Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Formação inicial de formadores: dúvidas

Formação inicial de formadores: dúvidas 13 anos 2 dias atrás #11339

  • pcicvn
  • Avatar de pcicvn
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Boas tardes,
É a primeira vez que escrevo no vosso fórum e logo para pedir a vossa ajuda, mas é importante e recorro a vocês porque me parecem os mais indicados para esclarecer as minhas dúvidas.
Antes de tudo continuem com o bom trabalho em promover esta área.

Tenho intenções em frequentar um curso inicial de formadores mas ainda tenho muitas dúvidas sobre o que envolve estes cursos, daí que gostava que me ajudassem:
até porque pelo que tenho visto no fórum não há informação que me esclareça:
- O curso inicial de formadores é leccionado de uma maneira geral ou específica? Ou seja...ao obter o CAP posso estar capacitado para ser formador de qualquer área e depois a partir daí dedicar-me a obter formação específica ou o curso inicial de formadores é específico conforme a área em que me quero dedicar?
- Creio que por lei há certas licenciaturas que dão direito ao CAP mas não consigo saber quais. Existe alguma listagem de licenciaturas com essas condições que posso consultar?
- O que distingue um bom de um mau curso inicial de formadores? Estou a perguntar isto pois estes cursos por muito que todos eles possam ser homologados pelo IEFP, sempre há entidades que cobram mais ou estabelecem mais horas de aulas. Será que há entidades que nos deixam mais bem preparadas que outras?
- Existe alguma listagem, que possa ser consultável, de todas as entidades formadoras que tenham esta oferta formativa de formação inicial de formadores?

Desde já o meu agradecimento e desculpem o incómodo.

Cumprimentos
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Formação inicial de formadores: dúvidas 12 anos 8 meses atrás #11904

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
- O curso inicial de formadores é leccionado de uma maneira geral ou específica? Ou seja...ao obter o CAP posso estar capacitado para ser formador de qualquer área e depois a partir daí dedicar-me a obter formação específica ou o curso inicial de formadores é específico conforme a área em que me quero dedicar?

O curso inicial de Formador é geral. Ao obter o CAP é sempre aconselhado que tenha ja uma área especifica para se dedicar, no meu caso tenho o curso de Higiene e Segurança no Trabalho e ao tirar o curso de Formador, apenas dou formação nesta área, pois se fosse dar formação de economia nao conseguia pois nao é a minha área.


- Creio que por lei há certas licenciaturas que dão direito ao CAP mas não consigo saber quais. Existe alguma listagem de licenciaturas com essas condições que posso consultar?

Licenciatura dá direito ao CAP nível 5, simples, apos terminar o curso basta pedir o CAP à ACT, (mais informações no site da ACT)


- O que distingue um bom de um mau curso inicial de formadores? Estou a perguntar isto pois estes cursos por muito que todos eles possam ser homologados pelo IEFP, sempre há entidades que cobram mais ou estabelecem mais horas de aulas. Será que há entidades que nos deixam mais bem preparadas que outras?

Em relação aos custos tudo depende, sou de castelo branco e como há muita concorrencia os custos sao mais baixos do que na Idanha-a-nova que so há uma escola de formação ao Formador, entende? Tudo depende, é uma questao de pesquisar escolas de formação, agora o outro aspecto se são mais profissionais que outras, é outra questao de questionar quem la estudou e obter resultados.


- Existe alguma listagem, que possa ser consultável, de todas as entidades formadoras que tenham esta oferta formativa de formação inicial de formadores?

Tem o site do IEFP, pois para ter o CAP de formador tem que solicitar ao IEFP, pesquise no site deste instituição que lá tem muita informação.


Bem, espero ter ajudado:laugh:
Mais qualquer dúvida, disponha
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Formação inicial de formadores: dúvidas 12 anos 8 meses atrás #11933

Gostaria de dar formação e não possui CAP de formador?

A ACADEMIA APAMM de Ermesinde, dá-lhe a possibilidade de ministrar (no mínimo) 25h de formação, ao tirar o seu CAP connosco.

Início: Setembro/2011

Duração: 114h

Horário: Pós-laboral

A sua nova profissão começa em Setembro ... não deixe passar esta oportunidade!

Inscrições:
ACADEMIA APAMM de Ermesinde
Rua José Joaquim Ribeiro Teles, 545
4445 485 Ermesinde (junto à CGD da Vila Beatriz)
Telef. 220924475
E-mail: ermesinde@academiaapamm.com
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Formação inicial de formadores: dúvidas 12 anos 8 meses atrás #11935

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
É gratuito? B)

Sei que quer promover o curso, mas tenha em consideração a colocação do aununcio na respectiva categoria: Bolsa de Emprego - Anúncios

Agradecemos a organização do Forum B)
Última Edição: 12 anos 8 meses atrás por genio86.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.147 segundos