Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Guarda-corpos na bordadura de lajes.

Guarda-corpos na bordadura de lajes. 15 anos 3 meses atrás #3464

bom dia,


trabalho na área da construção civil e surgiu-me uma dúvida em relação à altura em que é obrigação legal colocar guarda-corpos na bordadura das lajes. Podemos adoptar a altura de 2 metros, que é referida no dec. 41821 para pranchadas??

a que altura é exigivel legalmente a colocação de guarda-corpos?

Não sei qual a vossa opinião, mas todos os dias sai legislação nova e acho que vai sendo tempo de publicarem uma legislação sobre segurança na CC, coerente e actualizada com os metódos construtivos e equipamentos de trabalho.

Agradeço qq ajuda..

obrigada.

Idalina Pereira
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Guarda-corpos na bordadura de lajes. 15 anos 3 meses atrás #3521

  • MMelo
  • Avatar de MMelo
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 36
  • Carma: 1
Bom dia Idalina,


Realmente (e que eu saiba) não se encontra na legislação actualmente em vigor, qual a altura a partir da qual seja necessário a colocação de guarda-corpos.

Pessoalmente costumo considerar 1,20 m (fazendo um pouco a equivalência com a altura a partir da qual é necessário entivação).


Espero ter ajudado. Bom trabalho,

Manuela
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Guarda-corpos na bordadura de lajes. 14 anos 2 meses atrás #8344

Boa tarde Idalina

Partilho a mesma interpretação do decreto 41821.
Efectivamente o decreto obriga a colocação de guarda corpos para locais com risco de queda em altura não definindo depois o que é (a partir de que altura) queda em altura.

A única relação que existe no decreto relativamente a uma altura e colocação de protecção contra queda de altura é a que referiu na parte correspondente a pranchadas e passadiços.

Para andaimes por ex. o mesmo decreto prevê sempre a colocação de guarda corpos. O entendimento à letra desta regra leva a que se entenda que mesmo ao nível do solo tenham que ser colocados guarda corpos - o que no meu entender está errado, pelo menos se o sentido da colocação for a protecção contra queda de altura.

Costumo ainda ter o cuidado de, se na avaliação de riscos existir a referência ao risco de queda em altura, então prever a colocação de guarda corpos.

hugo
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.031 segundos