Certificado de Competências Pedagógicas de Especialização (CCPE)

referencial1

 

Depois das ações-piloto em 2014 e na sequência das sessões públicas de apresentação dos referenciais de formação pedagógica contínua de formadores de especialização, decorridas nos passados meses de junho e julho, em Lisboa e no Porto, o Centro Nacional de Qualificação de Formadores disponibilizou os seguintes referenciais:

Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores - Formador de Formadores

Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores - Formador Consultor

Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores – Gestor/Coordenador de Formação

Referencial de Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-Formador)

. A formação pedagógica de formadores constitui uma das apostas estratégicas do IEFP na medida em que visa dotar estes profissionais de competências fundamentais para o exercício destas funções e, desse modo, contribuir para elevar os padrões de qualidade da formação profissional. Tendo presente esta necessidade, o CNQF (Centro Nacional de Qualificação de Formadores), com o contributo de especialistas, desenvolveu um conjunto de novos referenciais de formação contínua de especialização (Formador Consultor, Formador de Formadores e Gestor/Coordenador da Formação), adequados aos diferentes contextos de intervenção do formador, que conferirá a possibilidade de acesso a um Certificado de Competências Pedagógicas de Especialização (CCPE).

 

---------------------------------

Artigo de 20-02-2015

O que é Certificado de Competências Pedagógicas de Especialização? Como se pode aceder ao CCPE? O que são cursos de formação pedagógica contínua de especialização? Já existe oferta de Formação pedagógica contínua de formadores? 

Estas e outras questões relacionadas com o CCPE são analisadas num pequeno vídeo:

 https://youtu.be/o0Sj-wVTrbM?list=PLgeChMKX_s3cjKRzodR2J495eSZlbkO_v

 

O Certificado de Competências Pedagógicas de Especialização (CCPE) corresponde à certificação de competências de especialização em função dos diferentes contextos de intervenção em que o formador desenvolve a sua atividade.
A candidatura ao CCPE é de natureza voluntária, podendo ser efetuada nos seguintes perfis de especialização:
• Formador de formadores
• Formador consultor
• Gestor/ coordenador da formação