Quem Somos


O Forma-te (Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional) é uma Comunidade de Aprendizagem, uma Rede de Aprendizagem Colaborativa, de todos os profissionais da Formação e Ensino Profissional. O Forma-te é, assim, um espaço de partilha de informação, conhecimentos e experiências entre os profissionais da formação e ensino profissional.  É também a maior base de Recursos Educativos/Formativos Abertos de Portugal (20 MIL recursos digitais) disponível desde 2006. Depois de 10 anos de existência o Forma-te constituiu a Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional uma pessoa coletiva privada, sem fins lucrativos, com duração ilimitada, de âmbito nacional, representativa do setor da formação e ensino profissional.

 

forma-tevideo1

 

O Forma-te (Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional) tem como objetivos:

a) Participar na avaliação e no acompanhamento das políticas e instrumentos de formação e ensino profissional, propondo estratégias de inovação e desenvolvimento;
b) Promover a formação e ensino profissional e a aprendizagem ao longo da vida, como fatores que contribuem para a valorização pessoal e profissional, facilitando o acesso à cultura, ao emprego e à cidadania ativa;
c) Promover a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens na formação e aprendizagem ao longo da vida;
d) Fomentar o acesso à formação e à aprendizagem ao longo da vida a pessoas com necessidades especiais como trabalhadores pouco qualificados, trabalhadores com deficiência, minorias étnicas, etc.
e) Impulsionar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem e formação;
f) Promover e apoiar todos os profissionais que trabalham no sistema de formação e ensino profissional, valorizando e dignificando o papel de cada um, com vista a apoiar e assegurar a qualidade, rigor, exigência e inovação da formação e ensino profissional.

Pretende ainda:

- Reforçar a importância das redes de comunicação, de relação e de partilha entre os profissionais de formação;

- Melhorar o acesso à informação, a diferentes recursos pedagógicos e a tecnologias digitais;

Assim, o FORMA-TE (Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional) pretende contribuir para a aprendizagem ao longo da vida, estimulando a construção do conhecimento através da partilha, por isso, somos artesãos do Conhecimento. 

 

Direção: 

Mário dos Santos Martins

Ana Paula Silva

 Luís Jacob

 

Webmaster

 

 

 Bruno Magalhães


 

 Perguntas Frequentes

 

O Forma-te é uma Entidade Formadora?

Não. É uma Comunidade de Aprendizagem dos profissionais das áreas da Formação e Educação. A partir de fevereiro de 2016 o Forma-te consitui-se como Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional.

 

O que é uma Comunidade de Aprendizagem?

Uma comunidade de aprendizagem é uma organização social de pessoas que trabalham em conjunto, partilhando conhecimentos, atitudes e valores, para alcançar objetivos mútuos. O conceito de comunidade surge associado à proximidade do espaço, à partilha de interesses e objetivos, à troca de informações e opiniões, à colaboração e à cooperação entre os participantes.

 

Quando surgiu o Forma-te?

O Projeto começou a ser construído no ano de 2005 mas foi só em Junho de 2006 que ficou disponível na internet.

 

Porque surgiu o Forma-te?

 A ideia inicial do Fundador do projeto Forma-te (Mário Martins) era Fomentar a Partilha de ideias, conhecimentos, informações e Material Pedagógico entre Profissionais da Formação. Acreditamos que o Conhecimento constrói-se Partilhando. A aprendizagem ao longo da vida é algo que todos os profissionais devem ter em conta, por isso, forma-te ao longo da vida.

 

Quais são os principais serviços?

 TODOS OS SERVIÇOS SÃO GRATUITOS

Mediateca de Formação: Disponibiliza milhares de ficheiros de várias áreas de formação.

Informa-te: Divulga cursos/ações de Formação das Entidades Formadoras de Portugal

Bolsa de Formadores: Divulga os currículos dos formadores e professores.

Bolsa de Emprego: Divulga as necessidades de recrutamento das entidades formadoras.

Fórum: É um espaço de partilha de informação, conhecimentos e dúvidas.

Webinares/e-Workshop: Realização de várias sessões via internet onde os colegas formadores partilham os seus conhecimentos e experiências.

 

O Forma-te realiza vários eventos, workshops e sessões técnicas, porquê?

 Os eventos organizados pelo Forma-te além de ajudarem a divulgar e a dinamizar o Projeto Forma-te, também ajudam a financiar o mesmo, uma vez que, todos os serviços do portal são gratuitos.

 

Quais são os principais eventos nacionais organizados pelo Forma-te?

Encontro Nacional de Formadores
Congresso Nacional da Formação Profissional

 

O Forma-te organiza/promove cursos?

 O Forma-te apenas apoia, ou divulga determinados cursos resultantes das parcerias que são estabelecidas com outros operadores da formação.