Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: 9641 - Cuidados de saúde primários crianças/jovens

9641 - Cuidados de saúde primários crianças/jovens 5 anos 8 meses atrás #19396

  • ameliarocha
  • Avatar de ameliarocha
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Eu tive que improvisar e fiz o meu próprio manual. Não sei se será o mais adequado para difundir por outros formadores. Não deveria haver um manual oficial para uniformizar os conteúdos teóricos, além do currículo da UFCD?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

9641 - Cuidados de saúde primários crianças/jovens 5 anos 8 meses atrás #19397

  • maria erse
  • Avatar de maria erse
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 20
  • Carma: 0
olá boa tarde,
eu normalmente faço os meus materiais, contudo sempre que encontro alguma coisa feita, se for facilitador faço os ajustes e alterações que considero serem necessárias. Havendo alguma coisa já iniciada, normalmente ajuda.


Obrigada
O adminstrador desactivou a escrita pública.

9641 - Cuidados de saúde primários crianças/jovens 5 anos 8 meses atrás #19398

  • ameliarocha
  • Avatar de ameliarocha
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Há temas ambíguos e demasiado abrangentes nos tópicos recomendados, esta UFCD tem demasiados assuntos para o número de horas de formação.
Creio que seria mais correto, quando lançam os novos programas, lançarem manuais oficiais, como no ensino regular. Assim cada cabeça sua sentença...mas pronto!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

9641 - Cuidados de saúde primários crianças/jovens 5 anos 8 meses atrás #19399

  • maria erse
  • Avatar de maria erse
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 20
  • Carma: 0
Partilho da sua opinião sem dúvida,
Até porque já encontrei manuais com informação completamente errada, ou com informação desatualizada e até com informação que não é aplicável no nosso contexto.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

9641 - Cuidados de saúde primários crianças/jovens 5 anos 7 meses atrás #19410

  • Mário Martins
  • Avatar de Mário Martins
  • LIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 676
  • Obrigado recebido 111
  • Carma: 42
Caros Colegas

Ninguém garante a "qualidade" dos recursos digitais disponíveis na Mediateca de Formação. Estes recursos (mais de 21 MIL) são partilhados pelos utilizadores e cada um é responsável pelo uso dos mesmos! Cada formador ou profissional é responsável pela forma como "trabalha" os recursos... à partida terá competências para identificar o que é útil e correto, é o mínimo que se exige aos profissionais...
Quanto a ter "manuais escolares" não sou favorável a isso. Cada grupo é um grupo, cada formador ou professor deveria preparar os recursos ajustados ao grupo e às necessidades individuais. A chamada "escolarização" da formação profissional injeta o que pior tem o ensino em Portugal, e os tais manuais para os alunos é disso exemplo.
Contudo, para qualquer profissional é sempre importante conhecer, analisar e utilizar todos os meios e recursos que fundamentem a sua ação como formador, incluindo manuais.
Abraço
Mário Martins
O adminstrador desactivou a escrita pública.

9641 - Cuidados de saúde primários crianças/jovens 5 anos 7 meses atrás #19412

  • ameliarocha
  • Avatar de ameliarocha
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
Eu enquanto formadora e enfermeira, aceito ministrar conhecimentos, apenas dentro da área da saúde. Acredito que um formador que tenha como formação de base a via ensino, não consiga abranger conhecimento técnico nessa área. Quando mencionei achar importante os tais "manuais" é só porque acho demasiado vago haver tópicos de referência que permitam uma quantidade de informação tão vasta como o exemplo: estratégias de prevenção e atuação para crianças e jovens com necessidades de saúde específicas
Criança e jovem com doença crónica complexa
Criança e jovem com doença aguda
Criança e jovem com alergias e intolerâncias alimentares
Criança e jovem com diabetes.
Eu fiz o meu manual, e ainda não o publiquei, precisamente por achar que a minha forma de abordar os temas é uma estratégia pessoal. Eu em cada tema posso pegar de 10 maneiras diferentes e nenhuma ser a esperada pelo público geral! Certo?
É só por isso que acho que as diretrizes deviam ser mais específicas.
Aceito bem o desafio de fazer o meu próprio manual, só queria ter um fio condutor.
Abraço
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.034 segundos