Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Método Ativo e Método Interrogativa - dúvida

Método Ativo e Método Interrogativa - dúvida 11 anos 1 mês atrás #15728

  • D.F.
  • Avatar de D.F.
  • LIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 13
  • Carma: 0
Boas

No seguimento de uma formação que estou a ministrar na área de FPIF, módulo "Metodologias e estratégias pedagógicas" foi suscitada uma dúvida que também me deixou a pensar e gostaria de obter as vossas opiniões.

A definição de cada um dos métodos e em que consistem é clara, no entanto, surgiu uma questão: Quando um formados coloca questões aos formandos antes de iniciar uma exposição, no sentido de provover a reflexão inicial sobre a mesma, estamos a falar do método ativo ou interrogativo? O que se pretende não é tanto que o formando resposnda de forma acertada, mas que pense e reflita sobre a temática. Muitas vezes acontece que, depois de uma pequena oriantação do formador os formandos vão chegando exatamente ao pretendido.
Eu pessoalmente vejo mais o método interrogativo com forma de avaliação, para verificar se os formandos assimilaram determinado conteúdo. Nesse caso sempre à espera que a resposta do formando seja a correta.
Tenho dúvidas se, nesta situação especifica, estamos a falar do método ativo ou interrogativo.

Aguardo as vossas opiniões.

Obrigada desde já.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Método Ativo e Método Interrogativa - dúvida 11 anos 1 mês atrás #15730

  • descobrir
  • Avatar de descobrir
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 52
  • Carma: 3
Não há qualquer dúvida. É claramente um método interrogativo.

Deixo alguma informação sobre Métodos Pedagógicos na taxinomia proposta por Alain Meignant.

Definição: Processos e técnicas que têm como finalidade facilitar a transmissão de conhecimentos, a aprendizagem de saberes, o desenvolvimento pessoal e a evolução de comportamentos.

Os métodos pedagógicos podem ser agrupados em cinco categorias:

Afirmativos: centrados na transmissão de saberes do formador ao formando (exemplos - exposição e exercícios e trabalhos práticos).

Interrogativos: centrados na maiêutica socrática, que estimula a progressão do formando questionando-o (exemplos - dedutivo, indutivo e ensino programado).

De descoberta: centrados na actividade intelectual, afectiva e emocional do formando e onde o conteúdo de aprendizagem não é totalmente fixado a priori pelo formador; o formando vai gerindo a sua própria progressão (exemplos: pedagogia de projecto, autoscopia e formação-acção).

Activos: centrados na actividade do formando enquanto recurso de aprendizagem; a pessoa é implicada intelectual, afectiva e emocionalmente na sua aprendizagem (exemplos: método de casos, jogos de simulações, trabalho em grupo, métodos de criatividade e pedagogia do centro de interesse).
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Método Ativo e Método Interrogativa - dúvida 11 anos 1 mês atrás #15731

  • D.F.
  • Avatar de D.F.
  • LIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 13
  • Carma: 0
Desde já obrigada pela sua colaboração.

No entanto continua a não ser tão claro assim para mim. Esta dois métodos são muito ambíguos e, neste caso em particular, ou seja, da colocação de questões pode não ser claro se se torna interrogativo ou ativo.
Isto porque, pelas leitura sobre a temática:

- no método ativo o formando é agente ativo, voluntário e consciente da sua própria formação (construção do saber pelo formando). Então e se eu colocar uma questão do tipo: será a comunicação determinante nos dias de hoje? eu não estarei a utilizar um método ativo, em que o formando é colocado como agente da sua aprendizagem, ou seja, o conhecimento que ele vai construir vai ter como base a sua perspetiva. Eu estou apenas a orienta-lo no seu conhecimento. Eu coloquei uma questão mas será apenas por isso considerado que estou a utilizar um método interrogativo?

Ficam-me muitas dúvidas no ar, no entanto parece-me que quando se fala de método interrogativo, de uma forma isolada, sem ser em conjunto com outros métodos, se foca muito na avaliação, para garantir o controlo do processo expositivo, p.e, mas quando utilizado desta forma que explicitei não me parece que possamos falar em método interrogativo de forma isolada, mas sim combinado com o método ativo.

Tudo depende também da fonte bibliográfica.

Mas isto é formação. a suscitação de dúvidas que aparentemente são claras.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Método Ativo e Método Interrogativa - dúvida 11 anos 1 mês atrás #15734

  • descobrir
  • Avatar de descobrir
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 52
  • Carma: 3
Vou-me centrar na situação que colocou.
Assim, na minha opinião para sabermos o método usado temos que saber o objectivo do Formador ao colocar a questão:

Se é apenas como desbloqueador de conversa, ou introdutor do tema, ou centralizador da discussão em torno daquele tema, é interrogativo. Porque repare, não pretende que seja o Formando a dar a resposta em boa verdade, só quer que ele se sintonize naquele assunto, que a mente lhe comece a fervilhar.

Se, no entanto, lhe coloca a mesma questão com a intenção de ser o Formando a encontrar a resposta sem o seu auxílio será activo. Será aqui o Formando a construir o seu saber a sua aprendizagem. Não me pareceu esse o caso.

Por ultimo, se lhe coloca a questão para ambos apenas com o objectivo de ambos se lançarem à “aventura do conhecimento” sem qualquer rumo traçado apenas deixar fruir o assunto e ver onde, ou a que conhecimento, nos leva, aí falaremos no método de descoberta.

O que acha?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Método Ativo e Método Interrogativa - dúvida 11 anos 1 mês atrás #15737

  • D.F.
  • Avatar de D.F.
  • LIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 13
  • Carma: 0
Agora sim, estou inteiramente de acordo com o que disse. Efetivamente depende muito do objectivo do formador quando coloca as questões.
No caso de colocarmos questões com um duplo sentido, ou seja, verificar os pré-requisitos, p.e, e ao mesmo tempo para promover a reflexão sobre a temática por parte do formando, penso que poderemos falar de dois métodos em simultâneo Interrogativo/ativo.

Obrigada pela sua colaboração.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.041 segundos