Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Plano de sessão

Plano de sessão 11 anos 7 meses atrás #14983

  • Annabelle
  • Avatar de Annabelle
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Boa noite

Obtive o CAP há já 3 anos e só agora vou dar a minha primeira formação.

Ainda estou a preparar o plano de formação e afins, mas como é formação de língua inglesa ainda tenho que descobrir o nível dos formandos para ser mais específica. Agora ao preparar a primeira sessão surgiu-me uma dúvida que vos poderá parecer um bocado parva, mas por favor ajudem-me.

De todas as formações que eu fiz (enquanto formanda) aprendi que a primeira sessão é sempre para "encher chouriços". Apresentação dos formandos, apresentação dos objectivos do curso e, neste caso, avaliar os conhecimentos dos formandos de uma maneira geral.

E a minha pergunta é: como é que eu faço um plano de sessão para isto?!

Será que alguém me pode enviar um exemplo de um plano de sessão para a primeira sessão de formação? Eu agradecia a vossa ajuda.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Plano de sessão 11 anos 6 meses atrás #15145

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
O plano de sessão para a primeira formação é como uma introdução, conversa com os formandos, descrição dos objectivos, apresentação, não ha muito por onde tirar ideias cara colega, de certo que já foi estudante e formanda, como foram as suas primeiras aulas?

É isso, Conversar, cativar os alunos, descrever os objectivos, apresentarem-se
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Plano de sessão 10 anos 6 meses atrás #16317

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Annabelle escreveu:
Boa noite.

De todas as formações que eu fiz (enquanto formanda) aprendi que a primeira sessão é sempre para "encher chouriços".

_________________________


A colega não foi minha formanda, ou teria tido a experiência de uma primeira sessão não ser só para encher choriços! :-) Mas ok, eu entendi: há que começar de forma light, estabelecer a relação, quebrar o gelo, conhecer as pessoas, criar o clima. Seja como for, dizer que uma primeira sessão inteira é sempre só para isso, será, a meu ver, limitativo. Dependerá sempre do tempo total que tem para dar a formação, do tempo de cada sessão em que se divide e do tempo de que julga necessitar para a tal aproximação ao/do grupo. Mas se calhar nas aulas de inglês será assim!?!

Quanto ao que colocar no PS, é preencher cada coluna com aquilo que prevê fazer em sala, chamando cada coisa pelo seu nome: se forem actividades, pois será isso que lá irá colocar; se for um espaço de conversa livre, de perguntas e respostas, whatever. O plano é seu; você manda!

;-)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Plano de sessão 10 anos 6 meses atrás #16333

  • seripsonia
  • Avatar de seripsonia
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Boa tarde,
O que eu costumo fazer é (e depende do tempo de formação 2 ou 3 horas) depois de fazer as apresentações caso não saiba o nível dos formandos realizar um teste de diagnóstico. Quando terminaram faço a correção com eles e assim todos conseguimos ver o que ainda se lembram ou está um pouco esquecido.
Se já souber o nível faço jogos de apresentação alguns podem ser em inglês pois assim já consigo analisar o nível dos formandos.

Espero ter ajudado
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.033 segundos