Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Que formaçoes posso dar?

Que formaçoes posso dar? 11 anos 1 dia atrás #15879

ola sou nova por aqui e já andei a pesquisar mas não consegui encontrar as respostas para a minhas duvidas.
Pois sou licenciada em 1º ciclo e pos graduada em ensino precoce lingua inglesa, ja dei aulas de expressoes, tanto dramatica, plastica e musical.
O que eu gostaria de saber era quais as formaçoes que posso dar?
Eu tinha o antigo cap, mas neste momento não tenho pois o prazo terminou sem eu nunca o ter utilizado, disseram me que como sou professora profissionalizante que não é preciso tirar o ccp.
Será que tenho de tirar o ccp?
E a minha ultima dúvida.
Será que posso ser formadora da formaçao inicial de formadores?


desculpem o testamento.
obrigada
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Que formaçoes posso dar? 11 anos 1 dia atrás #15881

  • Damare
  • Avatar de Damare
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 83
  • Obrigado recebido 4
  • Carma: 3
Antes de mais, todos os CAP de formador emitidos ao abrigo do anterior regime de certificação, mantêm-se válidos, mesmo os que anteriormente caducaram.

Os antigos CAP produzem os mesmos efeitos que o CCP, de acordo com o número 2 do artigo 13.º da Portaria nº 214/2011, de 30 de maio (que estabelece o regime de formação e certificação de competências pedagógicas dos formadores);

Todos os CAP foram automaticamente convertidos em CCP e encontram-se disponíveis no portal NetForce, bastando apenas a inscrição neste portal por parte do respetivo titular para aceder ao seu CCP, sem qualquer tipo de custos associados;

Não foi definido qualquer prazo ou obrigatoriedade para o acesso ao CCP por parte do titular de um CAP, considerando o referido no ponto 1.


Quanto a ministrar formação pedagógica inicial de formadores, deve recolher informações junto do IEFP pois é a entidade que incumbe a homologação dos cursos e a validação dos perfis dos formadores associados ao curso a homologar.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Que formaçoes posso dar? 11 anos 5 horas atrás #15885

obrigada, vou ter de passar no iefp para ver se posso ou não ministrar a formação pedagógica inicial de formadores.
obrigada mais uma vez
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Que formaçoes posso dar? 11 anos 5 horas atrás #15886

E pronto ja fui ao netforce, e validei o meu cap, e ja tenho o meu ccp. Até foi rapido, fiz a inscrição ontem e hj ja tinha tudo tratado :) agora so falta mesmo saber se posso dar formaçao pedagogica inicial de formadores... se alguem souber de como fazer para alem de ir ao iefp? agradecia.
Caso não tenha competencias para ministrar a formação, sabem qual o curso que posso fazer para depois posteriormente poder ministrar?

obrigada mais uma vez e desculpem estas questões todas :)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Que formaçoes posso dar? 10 anos 6 meses atrás #16316

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
A Vânia terá de perceber em que áreas é que se sente realmente forte e com características de 'mestre', ou seja, o que é que tem para transmitir aos outros que lhes possa ser realmente útil e que faça sentido ser a Vânia a transmitir-lhes (por saber bastante disso, deter experiência e jeito para isso). É assim que deverá ser feita a escolha de se ser formador (é-se formador de outros; logo tem de se pensar no que é que se pode dar aos outros). Isso será o básico e quase sempre o bastante.

No entanto, segundo o referencial do IEFP, para ser formadora de formadores a Vânia deverá possuir 150 horas comprovadas de experiência formativa (independentemente do curso de formação). Todavia, para ministrar o módulo das simulações terá de ter 150 horas, comprovadas em acções de FIPF (independentemente do módulo).

Deixo-lhe aqui o documento (vide ponto 9):
www.iefp.pt/formacao/formadores/formacao...dores_04_04_2013.pdf

Boa sorte e disponha.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.039 segundos