sobre faltas de pagamentos, ou pagamentos atrasados, infelizmente tornararam-se norma,quersejam entidades que deêm formação financiadas, quer seja formação em empresas, todos argumentam que as empresas (ou PHOH e outras entidades) pagam tarde, ou não pagam. E sabem o quê? é verdade, as empresas andam todas a pagar tardíssimo aos seus fornecedores, e muitas vezes vão inventando desculpas para não pagar.
O que é que o formador tem a ver com isto? Nada.
Quem é que tem solução para isto? Ninguém.
Eu durante três anos fui directora pedagógica numa entidade que dava formação de línguas em empresas. As coisas foram deteriorando-se, havia cada vez menos procura, e os clientes pagavam cada vez menos. Tinhamos de telefonar todos os meses, a pedir pagamentos. Mas o pior foi que o dono da escola começou a pagar os formadores cada vez mais tarde. E ainda piorou. Começava a arranjar desculpas para não pagar (por exemplo se um professor não tina entregue as folhas de presença a tempo, já não recebia esse mês. Tinha de esperar pelo próximo. E claro ficaria no fim da lista, sendo dos últimos a receber, a menos que fosse esquecido outra vez). O pior é que EU era o contacto com os formadores, eles ligavam-me a mim, queixava-se a mim, e eu não podia fazer nada.
Despedi-me. Hoje, três anos mais tarde, vejo que esses hábitos já se alastraram por quase todas as entidades. A maioria paga tarde, tardíssimo, e muitas arranjam desculpas para não pagar.