Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Ajuda - disciplna de OTET do curso prof turismo

Ajuda - disciplna de OTET do curso prof turismo 15 anos 5 dias atrás #4352

  • Alexis29
  • Avatar de Alexis29
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Boa noite,

Estou a dar pela primeira vez formação no curso profissional de técnico de turismo, com a agravante de estar neste momento a substituir um formador que deixou a escola.

Ou seja, fui apanhada de surpresa e estou um bocadinho à nora, pois não esta a ser facil arranjar material para diferentes materias, que são:

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DAS UNIDADES DE ACOLHIMENTO

Atendimento e Informação em Empreendimentos Turísticos

Operações Técnicas de Serviços de Recepção em Alojamento Turístico

Com a agravante de a disciplina de TCAT abordar estes temas e os alunos ja terem tido todos os modulo desta disciplina (logo no primeiro ano). A disciplina de OTET foi deixada para o 2º e 3º ano.Não entendo estas divisões, mas enfim.


ALguem pode ajudar-me?

Fico eternamente grata


Muito obrigada

Alexia
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Ajuda - disciplna de OTET do curso prof turismo 14 anos 11 meses atrás #4449

  • ALC
  • Avatar de ALC
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 113
  • Obrigado recebido 2
  • Carma: 7
Boa tarde,

Também estou a dar OTET ao 11ºano de Turismo e já dei esses módulos.

Relativamente ao módulo 5 "Estrutura e organização das unidades de acolhimento" dei os tipos de alojamento que podem existir segundo a "nova" legislação e a estrutura organizacional de um empreendimento turístico (os vários departamentos,secções e sub-secções que podem existir numa unidade de alojamento, qual a função/importância de cada um). Ainda neste módulo os alunos fizeram um trabalho de grupo sobre uma unidade de alojamento do concelho. Nesse trabalho tinham de fazer recolha de informação da unidade que escolheram e realizar uma entrevista ao chefe de recepção ou alguém superior... A entrevista foi preparada nas aulas por razões óbvias.

Quanto ao módulo 6 "Atendimento e Informação em Empreendimentos Turísticos" explorei as secções da recepção (front-office, back-office e portaria), qual o tipo de actvidades que aqui são desempenhadas, as formas de comunicação existentes, como redigir e identificar documentos necessários na recepção e toquei no tema de protocolo e cortesia (dei o conceito e a diferença entre eles), os serviços que podem existir numa unidade de alojamento (os alunos pesquisaram na internet indo aos sites de algumas unidades) e por fim dei alguns locais de interesse da região e serviços prestados extra-unidade de alojamento.

No que diz respeito a estes módulos é inevitável os conteúdos de OTET e TCAT "tocarem-se". Na minha opinião o melhor a fazer é falar com a pessoa que estiver a dar TCAT ou tiver dado a disciplina para repetir o menos possível. Eu fiz isso mas mesmo assim sei que houve assuntos que foram repetidos. Não há nada a fazer quanto a isso...

No módulo 4 "Operações Técnicas de Serviços de Recepção em Alojamento Turístico" estou a dar conceitos básicos relacionados com a hotelaria e vou usar esses conceitos como fio condutor.

Espero ter ajudado...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Ajuda - disciplna de OTET do curso prof turismo 14 anos 11 meses atrás #4532

  • Alexis29
  • Avatar de Alexis29
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
muito obrigada
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Ajuda - disciplna de OTET do curso prof turismo 14 anos 11 meses atrás #4645

  • soniaicvieira
  • Avatar de soniaicvieira
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 5
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 1
Boa noite,

Se ainda necessitar do material, envie-me o seu e mail e terei todo o gosto em dar uma ajuda pois possuo "todo" o material necessário para essa disciplina.



Cumprimentos,
Sónia Vieira
Última Edição: 14 anos 6 meses atrás por soniaicvieira.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Acronicalitos

Re: Ajuda - disciplna de OTET do curso prof turismo 14 anos 11 meses atrás #4688

  • MinaG
  • Avatar de MinaG
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 0
Olá!

Também estou a leccionar pela 1ª vez a disciplina de OTET... assim como TIAT e TCAT simultaneamente!

Não tem sido fácil devido à escassez de material! Acabo por recorrer aos meus apontamentos de universidade...

Em relação ao Mód.4 este pressupõe a existência do Galileo nas escolas...Algum dos colegas teve essa sorte? Eu não...

Acabei por analisar todos os SGD na aulas e indicar um trabalho de grupo sobre a evolução histórica dos mesmos e analise de um a titulo de exemplo...

É bom finalmente ter com quem conversar!
Beijinhos!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Ajuda - disciplna de OTET do curso prof turismo 14 anos 7 meses atrás #6176

Se alguem me pudesse enviar a materia referente ao modulo 5 da materia de OTET ficaria muito grato . tiaguinho.magalhaes@hotmail.com


Cumprimentos,
Tiago Magalhães
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.101 segundos