Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Isenção do IVA

Isenção do IVA 10 anos 2 meses atrás #16596

  • Sabrina43
  • Avatar de Sabrina43
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 6
  • Carma: 0
Obrigada pela informação.

Não passei um recibo de acto isolado porque já tinha passado um em Outubro a outra instituição e pelo facto de a instuição a quem passei o recibo de 4.000€ não pagar IVA e com o acto isolado dos 4,000€ era eu que pagava o IVA dos meus honorários.

Nas finanças quando fechei a actividade em Dezembro diseeram-me que se reíniciasse em 2014 não entrava no regime de IVA dado que durante o ano de 2013 não atingi os 10,000€ mas eu acho que esta informação das finanças está errada.

Obrigada!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Isenção do IVA 10 anos 2 meses atrás #16597

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Sabrina43 escreveu:
Obrigada pela informação.

Não passei um recibo de acto isolado porque já tinha passado um em Outubro a outra instituição e pelo facto de a instuição a quem passei o recibo de 4.000€ não pagar IVA e com o acto isolado dos 4,000€ era eu que pagava o IVA dos meus honorários.

Nas finanças quando fechei a actividade em Dezembro diseeram-me que se reíniciasse em 2014 não entrava no regime de IVA dado que durante o ano de 2013 não atingi os 10,000€ mas eu acho que esta informação das finanças está errada.

Obrigada!

Pois, se ja tinha passado um, podia passar outro desde que fosse outra instituição diferente.
À mesma instituição não se pode passar 2 actos isolados no mesmo ano.

Mas se instituição não lhe pagava o IVA, era complicado, ou melhor, a empresa para "fingir" que estava na legalidade, até pagava, baixa o valor hora ou o valor acordado para fazer parecer que lhe estava a pagar o IVA, quando na realidade nao estava...
Mas se era a Sabrina a levar um valor menor do que o estipulado, por causa disso, fez bem.

Na pratica nao pagava o IVA mas na teoria é como se pagasse.
Imagine, o valor de 4000€ que tinha a receber.

eles faziam de conta que o valor a receber eram 3252€.
Depois faziam de conta que pagavam o IVA (7252 * 23% = 748€)

3252 + 748 = 4000€
Faziam de conta que pagavam o IVA mas na realidade a Sabrina é que perdia 748€...

Nas Finanças se lhe disseram isso, acho que está errado...

O Código do IVA diz que:

«4 - Quando o período em referência, para efeitos dos números anteriores, for inferior ao ano civil, deve converter-se o volume de negócios relativo a esse período num volume de negócios anual correspondente.»

10.000€ - 12 meses
x - 1 mês

1 mês devia receber 833€.


Se recebeu 4000€ deve entrar em IVA...

Se a sua actividade esta fechada nao tinha de comunicar ate 31/1, tem de comunicar quando abrir.

Atenção que há finanças que nao estao atentas a isto, como ja me fizeram a mim, podem abrir como isenta mas pense que esta errado, porque depois se em 5 anos as Finanças inspeccionarem, tem de pagar o IVA que nao pagou mais as coimas...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Isenção do IVA 10 anos 2 meses atrás #16600

  • Sabrina43
  • Avatar de Sabrina43
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 6
  • Carma: 0
Obrigada pela informação yara. Antigamente, e já ando com recibos verdes há muitos anos, só se entrava para IVA quando se atingia um valor de 10.000€ mas acho que houve uma alteração em 2012 e agora mesmo só estando a actividdae aberta um mês como foi o meu caso e não tendo atingido o tal montante de 10.000€ entra-se em IVA, mas isto é recente. Na minha repartição dizem que não entro para IVA quando reabrir em 2014. O que me pode acontecer caso as finnaças informem errado e abra a actividade isenta de iVA??? Se o engano é deles? posso ser penalizada por informação erradda das finanças?
Digo isto porque quando fechei a actividdae no final de Dezembro, pergu tei ao funcionário se entrava em IVA se abri-se actividade em 2014 porque a contabilista me tinha dito que houvera uma actualização receentemente e o tal funcionário disse-me que não entrava nada no regime de iVA, que a contabilista não estava correcta. Ora, se eles informam erradadmente, sou eu que posso ficar prejudicada epla falta d einformação das finanças?
Obrigada!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Isenção do IVA 10 anos 2 meses atrás #16602

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Sabrina43 escreveu:
Obrigada pela informação yara. Antigamente, e já ando com recibos verdes há muitos anos, só se entrava para IVA quando se atingia um valor de 10.000€ mas acho que houve uma alteração em 2012 e agora mesmo só estando a actividdae aberta um mês como foi o meu caso e não tendo atingido o tal montante de 10.000€ entra-se em IVA, mas isto é recente. Na minha repartição dizem que não entro para IVA quando reabrir em 2014. O que me pode acontecer caso as finnaças informem errado e abra a actividade isenta de iVA??? Se o engano é deles? posso ser penalizada por informação erradda das finanças?
Digo isto porque quando fechei a actividdae no final de Dezembro, pergu tei ao funcionário se entrava em IVA se abri-se actividade em 2014 porque a contabilista me tinha dito que houvera uma actualização receentemente e o tal funcionário disse-me que não entrava nada no regime de iVA, que a contabilista não estava correcta. Ora, se eles informam erradadmente, sou eu que posso ficar prejudicada epla falta d einformação das finanças?
Obrigada!

É assim, Sabrina.
Tudo vai da consciência de cada um...

Em 2008, salvo erro, eu tive a actividade aberta 7 meses e ganhei 9700€ +/-.
Pensava que era ate aos 10.000 e facturei um pouco mais de 9700€...

Na altura fechei em Dezembro de 2008.
Tive de reabrir novamente em Abril de 2009.

Quando fui reabrir, no meu Serviço de finanças, eu nao levava os recibos verdes (na altura ainda em papel) e nao sabia o volume de negocios do ano anterior mas se soubesse, eles iam-me abrir Isenta de IVA.
Só que tinha de dizer o volume de negocios do ano anterior aos centimos (género 9709,67€) e eu não sabia.

Nesse dia tinha estipulado tratar disso, porque estava a dar uma formação e tinha de passar o recibo à empresa, fui a casa buscar os recibos e fui à Loja do Cidadão.

Na Loja do Cidadão, mal dei o volume de negocios, na altura 9700 e uns trocos, eles foram ver logo, que tinha tido actividade aberta 7 meses e so podia ter ganho 5833€ era assim qualquer coisa e que se tivesse tido aberta em Janeiro teria de ter comunicado ate 31/1 mas estando em Abril teria de abrir como enquadrada em IVA.

Ora na altura eu disse que as minhas finanças iam abrir isenta e a senhora, muito simpatica, disse que havia forma de por como se tivesse isenta mas depois durante 5 anos saberia que podia receber uma carta a dizer que devia ter estado enquadrada em IVA, teria de pagar o IVA que nao tinha cobrado as empresas e as coimas por cada trimestre que nao tinha submetido a declaração periodica...

Ora no momento, eu decidi vir isenta... e vim...

Nessa noite, pensei, pensei e não fiquei bem comigo mesma...

Fui lá no dia seguinte, tratei com a mesma pessoa, ela anulou o reinicio do dia anterior e pôs o reinicio com enquadramento em IVA.

Pior... a formação que tinha dado nesse mês, eu tinha dito que nao estava em IVA, depois nao me quiseram pagar, ou melhor, quiseram fazer de conta que o pagavam mas reduziram-me ao valor hora para fazer de conta que o pagaram...

Os meus honorários na altura eram 500€.
Fizeram de conta que eram 413€ para me pagarem os 21% de IVA (86.73€) e dar os 500€ na mesma...


O estar enquadrado em IVA nao é assim tão mau, é so o incomodo de meter a Declaração Periodica trimestral e juntar as despesas.

Imagine, recebe 1000€ de honorários + 230€ de IVA (as empresas quase todas pagam o IVA).
Se tiver despesas deduz as despesas e pode nao ter de entregar os 230€.
Se nao tiver, apresenta o documento com os 230€, paga os 230€ no Multibanco e pronto...

Espero ter ajudado...
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Sabrina43

Isenção do IVA 10 anos 2 meses atrás #16603

  • Sabrina43
  • Avatar de Sabrina43
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 6
  • Carma: 0
Obrigada!

Se aminha situação se passa-se em 2008 a questão do iVa nem se punha. Em 2012 é que houve uma alteração porque até essa data só entrava no regime de iVa que atngi-se muito perto dos 10,000. Estive no regime de iVA muitos anos felizmente mas dá muito trabalho porque tem que se ter os livros dos registo de iVA e pagar a uma contabilista para ter esses livros e submeter a declaração. E o mais grave há instituições que não pagam IVA. Ora, estando dentro de iVA tenho que o pagar eu e se não estiver o IVA vais para o meu bolso. Há muitas diferênças entre iVA e sem IVA.

Obrigada!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Isenção do IVA 10 anos 2 meses atrás #16604

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Sabrina43 escreveu:
Obrigada!

Se aminha situação se passa-se em 2008 a questão do iVa nem se punha. Em 2012 é que houve uma alteração porque até essa data só entrava no regime de iVa que atngi-se muito perto dos 10,000. Estive no regime de iVA muitos anos felizmente mas dá muito trabalho porque tem que se ter os livros dos registo de iVA e pagar a uma contabilista para ter esses livros e submeter a declaração. E o mais grave há instituições que não pagam IVA. Ora, estando dentro de iVA tenho que o pagar eu e se não estiver o IVA vais para o meu bolso. Há muitas diferênças entre iVA e sem IVA.

Obrigada!

Em 2008 a questão já se punha sim, por isso é que tive de passar a Regime de IVA...
Tinha ganho 9700€ e so podia ter ganho 5833€.

Para 7 meses so podia ter ganho isso... na altura ja a explicação era essa....

Eu estive em regime de IVA em 2009 e 2010 e não tive assim tanto trabalho.
Nao paguei a contabilista nenhuma, era eu que fazia tudo...
E tinha sorte então porque as empresas de formaçao pagaram-me sempre o IVA.
Se a formaçao fosse 1000€, pagavam 1000€ porqie era

Quantia 1000€
IVA 210€
Sub total 1210€
IRS 210€
Total: 1000€

O que me incomodava era ser obrigada a fazer retenção de IRS...
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para criar a página: 0.039 segundos