Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Literatura para Melhorar Capacidades.

Literatura para Melhorar Capacidades. 12 anos 1 semana atrás #14350

olá a todos,


sou nova nestas andanças;estou a terminar o meu curso que dará acesso ao novo CCP;

sou licenciada em Engenharia Civil e peço-vos ajuda para me recomendarem alguma literatura que deva ler para melhorar as minhas capacidades de comunicação, algum livro que na área da formação seja obrigatório ler.


Obrigada,

Cumprimentos,

Idalina Pereira
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Literatura para Melhorar Capacidades. 12 anos 1 semana atrás #14353

  • ALC
  • Avatar de ALC
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 113
  • Obrigado recebido 2
  • Carma: 7
Cara Idalina,

Penso que a aptidão de (bem) comunicar ou se tem ou não se tem.

Na minha opinião, e aquilo que faço quando preparo as formações , é tentar pôr-me no lugar do formando e perceber o que esperam de mim, o que esperam da formação, entre outras coisas que irá aprender com a experiência. Na formação em si tento sempre criar empatia com o grupo e tentar identificar o líder. Quando alguém faz uma intervenção acerca do tema fujo da resposta "não é assim" ou "está errado" porque isso desencoraja os formandos de participarem.

O seu pedido só prova que o acesso ao CCP que lhe permitirá dar formação mas não a prepara como formadora (o que não significa que não seja capaz). Por isso depois temos colegas que nem planificação sabem fazer...

Pode haver algum colega que lhe saiba dizer o que ler sobre o tema. Eu acho que se não se for bom comunicador, dificilmente se será bom formador.

Cada formação tem um grupo distinto e muitas vezes a mesma formação com grupos diferentes pode obrigar a alteração de exposição de conteúdos, tarefas e formas de avaliação.

Mais do que dispender de tempo e até dinheiro, eu recomendava-lhe que fizesse a formação inicial de formadores.
Última Edição: 12 anos 1 semana atrás por ALC.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Literatura para Melhorar Capacidades. 12 anos 1 semana atrás #14354

olá, ALC,


agradeço as suas palavras;estou a terminar o curso de formação inicial de formadores.

Eu considero que comunico bem, só entendo que podemos sempre melhorar e quando não temos experiência em dar formação, convém lermos e estudarmos algo mais, para sermos bons profissionais. Foi com esse intuito que pedi a vossa ajuda; quero estudar melhor este mundo da formação e pensei que existisse alguns livros recomendáveis, de modo a melhorar as competências-

Aprende-se sempre com os livros.

Obrigada,

Idalina
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Literatura para Melhorar Capacidades. 12 anos 6 dias atrás #14365

  • genio86
  • Avatar de genio86
  • DESLIGADO
  • 5******
  • Mensagens: 554
  • Obrigado recebido 37
  • Carma: 15
Tente verificar os modulos e apontamentos das suas aulas de formaçao de Formador e verá onde foi o seu formador (ou Formadora) foi buscar informações para lhe dar aulas :) De certo que bibliografia nao falta no conteudo que ele ou ela lhe apresentou para hoje voce ser uma Formadora :)

Agora uma coisa lhe digo, o que se escreve num livro e por mais recomendado que seja, não quer dizer que depois de o ler voce seja melhor Formadora, tente ser voce propria para os seus formandos gostarem de si e nao da pessoa que o livro disse para ser ;)
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.037 segundos