Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Dúvidas/Questões sobre CCP - FAQ

Dúvidas/Questões sobre CCP - FAQ 11 anos 11 meses atrás #14186

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
Este tópico destina-se à divulgação de dúvidas e respostas sobre o antigo Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP) e o agora Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), pois ao facto de haver ainda muitas questões no ar.

Portal NetForce: http://netforce.iefp.pt


1. Não consigo entrar no Portal NetForce, que se passa? :blink:
O site é visitado diariamente por muitos interessados e por vezes o site fica sobcarregado ou pode este estar em manutenção.

2. Não consigo registar-me, o que fazer? :huh:
Envie um email para netforce@iefp.pt reportando a situação e indicar o seu numero de identificação fiscal (NIF), mais o seu contacto telefónico, referindo que quer fazer o registo.

3. É obrigatório registar-me no site? :blush:
O registo é obrigatório para a obtenção do CCP.

4. Já efectuei o pedido do CCP, como posso saber o estado do processo? :S
Entrando no portal NetForce, faça o login, de seguida "Candidaturas à Certificação/Pendentes" e verifique o estado do seu processo.

5. Já efectuei o pagamento do meu CCP, como obtenho o certificado? :dry:
Pelo portal, faça o login e entre na sua área reservada em "Candidaturas à Certificação – Histórico".

6. Já recebi a carta do IEFP para pagar o seu certificado e ainda não o recebi, que faço? :unsure:
Leia um caso real no link seguinte:
http://www.forma-te.com/forum/discussao-geral-/13964-conselho-sobre-o-ccp-formador.html#13964

7. No meu CCP não aparece o nº? :blink:
Ou o processo ainda está pendente, deve aguardar alguns dias, pois estas entidades demoram o seu tempo. Ou então, entrar em contacto com o IEFP (recomendado).

8. O meu CCP não tem assinatura nem carimbo, como se pode saber se é autêntico? :huh:
Fácil, a autenticidade do certificado pode ser verificado pelo site NetForce, inserindo o código do CCP no campo “Pesquisa Formadores” e verifique se os dados são os mesmos.

9. É verdade que meu CCP é vitalício? :blush:
Até nova legislação, o CCP é para sempre, leia a Portaria em baixo

10. Então e quem já tem CAP? Tem de pedir o CCP? :blush:
CAP é uma coisa CCP é outra, o CCP é para dar formaçao, é o certificado de Formador

__________________________________________________

(Tópico em constante actualização, porque com as novas dúvidas que possam surgir, aqui serão acrescentadas).


Mais informações no site da entidade oficial IEFP:
http://www.iefp.pt/formacao/formadores/certificacao/CertificacaoIndividual/Paginas/PedagogicaFormador.aspx

Consulte a legislação:

Decreto-Lei n.º 92/2011, de 27 de Julho
Pois pensa-se que o CAP acabou, mas apenas mudou de nome.

Portaria n.º 994/2010, de 29 de Setembro
Os Certificados de Aptidão Pedagógica de Formador deixam de ter validade, não carecendo de ser objecto de renovação.

Decreto Regulamentar n.º 66/94, de 18 de Novembro
Regulamenta o exercício da actividade de formador no domínio da formação profissional inserida no mercado de emprego.



Neste Forum já foi dito: "Formador não é uma profissão, mas uma partilha de experiências e conhecimentos".

Esperemos ter ajudado ;)
Cumprimentos
Equipa Forma-te :laugh:
Última Edição: 10 anos 8 meses atrás por genio86.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dúvidas/Questões sobre CCP - FAQ 11 anos 4 meses atrás #15255

Então e quem já tem CAP? Tem de pedir o CCP? Desculpem-me mas não estou a perceber?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dúvidas/Questões sobre CCP - FAQ 10 anos 8 meses atrás #16085

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
Topico actualizado

CCP é uma coisa, CAP é outra, o CCP é o certificado do Formador e o CAP é da especialidade, no entanto ha cursos que pedem ambos os certificados, mas ha outros que apenas pedem o CCP
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Dúvidas/Questões sobre CCP - FAQ 10 anos 5 meses atrás #16315

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
10. Então e quem já tem CAP? Tem de pedir o CCP? :blush:
CAP é uma coisa CCP é outra, o CCP é para dar formaçao, é o certificado de Formador

________________________________________________________

Eis o que figura no site do IEFP:

Na sequência de informações, que têm vindo a ser veiculadas nas redes sociais e através de correio eletrónico, relativamente à obrigatoriedade de converter o Certificado de Aptidão Pedagógica de formador (CAP) em Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), vem o IEFP, I.P. informar que as mesmas não têm qualquer fundamento.

Neste sentido esclarece-se o seguinte:

Todos os CAP de formador emitidos ao abrigo do anterior regime de certificação, mantêm-se válidos, produzindo os mesmos efeitos que o CCP, de acordo com o número 2 do artigo 13.º da Portaria nº 214/2011, de 30 de maio (que estabelece o regime de formação e certificação de competências pedagógicas dos formadores);

Todos os CAP foram automaticamente convertidos em CCP e encontram-se disponíveis no portal NetForce, bastando apenas a inscrição neste portal por parte do respetivo titular para aceder ao seu CCP, sem qualquer tipo de custos associados;

Não foi definido qualquer prazo ou obrigatoriedade para o acesso ao CCP por parte do titular de um CAP, considerando o referido no ponto 1.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.113 segundos