Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Capacetes Protecção - Validade

Capacetes Protecção - Validade 16 anos 3 semanas atrás #377

  • veramor
  • Avatar de veramor
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 6
  • Carma: -1
Boa tarde

Estou com alguns problemas com a fiscalização de uma obra onde sou técnica de segurança. Agora querem que substitua todos os capacetes dos trabalhadores porque o ano de fabrico de alguns é 2005.
Como não encontrei nenhum documento/legislação acerca da validade dos capacetes, espero contar com a vossa ajuda para me darem alguma ajuda em saber a validade dos capacetes e se esta conta da data de entrega ao trabalhador ou do ano de fabrico.

Obrigada
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Capacetes Protecção - Validade 16 anos 2 semanas atrás #402

  • Mário Martins
  • Avatar de Mário Martins
  • LIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 676
  • Obrigado recebido 111
  • Carma: 42
Olá Vera:

Daquilo que conheço, a data de validade tem que respeitar o ano de fabrico que está assinalado no próprio capacete... a partir dessa data são dois anos... contudo, existem fabricantes que no pequeno guia informativo que acompanha o capacete referem a validade de 3 anos... porém muito vendedores vendem os equipamentos já "fora de validade"... penso que o bom senso poderia resolver algumas dessas situações, nomeadamente se o capacete apresentar boas condições...
Para finalizar, penso que terá de fazer a substituição dos capacetes uma vez que lhe foi solicitado tendo em conta que querem de facto cumprir a questão da "validade" dos mesmos...

Mário Martins
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Capacetes Protecção - Validade 16 anos 2 semanas atrás #405

  • FFurtado
  • Avatar de FFurtado
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Deve consultar o fornecedor do equipamento, e este é que deve esclarecer se a validade do equipamento conta apartir do momento da utilização ou a data de fabrico. É evidente que a resposta do fornecedor deve ser devidamente acompanhada por uma declaração.;)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Capacetes Protecção - Validade 16 anos 2 semanas atrás #410

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
Uma questão deveras interessante e na minha modesta óptica bastante polémica.
Na legislação não existe nada sobre esta questão da validade dos capacetes (Decreto Lei nº 348-93 e Portaria nº 988-93).
Se pensarmos um pouco esta coisa da validade não pode ser assim tão linear. E porquê?
Porque a eventual deterioração do equipamento depende fundamentalmente da sua utilização.
É lógico que um capacete que seja utilizado, 8 horas por dia, todos os dias, tenha 2 anos de prazo validade e um que seja usado uma vez por mês, também o tenha?
Na minha opinião esta questão da validade dos EPI's deve ser da competência do Gestor de SST de cada organização!
;)
Última Edição: 16 anos 2 semanas atrás por António Vieira.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Capacetes Protecção - Validade 15 anos 9 meses atrás #760

  • espalha
  • Avatar de espalha
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Daquilo que eu sei e já vi é que em qualquer EPI não há nenhum tempo, já vi e li uma listagem de quanto em quanto tempo devem ser trocados os EPI's por categorias profissionais, porque um trabalhados que esteja exposto o dia inteiro ao sol é diferente de um que esteja sempre a trabalhar dentro de um edifico/casa.
Em relação aos capacetes a questão aqui é mesmo em relação ao ano de fabrico mas depende sempre da marca, estou a trabalhar neste momento com uma marca que garante o produto em 4 anos.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Capacetes Protecção - Validade 15 anos 8 meses atrás #898

  • Paulol
  • Avatar de Paulol
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 0
Olá a todos!
Alguns capacetes, geralmente os de gama "mais elevada" apresentam, geralmente na pala, a data de fabrico (isso todos possuem) bem como a data de vlaidade do produto, geralmente de 3 anos.

Claro está que um capacete que não foi utilizado, está armazenado em boas condições e devidamente resguardado de factores externos, à partida, manter-se-à em condições de utilização, mesmo que o prazo tenha terminado.

Agora. é aconselhável, que no momento da compra dos equipamentos, tenham a preocupação de não "sobre-encomendarem", sob pena de ficarem em armazém com equipamentos durante longos períodos de tempo.

Quanto ao pedido de substituição dos capacetes pelo facto de já terem 3 anos, como diz a veramor, não posso dizer que discordo, pois esses equipamentos, com uma utilização diária regular, dificilmente conseguirão manter a sua integridade estrutural.

Para evitarem problemas, sobretudo com fiscalização e coordenações de segurança "fundamentalistas", o que deverão fazer é substituir os equipamentos que não se encontram conformes!

Abraços Açoreanos!
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.040 segundos