Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Limite de horas de formação

Limite de horas de formação 12 anos 10 meses atrás #11820

Bom dia!

Gostaria de saber se um formando (trabalhador por conta de outrem) pode receber 9 ou 10 horas de formação num único dia.
Sabem onde poderei encontrar a legislação para verificar isto?

A minha dúvida refere-se à tipologia 3.2 do POPH.

Desde já agradeço,

Carla
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Limite de horas de formação 12 anos 10 meses atrás #11826

  • descobrir
  • Avatar de descobrir
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 52
  • Carma: 3
Pelo que conheço da legislação apenas em cursos EFA está referido um limite de horas de formação diárias.
Nas outras tipologias nada de específico em termos de numero de horas é referido.
Convém claro, numa óptica pedagógica, ter cargas horárias ajustadas aos conteúdos, métodos pedagógicos e publico alvo, pelo que quem sabe as 10 horas não se justificam.

(Proponho que pensemos a título de exemplo num curso avançado de gestão de stress, eminentemente prático, que envolva actuar em cenários de crise...)

Quer nos contar um pouco mais a origem da sua dúvida?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Limite de horas de formação 12 anos 10 meses atrás #11827

Há uma acção de formação de 25 horas. Sendo que os formandos irão ter dias inteiros para a formação (dentro de um projecto do POPH 3.2) é possível darem 8 horas e meia por dia, ou terão de ter mais um dia com uma hora?

Eu não encontro nada na legislação (também não procurei muito), mas quando se inserem essas horas no SIIFSE o mesmo indica que se forem mais de 8 horas, o programa não aceita.

Será que me pode ajudar nisto? É que a formação está para comçar em breve e preciso de saber se o formador vai lá 3 dias ou terá de ir 4.

Obrigada!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Limite de horas de formação 12 anos 10 meses atrás #11828

  • descobrir
  • Avatar de descobrir
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 52
  • Carma: 3
Sinceramente não estou lembrado de colocar horas por dia no SIIFSE.
O que coloca são os dias e o numero de horas do curso.
Não sei se depois internamente faz qualquer tipo de controlo de horas diárias de formação.
Será melhor, ou testar já a ver se o programa aceita, ou então contactar o suporte.
Se não aceita, está solucionado o problema!!!

No entanto não estou a ver o SIIFSE a fazer qualquer tipo de avaliação mais ligada à pedagogia.
Em auditoria (humana) ao projecto, pode ser sim colocada a questão da eficácia pedagógica, do bom planeamento e concepção da acção, do atingir dos objectivos.

Em formações de dia inteiro o desempenho do Formador assim como a concepção são postos à prova. Para bem dos Formandos e da aprendizagem os dois factores devem estar bem desenvolvidos.
Última Edição: 12 anos 10 meses atrás por descobrir.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Limite de horas de formação 12 anos 10 meses atrás #11835

Obrigada!
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.036 segundos