Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Língua Inglesa - EFA NS - Partilha de ideias e sug

Língua Inglesa - EFA NS - Partilha de ideias e sug 14 anos 1 mês atrás #8654

  • eteixeira
  • Avatar de eteixeira
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 2
Bom dia,

Estou verdadeiramente baralhada....
Estou a dar CLC-LEI e LEC num EFA NS, e agora surge a dúvida quanto à validação....

Como é que valido as competências Ouvir/Ver, Ler, Falar/Escrever??

Ou seja, escrever é fácil... fizeram um trabalho e vão inseri-lo no PRA... mas e quanto ao resto??? como é que justifico uma validação oral?? devo preencher alguma grelha especial???

E depois ainda há a questão dos temas.... no trabalho escrito pedi para me descreverem a família (com árvore familiar e tudo), para me descreverem o dia-a-dia (com indicação das rotinas diárias, horários, etc...)...

Será que é suficiente?? Ou tenho que inserir algum tema especifico de CLC??? Esta parte ainda não percebi como fazer...

Será que há aí alguém a dar os mesmos efas para podermos partilhar ideias e sugestões???
Alguém me pode dar uma luz???

Obrigada a todos
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Língua Inglesa - EFA NS - Partilha de ideias e sug 14 anos 3 semanas atrás #8831

Colega:

Essa infelizmente tem sido a dor de cabeça dos Formadores de CLC- Língua Estrangeira em geral.

Deve ter uma grelha de validação e avaliação, com os respectivos critérios de evidência do referencial e uma espaço para a descrição comportamental do adulto. Assim, dirá de que forma e em que situação validou o adulto.

No que se refere ao PRA, poderão gravar um filme com partes das sessões de formação a fim de validarem as restantes competências e fazer uma tradução ou retroversão de um dado texto.

Em relação à ponte com CLC pode utilizar os mass media para validar algumas competência, analisando notícias em Inglês ou fazer pequenos trabalhos sobre as divisões da casa, de forma a fazer a ponte com CLC5- Tecnologias da Informação e Comunicação e CLC6 - Urbanismo e Mobilidade.

Pode também aproveitar para que eles reflictam sobre a universalidade da Língua Inglesa.

Espero ter ajudado com estas sugestões. Se tiver mais dúvidas ou quiser debater mais alguma situação disponha!

Ana Azevedo
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.030 segundos