Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Curso EFA:turismo|módulo_cartografia e orientação

Re: Curso EFA:turismo|módulo_cartografia​ e orientação 14 anos 9 meses atrás #5678

fortop escreveu:
Boa tarde!

Vou iniciar o módulo de cartografia e orientação e o de Paisagem Natural. Tem algum material que possa ceder?


Não tenho nada sobre nenhuma das UFCD's mas lembrei-me de uma convenção europeia sobre o direito à paisagem natural... não sei se ajuda... mas... é o meu contributo! :P

Caso alguém tenha material que possa ceder sobre "Animação Ambiental" e "Turismo Descoberta" agradecia imenso... :dry:

Boa sorte!

Saudações Turísticas

Anexo Conv_Europe_Paisagem.pdf não encontrado

O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Curso EFA:turismo|módulo_cartografia​ e orienta 14 anos 9 meses atrás #5693

Shed escreveu:
Olá Paula,

Desculpa a pergunta e a ignorância mas o que é que se dá mesmo nesse módulo? Ensina-se a ler uma carta topográfia a orientá-la e a tirar azimutes? Não consigo ver porque é que isso se dá num curso de Turismo, até parece que depois na vida profissional vão andar a dividir os turistas em grupos pequenos e fazer raids com eles como se fossem escu(o)teiros. Se calhar sou eu que estou a ter uma visão demasiado simplista ...



Olá Shed,

Não sei qual a tua visão sobre o turismo, mas há muitas coisas que um técnico de turismo pode fazer, além de vender viagens, estar na recepção de um hotel ou num posto de turismo. Uma das áreas de actividade sobre a qual um TT pode trabalhar é precisamente dentro do turismo de natureza, onde se podem realizar diversas actividades de animação turística e/ou ambiental. Como é obvio, para podermos planear, organizar e implementar uma actividade em contexto ambiental, há determinadas ferramentas de trabalho, determinados conhecimentos que necessitamos de ter... além disso, é impensável organizarmos qualquer uma actividade sem termos noção das necessidades (reais ou eventuais) dos nossos clientes. Há imensas actividades onde ler uma carta topográfica e saber trabalhar com uma bussola é imprescindivel... não apenas os clientes (os tais supostos escuteiros de que falas), mas como os próprios técnicos... ou que técnicos serão esses que não sabem fazer o que planificam? é qs como seres atendido/a num posto de turismo, pedires informações sobre os pontos de interesse turístico na cidade e a pessoa que te atende não te saber responder....

Um formando do curso de tecnico de informação e animação turística tem de saber isso... pq uma das saídas profissionais são as empresas de animação...afinal estamos a formar pessoas competentes ou estamos apenas a dar-lhes certificados a torto e a direito sem preocupações sobre as suas supostas competencias e obrigações profissionais futuras???
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Curso EFA:turismo|módulo_cartografia​ e orientação 14 anos 9 meses atrás #5701

Tenta algumas dicas no manual de sobrevivencia do exercito, que facilmente encontras online
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Curso EFA:turismo|módulo_cartografia​ e orienta 14 anos 9 meses atrás #5708

  • Shed
  • Avatar de Shed
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 28
  • Carma: -2
Olá Paula,

Concordo plenamente quando dizes que queremos formar pessoas competentes. Todos nós temos as nossas áreas favoritas ou as que dominamos e Animação turística eu realmente não domino 1º porque nunca foi abordada na minha formação académica, 2º porque não tive oportunidade.
Espero no post anterior não ter ofendido, não estou de forma nenhuma a desvalorizar a Animação Turística apenas existem certas questões que me fazem espécie como esta da cartografia mas que já me foi desmistificada.
Obrigada pela ajuda :)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Curso EFA:turismo|módulo_cartografia​ e orienta 14 anos 9 meses atrás #5712

Olá shed,

Ainda bem que te consegui elucidar. Não era minha intenção ser brusca na resposta mas acabei de a reler agora a minha pp resposta e acho que fui um pouco sim.... sorry :(

Mas, como deves saber, trabalhar na área do turismo é um pouco ingrato pq as pessoas que estão fora nunca sabem o que é, nunca sabem o que nós fazemos, nunca sabem o que se trta, nunca percebem o porque da necessidade de haver profissionais a planearem as coisas... para elas é tudo tão simples, como pegar nas malas e embarcar para um qualquer destino, sm pensarem sequer que, (1) se embarcam é pq alguém lhes tratou da documentação e das formalidades com as companhias aeras, hoteis e afins, (2) é pq alguém trabalha quando eles estão em lazer e (3) é pq alguém pensa e planifica actividades e serviços que lhes permitam usufruir do destino....

e confesso...fiquei um pouco fora de mim quando vi o teu post.... Mais uma vez peço-te desculpa pela rispidez da resposta e fico contente por te ter ajudado a compreender um bocadinho mais a área do turismo de natureza e das actividade em contexto ambiental!

saudações turísticas
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Curso EFA:turismo|módulo_cartografia​ e orientação 14 anos 9 meses atrás #5763

  • fortop
  • Avatar de fortop
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 0
obrigado
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para criar a página: 0.037 segundos