Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Preparar um formação

Preparar um formação 15 anos 2 semanas atrás #4488

  • CL25
  • Avatar de CL25
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 13
  • Carma: 1
Boa Tarde

Foi-me pedido para preparar um formação acerca da prevenção contra incêndios em edificios só que ando aqui um pouco atrapalhado não sei por onde começar será que me podem dar uma ajuda.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Preparar um formação 14 anos 4 meses atrás #7652

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Bom... Eu não sou da área, mas acho que um bom início é um manual e a legislação apropriada.
O Novo Regime Jurídico de Segurança contra Incêndios em Edifícios - Decreto-lei n.º 220/2008.

Por fim, partindo do (bom) princípio de que o colega foi chamado a falar sobre um assunto que conhece e sobre o qual aprendeu alguma coisa, é de não esquecer as pessoas que o ensinaram, ou seja: professores, formadores, superiores hierárquicos, etc., que o poderão ajudar bastante! :-)

Claro que, se estiver com dificuldades de base, i.e., em estruturar o curso, pode sempre tirar ideias de outros já existentes, consultando na net. Veja este, por exemplo (no google, com as aspas): "SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS - APLICAÇÃO DO REGIME JURÍDICO DE SCIE" - aqui encontra os conteúdos e até o nome do formador, que poderá contactar a pedir ajuda.
Não vem lá o endereço dele, é verdade, mas se é engenheiro, é só consultar a página da Ordem; ou pode começar por ligar para a entidade formadora a pedi-lo. Enfim... Por vezes é preciso é dar um passo e outro a seguir, e logo estamos a caminhar... É preciso "fuçangar", passo a expressão.

Já agora, esse senhor é formador da Escola Nacional de Bombeiros (outro filão!) e desenvolve
paralelamente a actividade de consultor na área da segurança contra incêndio, segurança no trabalho e organização da emergência. Éx-militar e muito experimentado, parece fonte credível.

Sabe, eu de incêndios não percebo coisa nenhuma, mas de começar do zero e perdida, um pouco.

Tem também uma opção um bocadito mais ousada, que é a de se aconselhar sobre bibliografia com entidades que terão que a conhecer, como empresas de fiscalização de normas sobre prevenção de incêndios, ou mesmo especializadas em sinaléptica de segurança, ex: www.tecnipreve.pt/

Por fim, gosto de reforçar os princípios: LIVROS!!! O melhor é uma livraria técnica, mas, antes disso, nada nos proibe de dar mais uma voltinha no carrocel da net e averiguar o que andam a ler aqueles que é suposto perceberem disto. A exemplo, que bibliografia se recomenda, sobre o tema, numa licenciatura em Protecção Civil?...

Viegas, D. X. et. al., 2005, Manual Prático para Prevenção e Combate a Incêndios, Verlag Dashöfer ed. Profissionais, Lisboa.
GOMES, Artur - Manual de Comando Operacional, Cadernos Especializados, Escola Nacional de Bombeiros, Sintra 2002.
Dunn, V., 1999, Command and Control of Fires and Emergencies, PennWell Pub. Co., USA
Angle, J. A. et. al., 2001, Firefighting Strategies and Tactics, Thomson Learning Inc. USA.
Coleman, J. F., 2001 , Managing Major Fires, , PennWell Pub. Co., USA.

E olha aqui mais uma dica, uma revista da área, chamada "Segurança", aconselhada como recurso bibliográfico por outro senhor que também deve saber a potes disto!!! Enfim... Não estamos sós!
www.tria.pt/ppci/?sc=biblioteca&page=b02

Não podendo ajudar como gostaria, fico-me pelos votos de um bom trabalho!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Preparar um formação 14 anos 3 horas atrás #8898

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Já se fosse "intervenção em incêndios em edifícios urbanos" (ao invés de prevenção), saberia exactamente quem lhe aconselhar, e ficaria bem entregue. Pelo que, se alguma vez precisar...

Um abraço.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.043 segundos