Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Renovação do CAP

Renovação do CAP 14 anos 9 meses atrás #5605

  • Edcaetano
  • Avatar de Edcaetano
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 1
Olá,


Sou novo por estas bandas e gostaria de alguma ajuda, se possível.
Tenho o meu CAP a caducar em Agosto e (fui mal informado, pois garantiram-me que poderia continuar a dar formação durante um ano após a validade) gostaria de saber se para a renovação do CAP é obrigatório a frequência de um curso específico de requalificação ( formação contínua de 60H ), ou se, por ex., a frequência de um curso em que algumas das disciplinas (como Técnicas de Comunicação com 78H, TIC, com34H, Gestão de Recursos Humanos com 25H, etc.) poderá servir para a renovação do dito CAP?

O meu muito obrigado
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Renovação do CAP 14 anos 9 meses atrás #5607

  • Shed
  • Avatar de Shed
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 28
  • Carma: -2
A Informação foi retirada de www.iefp.pt espero que ajude::)

Renovação do CAP – Obrigatoriedade de parecer relativamente aos cursos de formação pedagógica contínua de formadores

De acordo com a alínea a), do n.º 3 do artigo 2º da Portaria n.º 1119/97, de 5 de Novembro, a renovação dos Certificados da Aptidão Pedagógica de formador (CAP) implica a frequência de formação pedagógica contínua relevante, não inferior a 60 horas.

Tendo em conta o estabelecido nos Decretos Regulamentares n.ºs 66/94, de 18 de Novembro e 26/97, de 18 de Junho, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. é a entidade competente, no âmbito da certificação da aptidão pedagógica de formador e, consequentemente, deve pronunciar-se sobre a relevância da formação contínua frequentada pelos formadores que pretendem renovar o seu CAP.

Neste contexto, tendo em conta a relevância desta matéria, a emissão destes pareces para fins de renovação do CAP passará, a partir de 12 de Maio, a assumir um carácter obrigatório, permitindo, desta forma:

•A possibilidade de uma regulação mais eficaz do mercado da formação;
•Um conhecimento, na totalidade, da oferta de formação pedagógica contínua de formadores;
•A colocação, em situação de igualdade, de todos os operadores de formação.
Na sequência do estabelecimento desta obrigatoriedade só serão admissíveis, para renovação do CAP, os cursos de formação pedagógica contínua de formadores que tenham sido objecto deste parecer.

Para mais informações e apresentação de candidatura a Parecer contacte o Centro de Emprego ou de Formação correspondente à sede social da entidade formadora em causa.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Renovação do CAP 14 anos 9 meses atrás #5620

Boa noite Caetano.
O que o IEFP define para a renovação dos CAP's é que o candidato à renovação tenha frequentado no período de vigência do seu CAP um ou vários cursos que completam pelo menso 60 horas de formação contínua. Ora, esses cursos que frequentou só lhe servem para renovar o seu CAP e assim prefazer as 60 horas exigidas se tiverem sido homologados pelo IEFO como cursos de formação contínua, o que pelo exposto ñ me parece.
Além disso outro requisito obrigatório é que o candidato a renovação faça prova de ter ministrado pelo menos 300 horas de formação, através das declarações emitidas pelas entidades formadoras as quais têm que cumprir um formalismo próprio que elas mesmas sabem.
Caso não reuna estes dois requisitos, não poderá renovar o seu CAP e terá que fazer uma formação inicial de formadores para continuar a ter o CAP.
Em circunsta^ncia alguma pode continuar a dar formação após a data de caducidade do seu actual CAP, uma vez que a partir desse dia deixa de ser formador certificadoe como bem sabe, para o exercicío da actividade de formador é necessário ter CAP emitido pelo Centro de Certificação do IEFP. Continuar a dar formação sem CAP válido compromete-se gravemente a si e à entidade formadora para quem estiver a trabalhar, pois, por exemplo, tratando-se de estar a ministrar um curso de formação financiado pelo FSE, o seu custo deixa de ser elegivel financeiramente, deixando de ser valido o dossier pedagógico que assina, comprometendo todo o processo. Para além de não receber já viu a enrrascada em que se mete, não já.
Contacte um balcão do IEFP e eles explicam-lhe todas as condições no seu caso em particular.
Boa sorte.
Cumps.
hm.consultores@vodafone.pt
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Renovação do CAP 14 anos 9 meses atrás #5629

  • Edcaetano
  • Avatar de Edcaetano
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 1
Muito obrigado Henrique,

Quanto às horas de formação não há qualquer problema, pois tenho aproximadamente 2500;
quanto aos módulos que frequentei no dito curso é que tenho realmente que me informar, pois a entidade formadora está devidamente acreditada ( Centro de Formação Militar e Técnico da Força Aérea ), mas essa informação só é "fornecida" pelo IEFP de Picoas e infelizmente não é fácil o contacto (ou as pessoas não estão, ou....)
Acho melhor então procurar urgentemente um curso de requalificação :):)

Mais uma vez o meu muito obrigado e um abraço
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Renovação do CAP 14 anos 6 meses atrás #6563

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Nunca perceberei como pode haver um instituto que nos regula e que tanto se esquece de nós. Tenho reclamado mais sobre ele do que sobre outra entidade qualquer, lol. Mas insiste em obter o contacto da pessoa responsável e liga-lhe pessoalmente. Disponibiliza-te a ir lá, se puderes; insiste. Da primeira vez que revalidei o meu CAP fiz uma espera lá. Em minutos resolvi o que em meses não tinha conseguido!

Boa sorte!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Renovação do CAP 14 anos 6 meses atrás #6682

  • Edcaetano
  • Avatar de Edcaetano
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 1
Muito obrigado pelo conselho.
Devo dizer que já liguei e falei com a responsável pela apreciação do pedido de renovação da qual obtive a seguinte resposta: "Após a entrada do processo temos 90 dias (úteis) para apreciação do mesmo e nós não damos informações pelo telefone, só por email e....."
Resumindo, realmente o meu processo só deu entrada 3 semanas antes do CAP terminar, mas não consigo encontrar em lado nenhum prazos para entrega do mesmo nem prazos o IEFP para os apreciar!
Se calhar vou seguir o teu conselho e vou lá pessoalmente e "não arredo pé" enquanto não souber nada :):):)
De qualquer modo e à cautela, já estou a frequentar um Curso de requalificação de e-formadores e que é bastante interessante.

Mais uma vez o meu muito obrigado e uma óptima semana.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para criar a página: 0.041 segundos