Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Manual de TIC e LibreOffice

Manual de TIC e LibreOffice 12 anos 7 meses atrás #12350



Caros Colegas

O meu nome é Adriano Afonso e quero-vos apresentar um projecto que será do interesse de muitos.
Tal como a muitos de vós foi-me pedido que desenvolvesse um manual para a o módulo de TIC que iria ministrar. Visto ser uma associação com poucos recursos, e como defensor da partilha de informação e respectivamente do software livre (não fazer confusão com gratuito/freeware) apresentei um projecto sobre o qual a ferramenta Office seria o OpenOffice.org.

E porque o tempo para nós e para a família é uma "coisa que não nos assiste muito", logo também senti a necessidade de procurar recursos pela Internet, para OpenOffice até nem foi difícil, mas para TIC foi um pouco mais complicado.

Porque a minha mentalidade é também partilhar, criei e disponibilizei todo o conteúdo que desenvolvi. Isto chamou a atenção de alguns amigos e colegas, e quando tive a necessidade de desenvolver outro manual, pedi a ajuda destes, e com uma série de colaborações, nasceu a 2ª edição do primeiro Manual Livre de TIC e OpenOffice que é já um e-book com ISBN e tem o apoio da OpenOffice.org Portugal.

Entretanto a Oracle comprou a Sun Microsystems, o OpenOffice.org tornou-se uma bola de ping pong e a Open Document Foudation decidiu criar o LibreOffice que neste momento tem o apoio das maiores e mais importantes entidades do software livre.

Porque os nossos Professores e Formadores tem falta de recursos em ferramentas Office livres (para sua própria aprendizagem), porque o Ministério da Educação contia agastar milhões (que não temos) em licenças Microsoft, porque é necessário um manual TIC com qualidade e que se possa partilhar, o objectivo é continuar o projecto, melhorá-lo e partilha-lo com toda a comunidade lectiva e formativa.

E desta forma quero-vos convidar a envolverem-se neste projecto que vai ser apresentado por mim na LibreOffice Conference em Paris, no dia 14 de Outubro com o título: "Portuguese IT and LibreOffice Open Manual".
Neste momento já tem o apoio da Novell Portugal, do Instituto Superior de Ciências Educativas, da Associação Ensino Livre e já do nosso Portal Forma-te.

Paper apresentado
Apresentação


Terei todo o prazer em dar mais informações necessárias a partir daqui.

Pedia também, a quem já tenha desenvolvido conteúdos TIC/OpenOffice.org/LibreOffice e queira contribuir, deixe-me aqui a ligação da mediateca.
Também farei o levantamento de alguns conteúdos que acharei pertinentes e irei pedir a devida autorização para utilizar.

www.adrianoafonso.net/blog/2010/manual-d...-org-2%c2%aa-edicao/
www.adrianoafonso.net/blog/2010/manual-d...%AA-edicao-com-isbn/
www.adrianoafonso.net/blog/2011/libreoff...erence-paris-france/
Última Edição: 12 anos 7 meses atrás por adrianoafonso.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.028 segundos