Medição de um momento magnético

Princípio da medição:
Método de medida:

Um íman colocado num campo magnético uniforme, B, é submetido a uma força Γ = M.B.senθ, onde M é o momento magnético do íman e θ é o ângulo entre M e B.
O íman é colocado em equilíbrio num suporte, suspenso por um fio sem torção, no centro de duas bobinas de Helmoltz. Estes criam um campo de indução B que pode ser calculado em função da geometria das bobinas e da intensidade que as atravessa.
Se se retirar o íman da sua posição de equilíbrio, este fica então submetido a uma força Γ = M.B. senθ.
Se I é o momento de inércia do íman no seu apoio e se se negligenciar o atrito, a equação diferencial do movimento é:

I.d2θ/dt2 + M.B. senθ = 0
Se o ângulo θ é pequeno, obtém-se um oscilador harmónico cujo período de oscilação é:

T1 = 2.π(I / M.B)½
Se I e B são conhecidos, a simples medida do período de oscilação permite determinar o valor de M.
NOTA: Se o fio de suspensão possui uma constante de torção C e se a direcção da barra em repouso faz um ângulo α com B, mostra-se que o período de pequenas oscilações é:
T = 2.π.(I / (M.B. cosα +C))½

Medição do momento de inércia:
Se a forma geométrica do íman é simples, pode calcular-se o seu momento de inércia. Por exemplo, para um paralelipípedo homogénio, de massa m, comprimento a, comprimento b e altura c, suspenso por um eixo Oz, que passa pelo seu centro de gravidade, temos: I Oz = m(a2 + b2)/12. Mas, este cálculo não leva em conta o gancho de suspensão.
É possível suspender o sistema por um fio de torção de constante C, obtendo-se um pêndulo de torção cujo período de oscilação é:
T2 = 2.π.(I / C)½.


O applet:
Os botões de opção permitem medir os períodos T2 (momento de inércia) e T1 (momento magnético).
Um clique no botão [Iniciar] volta ao zero e inicia o cronómetro, um clique no botão [Parar] pára o cronómetro.
Note que as bobinas de Helmoltz não estão representadas à escala. Estas devem ser bem maiores do que o íman para originar um campo magnético uniforme ao nível do íman.
É necessária uma corrente tal que o campo de indução B criado ao nível das bobinas seja igual a 10-3 T.
A constante de torção do fio utilizada para a medição do momento de inércia é C = 4.05.10-4 N.m.Rd-1.
Para cada configuração, meça a duração de 20 períodos de oscilação e deduza T1 e T2 e, posteriormente, os valores I e de M.
Para um íman, define-se a sua densidade de magnetização que é o quociente de M pelo volume do íman. Tipicamente para os ímanes de ferro e de ferro-cobalto, J é da ordem de 105 a 106 A/m.
Íman utilizado: a = 10cm, b = 1cm, c = 0,5 cm, m = 38 g. Verifique que M é próximo de 0,3 (em unidades MKSA)


Simulation Numérique de Jean-Jacques ROUSSEAU
Faculté des Sciences exactes et naturelles
Université du Maine - Le Mans

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Manuel Silva Pinto e Alexandra Coelho em Março de 2011