Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: "Modelos Pedagógicos"

Re: "Modelos Pedagógicos" 14 anos 1 mês atrás #8383

  • zantomio
  • Avatar de zantomio
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 79
  • Carma: -1
Colegas, formadores de CEF de Acção Educativa, eu sei que o tempo é pouco, mas antes de darem este modulo falem com uma educadora, visitem um jardim para entenderem como é o dia a dia. É dos modulos bases, principais.

Assim como para saber fazer Matematica temos de saber reconhecer numeros, no pre-escolar os A.A.E. têm de reconhecer bem as metodologias. é impossivel uma educadora querer trabalhar MEM se o A.A.E., não tiver conhecimento.

A diferença começa logo na relação adulto.criança, no resolver conflitos, na aprendizagem. No MEM ninguem faz 20 "copias" palhaços iguais como se vê em alguns jardins. Esse metodo de ensino é tradicional.

Apostam neste modulo. Custa muito pegar num CEF de 2 ano que não sabe os modelos, nem as areas de conteudo. Tudo tem base nisso.

Se não sabem como vão montar uma sala de acordo com o MEM, que requer 7 contos, oficinas, especificas.
Como é que a sala vai ser um centro de interesses e promotor de aprendizagem se a sala não reflete as areas de conteudo?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: "Modelos Pedagógicos" 14 anos 1 mês atrás #8384

  • zantomio
  • Avatar de zantomio
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 79
  • Carma: -1
Muitos colega do Forma-te confudem "Modelos Pedagógicos" com"Métodos e Técnicas Pedagógicas" (expositivo, demonstrativo, interrogativo e activo).

Apenas um reparo não confundam modelos pedagogicos com tecnicas pedagogicas.
Mdelos pedagogicos refere-se á pedagogia tradicional e a pedagogia moderna.
Existe o modelo da pedagogia tradicional, e alguns modelos da pedagogia moderna. Os mais comuns, são O MEM, HISH COOP e REGIO EMILIA.

Em cada modelo têm de explorar a organização do espaço, do tempo, os instrumentos que cada metodo, a relação educador-criança, a forma de avaliação, a forma de aprendizagem.Entre outros.

Aprofundem os instrumentos de Pilotagem do MEM ( diario de turma, plano de areas, lista de projectos, ...) as expreriencias - chave do HISH COOP.

Podem pedir aos alunos que realizem uma planta. Que justifiquem as areas que colocaram, se a sala reflecte ou não as areas de conteudo, o porque dessas areas estarem ao lado de cada area, entre outros.
O MEM por exemplo refere 7 oficinas (cantos) especificos.


Este é o modulo que deve ser dado apenas por educadoras.
Muitos outros, e contra mim falo, podem e deviam ser dados por outras profissionais, Como é o caso do modulo Primeiros Socorros....Apesar de nós educadoras termos dado na faculdade e muitas de nos termos o curso basico de socorrismo.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: "Modelos Pedagógicos" 14 anos 1 mês atrás #8388

  • zantomio
  • Avatar de zantomio
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 79
  • Carma: -1
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: "Modelos Pedagógicos" 13 anos 8 meses atrás #9675

  • sandrapf
  • Avatar de sandrapf
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
olá, boa noite.
Eu sei que já vai a 1 ano e tal, mas vou acabar esse modulo esta semana( 25h) e ainda não tenho praticamente quase nenhum material para acabar o meu trabalho.:( pode me arranjar algum??
se puder dar-me umas dicas agradeço!

Percursores da educaçao pre-escolar
Principais correntes pedagogicas
No periodo contemporaneo...
Modelos pedagogicos e organizaçoes por espaços educativos

:)
Cumprimentos..
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: "Modelos Pedagógicos" 13 anos 8 meses atrás #9676

  • sandrapf
  • Avatar de sandrapf
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
olá, boa noite.
vou ter que apresentar um trabalhoesta semana até sexta feira e ainda não tenho material,ja procurei.:(
agora estou a espera que alguem me possa ajudar.se puder dar-me umas dicas agradeço!
O meu muito obrigada se me puder ajudar.
Cumprimentos
:)
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para criar a página: 0.040 segundos