Estatísticas da Formação e Ensino Profissional

monitor-2017-news

Qualquer sistema necessita de uma fonte coerente e centralizada de informações estatísticas que traduzam toda a sua atividade e os seus resultados. No que diz respeito ao sistema de formação e ensino profissional, além de dispersa, a informação estatística fornecida deixa muitos elementos, modalidades e intervenientes de fora dos dados estatísticos. Apresentamos neste artigo algumas das fontes estatísticas que fornecem alguns indicadores relevantes no âmbito da formação e ensino profissional:

* Eurostat: estatísticas sobre educação e formação dos membros da União Europeia

* Relatório de Execução Física e Financeira; Síntese da Execução dos Programas e Medidas de Emprego e Formação Profissional (até 2012). Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)

Relatório Anual de Formação Contínua (disponível 2015); Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP/MTSSS)

Monitor da Educação e da Formação. É uma publicação anual sobre a evolução dos sistemas de educação e formação em toda a Europa.

* Estado da Educação, Conselho Nacional de Educação, inclui dados do ensino profissional.

* A DGEEC disponibiliza informação estatística oficial na área da educação, da ciência e tecnologia e da sociedade da informação.

               * Estatísticas da Educação 2015/2016 - Adultos

               * Educação em Números - Portugal 2017

Educação e formação de adultos em Portugal: retrato estatístico de uma década; Inquérito à educação e formação de adultos; INE, 2017.

* Consulta de entidades formadoras certificadas ao abrigo de legislação setorial

* Consulta de entidades formadoras certificadas pela DGERT

* Boletins Informativos dos Fundos da União Europeia. Portugal 2020