Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: DGERT : Entidades Formadoras e e-learning

DGERT : Entidades Formadoras e e-learning 4 anos 2 semanas atrás #20767

  • Mário Martins
  • Avatar de Mário Martins
  • LIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 676
  • Obrigado recebido 111
  • Carma: 42
Atualizado em 26-03-20


No contexto excecional e temporário relativo à situação epidemiológica do COVID-19 e tendo em conta as medidas de suspensão de atividades educativas e formativas presenciais, estabelecidas pelo Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de Março, a DGERT presta as seguintes informações às entidades formadoras certificadas:

As atividades de formação presencial poderão ser substituídas por atividades de formação a distância e/ou que promovam a continuidade do contacto com os formandos e o seu acesso aos recursos formativos, quando tal for possível e estiverem reunidas condições para o efeito, com as devidas adaptações aos recursos e experiência que as entidades e os formandos dispõem.


Esta situação pode aplicar-se a toda a formação desenvolvida, enquadrada ou não no Catálogo Nacional de Qualificações, nas áreas de educação e formação em que se encontram certificadas.


As entidades formadoras não necessitam de autorização da DGERT nem de certificação específica para desenvolver formação na forma de organização a distância. A certificação é um reconhecimento concedido por áreas de educação e formação, não existindo um processo de validação suplementar para esta forma de organização.



Não obstante, se a entidade decidir realizar a sua atividade formativa de forma estruturada e regular neste formato, deverá atender aos requisitos específicos sinalizados no Referencial de Qualidade da Certificação para a formação a distância, fundamentais para garantir um nível de qualidade dessas intervenções idêntico ao que caracteriza a formação presencial.


Os requisitos específicos estão identificados na Portaria regulamentadora e no Guia do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras, versão 1.17, acessíveis no menu Documentos de Apoio: certifica.dgert.gov.pt/links-uteis1.aspx

Requisitos de recursos humanos - página 21 do Guia de Apoio

Requisitos de processos no desenvolvimento da formação - páginas 45, 46 e 47 do Guia de Apoio, onde se explicitam questões relacionadas com o modelo pedagógico, sistema de tutoria e avaliação e página 54 onde consta informação especifica para o Regulamento de Funcionamento

Informa-se ainda que a ANQEP publicou um documento com esclarecimentos sobre a possibilidade de desenvolvimento das modalidades de qualificação de adultos, enquadradas no Catálogo Nacional de Qualificações, em formato a distância.
Pode aceder ao documento aqui e consulte regularmente o site da ANQEP para atualizações sobre o mesmo.
certifica.dgert.gov.pt/aviso-anqep.aspx
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: loraferreira

DGERT : Entidades Formadoras e e-learning 3 anos 11 meses atrás #20813

Boa tarde,
Posso ter acesso à lista das entidades formadoras que dão formação à distância?
Grata
O adminstrador desactivou a escrita pública.

DGERT : Entidades Formadoras e e-learning 3 anos 11 meses atrás #20816

  • Mário Martins
  • Avatar de Mário Martins
  • LIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 676
  • Obrigado recebido 111
  • Carma: 42
Boa Tarde
Não existe certificação para a formação a distância. Qualquer entidade formadora certificada que cumpra os requisitos específicos definidos pela DGERT pode desenvolver formação a distância.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.038 segundos