderemos encontrar todo o tipo de files para "sacar".

O que me preocupa profundamente neste espaço nem é isso, o grave mesmo são os pedidos de documentos/informação por parte de "formadores" quando vão ministrar uma determinada acção!
Isso sim, é grave e atentatório da dignidade profissional!
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para criar a página: 0.037 segundos