Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: legalidade de formação a colegas de trabalho

legalidade de formação a colegas de trabalho 12 anos 1 mês atrás #13509

Bom dia a todos,

Antes de colocar as minhas dúvidas e esperando estar a colocá-las no sitio correcto e no forum correcto:), quero antes de mais felicitar o forum tanto pela sua paresentação e facilidade de navegação assim como na diversidade de informação aqui colocada.

Bom, passando então às minhas dúvidas.....Sou um profissional de saúde com grau académico de Mestre pela Universidade de Aveiro. Foi-me solicitado pela direcção do meu serviço dar formação especializada as meus colegas de trabalho sobre um novo equipamento adquirido por este. Em principio irei ter formação mais avançada e especifica do que eles pelo que assim, me permitirá poder ser formador. Ora, a minha dúvida prende-se com a questão legal disto...ou seja, o grau académico que possuo permite-me ser formador dos meus colegas? se sim, baseado em que decretos lei ou artigos? Falta apenas referir que o meu grau de Mestre é na área especifica da qual irei dar formação.

Agradeço desde já toda a atenção e ajuda dispensada.

CUmprimentos
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: legalidade de formação a colegas de trabalho 12 anos 1 mês atrás #13516

  • ALC
  • Avatar de ALC
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 113
  • Obrigado recebido 2
  • Carma: 7
Nuno,

Não lhe sei dizer qual a base legal que lhe permite dar formação a colegas seus mas é possível. Por exemplo, há uns meses tive dois colegas que tiveram formação em quadros interativos que nos deram formação sobre a utilização e rentabilização dos mesmos. Aguns dos colegas que recebram formação são mestres e os formadores eram licenciados.

Para dar formação não é necessário termos grau académico superior, somente dominar um assunto sobre o qual os formandos desconhecem. Neste caso, julgo que nem fundamentação legal existe para tal. Se a direção assim o entender o o Nuno estiver na disposição de receber e posteriormente dar formação, não vejo qual o impedimento.

O formador do tal equipamento, é um técnico que pode nem sequer ser licenciado. Não me parece que o grau académico seja requisito imprescindível para se dar formação...

Espero ter ajudado!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: 12 anos 1 mês atrás #13517

  • private guides in Russia
  • Avatar de private guides in Russia
Mas eu quero dizer que este www.forma-te.com e extremamente util, Obrigado por dedicar seu tempo a escrever este.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: legalidade de formação a colegas de trabalho 12 anos 1 mês atrás #13518

carissímo ALC, obrigado pela ajuda e pela informação disponibilizada. Estou de facto interessado em poder dar formação no entanto pedi ajuda para perceber se tería de haver suporte legal para esse efeito pois como deve imaginar, irá haver por parte de alguns colegas de trabalho a nítida "inveja" de não serem eles a fazê-lo..... e a criação de problemas relativamente à mesma e por isso procurei na net algo que me pudesse defender. Sendo assim obrigado pelas dicas.

cumps
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: legalidade de formação a colegas de trabalho 12 anos 1 mês atrás #13530

  • ALC
  • Avatar de ALC
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 113
  • Obrigado recebido 2
  • Carma: 7
Nuno,

Digo-lhe mais! Esse procedimento é tão legal que por exemplo uma gerente de loja do grupo inditex dá formação às colaboradoras subalternas sobre tecidos e outros assuntos do quais percebe tanto como de alimentação de gado. Para uma empresa dessa dimensão o fazer, certamente não haverá ilegalidade.

Quanto aos seus colegas, ignore, até porque se fossem espertos, ficavam contentes por não terem o trabalho de preparar toda a documentação inerentes ao dossier de formação.

Quanto à base legal, não sei se vem especificado no código de trabalho, em algum artigo que define a obrigatoriedade das empresas darem X horas de formação anual aos seus colaboradores. Se não disser nada, é porque a lei é omissa e portanto se não for legal, também não é ilegal .

Boa sorte!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: legalidade de formação a colegas de trabalho 12 anos 1 mês atrás #13541

Ok, obrigado pela disponibilidade e informação prestadas. De facto, a formação vai avançar....e seja o que Deus quiser:)

Cumprimentos.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para criar a página: 0.040 segundos